Síndrome de Arnold

Síndrome de Arnold é uma doença bastante rara, uma síndrome genética que se dá através de malformação congênita no sistema nervoso central, mas especificamente no que se chama de fossa posterior na base cerebral. Tal malformação apresenta grandes variações de sintomas e sinais, sendo que os principais são a alteração de estruturas no tronco cerebral, por vezes com acompanhamento de hidrocefalia. Em sua apresentação mais grave, esta patologia apresenta herniação na porção baixa no cerebelo e também no tronco cerebral por meio de forame magno, sendo que em alguns locais do cérebro alcança um canal da medula espinhal comprimindo-o. A confirmação do diagnóstico se dá através de ressonância magnética nuclear sendo que o tratamento é possível através de descompressão no canal medular.

Os Tipos

A literatura voltada a neurologia faz uso do termo malformação por Arnold-Chiari para designar todo tipo de herniação da amígdala cerebral por forame magno, basicamente os tipos dividem-se em quatro. A malformação do tipo I é de difícil diagnóstico, na maioria dos casos só se descobre a sua existência já na fase adulta da vida, ainda que os sintomas possam começar a surgir ainda na fase da adolescência, sendo que os sintomas são fortes dores de cabeça, ou seja, cefaléia, dores cervicais recorrentes e espasticidade, que consiste na contração persistente e involuntária de um músculo que progridem a partir das extremidades inferiores.

Chiari

Tipo II

Já o tipo II tem a malformação cerebral associada a mielomeningocele, neste caso cerca de 10% dos sintomas já surgem no período de latência, sendo o principal sintoma ruído respiratório agudo e apnéia que consiste na ausência ou suspensão temporária da respiração. As dificuldades no diagnóstico são agravantes, pois os sintomas se apresentam de formas bastante variadas e de maneira particular em cada um dos pacientes. Muitas vezes esta síndrome genética tem diversos sintomas que se apresentam também em quadros de outras doenças mais corriqueiras como a depressão, por exemplo.

Síndrome de Arnold

Síndromes

De maneira geral as síndromes genéticas são doenças muito raras e por isso mesmo elas são de diagnóstico não muito simples, pois os sintomas costumas ser múltiplos e se apresentar de diversas formas em cada paciente, embora tenham algumas características específicas, como no caso da síndrome de Down, entre outras. Entende-se por síndrome um determinado conjunto de sintomas e sinais que caracterizam a doença. Mas nem todas as síndromes, a exemplo da síndrome de Down, possuem características especificas visíveis, portanto, para que haja um diagnóstico correto, além de exames complementares e consultas é importante que exista uma pesquisa de caso cuidadosa por parte dos profissionais da área saúde. Só depois será possível indicar um tratamento adequado ao caso. As síndromes costumam receber o nome do pesquisador, cientista, estudioso que fez descobertas relevantes sobre determinada doença.

21 comentários

  1. meu filho (14 anos) nasceu com mielomeningocele e apresentou sintomas da sindrome arnold chiari 2, fez uma cirurgia na região sacral para coluna ancorada e faz dez dias que teve alta do hospital,mas perdeu parte dos movimentos dos braços ,é comum acontecer isso? ele pode recuperar esses movimentos?

  2. OI eu 32 anos e tenho tipo 2, é horrivel tennho lutado todos os dias ontra ela, nao tem remedio, o melhor tratamento no caso de seu filho é fisioterapia, uma vez que ele ja fez a cirurgia, eu fiz a minha em 2001 ja estive pior, hoje tenhouma academia na minha casa para lutar contra ela, trabalho com rh e faço faculdade.
    seu filho tem muita chancer por ser novo, más nao perca tempo.
    judivan cardoso gestor de pessoas recursos humanos.

  3. minha irmã esta grvida e descobriu que o bb esta com esta doença eu queria saber mais sobre esta sindromi por favor me ajuda

  4. Oi, eu tenho 33 anos e fui diagnosticado com chiare tipo I a 3 meses. Vou fazer a cirurgia daqui a 5 dias e estou muito preocupado. Gostaria de saber sobre o pós-operatório, da recuperação. Por favor se alguém puder me esclarecer essa dúvida eu agradeço.

  5. Eu gostaria de saber qual é a causa desta doença arnold-chiari,e como preveni-lá.

  6. oi meu nome e pri a nove meses que descobrimos que o meu filho tem arnold tipo1 foi muito dificil encarar uma doença a qual a gente nunca tinha ouvido falar,o meu filho ficou enternado dois meses fez a cirurgia na cabeça depois da cirurgia eu achei que o meu filho nao fosse mais retomar a vida dele porque foi barra ele so tinha doze anos mais graças a deus ele voltou a estudar faz tratamento tres vezes na semana e a recuperaçao dele esta otima por mais que no começo seje dificil porque e mais deus nao se esqueçe de nos ele nos ampara nos momentos mais dificeis de nossas vidas essa doença e a maformaçao congenita do cerebelo nao tem como previni-lá .

  7. oi meu nome eluciene em 2010 fzs a cirugia na cabeça tenho chiare estou melhor mas tenho muito desiquilibrio nao consigo andar a noite a noticia boa é que não vou ficar na cadeira de rodas como foi dito se eu não fizessi a cirugia tenho 42anos etenho fé em Deus que vou conseguir sinto muitas dores constantemente enão consigo trabalho as pessos tem preconceito mas pesso todo instante a Deus que tudo vai dar certo força para todos nós agora sei que não estou sosinha um grande abraço para todos vocês e muita fé

  8. oi meu nome é suzana ,descobrir essa semana que meu filho é portador dessa malformação de chiari tipo 1 ,quero saber se demora muito tempo até os medicos decidirem fazer a cirurgia,se puderem me responder eu agradeço,pois o sofrimento aqui esta grande.estão sei saber ainda o que fazer .

  9. oi meu nome é suzana ,descobrir essa semana que meu filho é portador dessa malformação de chiari tipo 1 ,quero saber se demora muito tempo até os medicos decidirem fazer a cirurgia,se puderem me responder eu agradeço,pois o sofrimento aqui esta grande.estão sei saber ainda o que fazer .meajudem por favor.

  10. Olá,tenho a malformação de arnold chiari I, fui submetida à cirurgia há 11 anos. Após a cirurgia e com muita fisioterapia minha vida voltou ao normal,apesar das dores na cabeça e na coluna cervical que volta vez ou outra, principalmente se passo por situações estressantes. Porém há uma semana a maioria dos sintomas voltaram. Consultei o meu neurologista e fiz uma nova Ressonância Magnética que levarei para aalise do neurologista amanhã (28/03/2013). Estou preocupada. Será que esta doença volta? Ou pode evoluir para outras coisas?

  11. boa tarde gostaria de saber se uma pessoa com mais de 70 anos pode fazer a cirurgia de descompressao?

  12. Oie, descobri a alguns dias que meu filho de 3 anos tem a Sindrome de Chiari 1, estamos muito preocupados com a possibilidade de uma cirurgia, agora estamos na expectativa do que os médicos dirão a respeito. Que Deus nos ajude e nos mostre a melhor solução, pois o q tenho lido a cirurgia não é 100 %.

  13. Boa tarde eu me chamo Rubens descobri que eu tenho essa doença em 2005 devido um acidente no trabalho não foi facil mas estamos ai estou me tratando vou fazer um novo exame dia 19/09/13 pois sei que vou precisar fazer a cirurgia cinto muitas dores, perda de força meu medico ja me avisou do risco que eu tenho se não fazer a cirurgia não esta sendo facil pois tenho tres filhos maravilhos Bruno ,Camila e Gabriela e por isso que tenho medo da cirurgia de ficar com sequelas não quero dar trabalho para minha familia. Hoje tenho 32 anos busco muito a Deus por isso pois são duas proteses que vão colocar na minha cabeça mas não vai voltar totalmente a minha força dos braços e pernas e tambem penço em ficar encostado no inss ja fui cortado varias vezes .COMO DEVO AGIR NESSA SITUAÇÃO . DEUS ABENÇOE A TODOS

  14. Também quero obter uma resposta. Minha filha tem 28 anos e sofre muito com essa doença, ultimamente passou a sofrer muita dor de cabeça, vômitos, tonturas, ta dormindo acorda com enjoada, as vezes como se estivesse engasgando, é muita tensão, até para se alimentar é muita dificuldade e muitos outros sintomas.
    Agradeço qualquer ajuda.

  15. ola a minha filha com 17 anos foi-lhe diagnosticado malformação de chiari 1.5 depois de uma fase muito de muita dor e parelezia dos membros foi operada em 20-8-13 correu tudo muito bem com a graça de deus e o profissionalismo dos médicos que a trataram (a quem eu deixo um eterno agradecimento) hoje ela regressou a escola faz praticamente tudo e não tem dores
    depois de tanta dor e ansiedade agradeço a deus o desfecho

  16. amados amigos tou muito preocupada com minha filha de 9 anos ta com esta doenças chiari tipo 1 ela vai fazer, a cirugia eu tenho medo da cirugia em si recuperaçao depois da cirugia sara de vez como é os tratamento poz cirugico esta cirugia é de risco
    como é a recuperaçao do paciente… v

  17. Tenho chiara tipoI,vou passar pela cirurgia e gostaria de saber com qual sequelas poderei ficar e se serao permanentes ou passageiras. Ficarei livre da dor de cabeca e da pressao?

  18. oi amados minha filha fez a cirugia dia 04 12 2013 hoje tem 14 dias ficou na uti 4 dias e no quarto mais 4 ja esta em casa se recupernado ao sei como vai ser daqui pra frente , tenho medos duvidas mas a cirugia foi um sucesso, ainda nao ta andando , deve ser por causa do colar ela vai usar por tres mes se alguem fez esta cirugia me add no face grasiele vaz , me ajude ou se querer saber sobre detalhes da cirugia estou aqui pra ajudar a minha filha tem 10 anos passou o niver dela dentro do hospital ganho o maior presente a vida ,,,, amados queria saber mais desta doença se é doença se tem cura depois da cirugia,,, ,, ficam na paz do senhor se vc tem este sidrome de chiari e ainda nao fez a cirugia tenha fé se acalme DEUS ESTA COM VC ,

  19. FIZ A CIRURGIA A 1 MÊS E AINDA ESTOU TENDO MUITA DOR NAS COSTAS COLOQUEI UMA PROTESE NO CEREBRO ,MAIS O MAIS TRISTE É QUE MINHA VOZ FOI MUITA AFETADA …MAIS CORREU TUDO BEM QUEM VAI OPERAR DEVE SEGUIR COM FÉ EM DEUS…

  20. oi sou sueli e a 3mes atravês de uma ressônãncia ddescobri que tinha síndrome n 2 tive que faser um cirurgia ,dia 3 de abril vai faser 2 mêses que eu operei estou bem , ja tirei os pontos estou me recuperando não fiquei com nenhuma sequela ,o que estou esperando é pra começar faser fisio pra voltar a virar o pescoço normal de novo eu só sinto a cabeça pesada .graças a Deus td deu certo e com a graça de Jesus estou bem e que vai passar por essa cirurgia confia em Deus e tenha muita FÉ que ele esta com td nós amém.

  21. boa tarde…tenho 42 anos e acabo de saber que tenho a maformaçao de chiari 1,,,,
    venho sofrendo com estes sintomas a 1 ano….
    meu caso é cirurgico,e estou com muito medo….não posso dar risadas,tossir,nem chorar….pois a dor é muito grande….sou estetecista,casada,tenho 3 filhos,estou a 4 meses sem trabalhar….eu preciso escolher entre operar intestino com fissuras,ou a cabeça primeiro…que dilema….
    já tive cancêr de utero e colon de útero a 14 anos atras,ja fiz 8 cirurgias contando com as cesáreas…..
    mas confesso que estou com muito medo…..tenho fé em Deus….amo a vida!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>