Síndrome de Fadiga Crônica

É uma doença caracterizada por fadiga prolongada e múltiplos sintomas inespecíficos, como dores de cabeça, dores de garganta, dores musculares e articulares, falta de memória e dificuldades de concentração. A fadiga profunda, a marca da doença, pode surgir subitamente ou gradualmente e persiste ou se repete durante todo o período. Ao contrário de outras deficiências de curto prazo, como a gripe, os sintomas duram pelo menos seis meses e, muitas vezes por anos. A causa permanece desconhecida.

Síndrome de Fadiga Crônica

Síndrome de Fadiga Crônica

O paciente típico que procura atendimento médico para a síndrome é a mulher branca eentre 20 a 40 anos. No entanto, qualquer pessoa em qualquer idade – homem ou mulher – pode desenvolver a síndrome da fadiga crônica, apesar de casos notificados em crianças menores de 12 anos são muito raras. A doença foi denominada síndrome da fadiga crônica, pois reflete o sintoma mais comum como a fadiga persistente. Quando o Grupo Internacional de Estudo declarou a definição de síndrome da fadiga crônica, em 1994, decidiu manter este nome até que uma causa específica para a doença seja descoberta. (Hoje, síndrome de fadiga crónica também é conhecido como encefalomielite miálgica, síndrome de fadiga pós-viral, síndrome de fadiga crônica e disfunção imune.) Não existem dados publicados para indicar se a doença é contagiosa, se pode ser transmitida através do contato íntimo ou ocasional ou por transfusão de sangue, ou que as pessoas com síndrome de fadiga crônica precisem ser isoladas de qualquer forma.

Síndrome de Fadiga Crônica

Síndrome de Fadiga Crônica

Os sintomas da Síndrome Geralmente começa abruptamente, mas às vezes o início é gradual. Em cerca de um terço dos casos, o aparecimento súbito segue uma infecção respiratória, gastrointestinal ou ainda com sintomas gripais, incluindo mononucleose. Outros casos se desenvolvem após traumas emocionais ou físicos, como luto ou uma cirurgia. Além de uma fadiga debilitante, que não é aliviada pelo repouso, os sintomas comuns da síndrome da fadiga crônica incluem: – Intensas dores de cabeça – Memória reduzida ou dificuldade de concentração – Dores de garganta – Linfonodos – Desconforto ou dor muscular – Dores articulares sem inchaço ou vermelhidão conjunta – Sono irregular A gravidade dos sintomas da síndrome de fadiga varia amplamente entre os indivíduos.

Síndrome de Fadiga Crônica

Síndrome de Fadiga Crônica

Algumas pacientes também relatam sintomas leves a moderados de ansiedade ou depressão. No entanto, é importante notar que 60 por cento dos pacientes com síndrome de fadiga crônica não tem depressão ou outra doença psiquiátrica. Alguns estudos descobriram que as alergias são significativamente mais comuns nesses pacientes do que na população geral. Muitos pacientes têm uma história de alergia anos antes do início da síndrome. Às vezes, os pacientes relatam piora dos sintomas alérgicos ou o aparecimento de novas alergias, após caírem doentes com síndrome de fadiga crônica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *