Síndrome Sweet

O que é Síndrome?

Certamente já ouvimos falar muito em vários tipos de síndromes que afetam diariamente a população e temos conhecimento demasiado de pessoas que possuem algum tipo de síndrome. As síndromes são as mais variadas e possuem características típicas em cada tipo. As síndromes são doenças caracterizadas pelo aparecimento de vários sintomas de origem desconhecida ou que estejam em estudo e, na maioria das vezes o nome atribuído a síndrome é o do cientista que a descobriu, ou então o próprio cientista que a descobriu lhe atribui um nome.

É possível que existam muitas síndromes que nem façamos ideia que existam, devido aos inúmeros diagnósticos que sempre surgem e as inúmeras descobertas da ciência.

A Síndrome Sweet

Um desses exemplos é a Síndrome Sweet que com certeza é desconhecida de muitas pessoas. Porém, seus sintomas não são tão complexos quanto ao seu conhecimento. A Síndrome Sweet foi descoberta pelo cientista Douglas Robert Sweet em 1964 (mil novecentos e sessenta e quatro), que a descreveu como uma febre e leucocitose. Essa síndrome é uma doença rara de pele de causa desconhecida e que se manifesta através de uma erupção aguda constituindo placas irregulares altas que são acompanhadas de vermelhidão e podem causar dores e sensibilidade nos locais em que se manifesta.

As lesões causadas por essa síndrome aumentam consideravelmente no decorrer dos dias e das semanas. Quando a síndrome desaparece, o que pode acontecer dentro de algumas semanas ou meses, não costuma deixar cicatrizes. Na maioria dos diagnósticos a síndrome está associada a algum tipo de câncer, como câncer de mama ou leucemia e se manifesta em ambos os sexos e em idades variadas, porém a incidência é maior em mulheres. Para que seja comprovado o diagnóstico da Síndrome Sweet, a biopsia da pele é imprescindível para que se possa confirmar a incidência da doença.

Os Tratamentos

Por ser uma doença de causa desconhecida, não são muitos os tratamentos existentes para cura da síndrome. Antibióticos não causam nenhum efeito de melhora para pacientes com a Síndrome Sweet. O uso de corticóides por via oral é prescrito e costuma reagir positivamente contra as lesões. Porém, o uso de corticóides é contra-indicado para alguns pacientes e, sendo assim é aconselhado o uso de iodeto de potássio ou colchicina, que costumam apresentar um resultado satisfatório. Alguns pacientes ainda apresentam melhoras sem a ingestão de nenhum medicamento, no qual a doença desaparece espontaneamente.

O uso de pomadas a base de clobetasol também é uma outra solução que minimiza os efeitos causados na pele devido à doença. A Síndrome Sweet quando não tratada costuma durar por semanas e até meses. Pode voltar a aparecer depois de tratada ou do desaparecimento espontâneo em intervalos consideráveis.

Por: Renata Reis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tenho sindrome de sweet, foi feito biopsia, todos os exames de sangue e outro e a minha é proveniente de remedios. não tenho cancer.atuamente evito tomar qualquer tipo de remedio, paracetamol é o unico que tomo, porem continuo tendo as erupções e só fico boa quando tomo corticoide, predsin 20m, hoje sou escrava do corticoide. a pergunta é:
    1 -a sindrome de sweet pode aumentar no periodo mestrual?
    2- existe outros produtos ,perfumes….., que podem desencandiar a sindome de sweet?
    no aguardo de uma ajuda!!
    obrigada,
    patricia sanford barreira
    fort-ce
    85.3223.1307/3261.6994

    patricia 12 de Fevereiro de 2011 15:24
  • Oi Tb tenho sindrome de sweet, descobrir mais ou menos a 4 anos , ja fiz vários tratamentos.O que estou me dando bem é deflazacot com ele não me apareceu mais lesões.
    Espero que um dia descubram a cura dessa doença.

    Simone 31 de Janeiro de 2012 20:49
  • Meu primo tem leocemia ,depois de quimo ele começou a aparaece bolhas semenhante a sindrome de sweet, mais cosar muito o que podemos fazer

    jaciara santan 24 de julho de 2012 20:49
  • Eu tenho essa doença desde meus 15 anos de idade, hoje estou com 34 anos. Gostaria de saber se essa doença tem cura? Aparece toda vez antes de menstruar uma semana ou 15 dias antes, assim que chega a menstruação essa doença some. Eu engravidei ela apareceu até o 2º mês de gestação depois sumiu. Quando eu ganhei neném no 3º mês apareceu de novo só que dessa vez apareceu muito quase a minha canela toda mal conseguia ficar em pé e eu não podia tomar o corticoide (só sara com esse remédio)porque estou amamentando. Gostaria de saber porque essa doença aparece, o que não pode comer se é alguma comida que causa, será que vocês poderiam me esclarecer essas duvidas fico no aguardo. Obrigada.

    Andreia Cantidio Duarte 26 de Março de 2013 18:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *