Tendinite de Calcêneo: O Que É e Como Tratar

A tendinite de calcêneo é uma irritação e inflamação do tendão localizada na parte de trás do tornozelo, no pé. Esta é considerada uma lesão comum, que tende a ocorrer em atletas como jogadores de futebol, corredores e ciclistas. O uso excessivo do tendão de aquiles pode causar inflamação que leva à dor e inchaço e muitos atletas sentem isso durante uma competição.

A tendinite de calcêneo, que também recebe o apelido de tendinite de Aquiles, é uma lesão comum em corredores e outros atletas que correm, muitas vezes, durante a prática desportiva. O tendão de Aquiles é o maior e mais vulnerável do corpo. Ele se junta à panturrilha e aos músculos do solo e calcanhar do pé. Tendões são fortes, mas não é muito flexíveis e por isso chegam ao desgaste ou ruptura.

Conheça Mais

Conheça Mais

Causas da Tendinite de Calcêneo 

As causas mais comuns da tendinite de calcêneo são falta de flexibilidade e problemas na calcificação dos ossos. Outros fatores associados a esta doença são as recentes mudanças nos sapatos para os não apropriados para esportes e aumento da carga do treinamento físico de forma súbida, sem uma evolução na rotina.

Muitas vezes corredores de longa distância (profissionais ou não) vão sentir os sintomas da doença após aumentar sua quilometragem ou aumentando a quantidade de subidas no treinamento que estão fazendo. Para evitar basta fazer um plano de treino com aumento gradual da rotina de forma a manter o ritmo, mas sem exageros. A moderação é sempre importante para preservar a saúde do corpo.

Pessoas de idade avançada tornam-se menos flexível, mais rígida e mais suscetível a lesões. Portanto, com os atletas de meia-idade, há maiores chances de surgir a tendinite. Os jovens que não seguirem um aumento de treino gradual vão apresentar dores e problemas tão intenso quanto os mais velhos.

Entenda As Causas

Entenda As Causas

Este problema pode surgir gradualmente ou subitamente. Os sintomas agudos são difíceis de ignorar e incluem dores na parte de trás do tornozelo e logo acima do calcanhar e surgem rapidamente ao longo de alguns dias quando o problema começa, mas tão intensa que algumas pessoas nem se quer conseguem andar até a dor aliviar. A dor aumenta durante o exercício físico. Muitas vezes há um ponto fixo de dor que aumenta quando se toca ou pressiona que pode parar de doer quando se toma um medicamento, mas irá voltar assim que o remédio parar de fazer efeito.

Existe outra manifestação desta doença que é chamada de tendinite de calcêneo crônica. Esta muitas vezes resulta de um ataque de tendinite aguda que não foi curada corretamente. Em alguns casos, as tendinites aparecem lentamente e gradualmente vão piorando o seu quadro ao longo de semanas ou meses. Este tipo de dor é pior pela manhã ao acordar e ajuda a aliviar quando se faz um alongamento simples, apenas para colocar o músculo da região em movimento. A condição crônica pode realmente causar pequenas cicatrizes no tendão. Se for passada a ponta dos dedos sobre o calcanhar é possível sentir pequenos caroços e inchaços, mas nada alarmante que mude a estética dos pés.

Sintomas da Tendinite de Calcêneo 

A principal queixa associada a tendinite de calcêneo é a dor atrás do calcanhar. A dor geralmente é mais forte em uma área de cerca de quatro centímetros acima do calcanhar. Neste local, o fornecimento de sangue para o tendão torna esta área particularmente suscetível ao problema.

Pacientes com tendinite de calcêneo normalmente sentem dores mais fortes após períodos de inatividade, sem fazer exercícios. Em casa, por um longo tempo, os doentes tendem a sentir dor após uma caminhada no início da manhã e ao levantar-se depois de estarem sentados por longos períodos de tempo.  Os pacientes também sentem dor ao participar de atividades como correr ou pular. A tendinite de calcêneo apresenta ainda uma dor associada com o exercício com salto ou que envolve força para empurrar e elevações como subir uma ladeira.

http://www.youtube.com/watch?v=ZemIpwBKJ60

Exames Para a Tendinite de Calcêneo

Os raios X apresentam na maior parte das vezes o resultado de avaliação normal em pacientes com tendinite de calcêneo, mas são realizados para avaliar a presença de outros problemas nos ossos desta região do corpo. Ocasionalmente, uma ressonância magnética é necessária para avaliar um paciente mais profundamente em seu tendão e seu estado. Se há a intensão de tratamento cirúrgico, uma ressonância magnética pode ser útil para a avaliação pré-operatória e planejamento do procedimento.

Tratamento da Tendinite de Calcêneo

O melhor tratamento para a tendinite de calcêneo é a prevenção. O alongamento do tendão antes do exercício é crucial. Esta medida irá ajudar a manter a flexibilidade da articulação do tornozelo. Problemas com a mecânica do pé também podem ser tratados com dispositivos inseridos nos sapatos. Produtos como suportes de calcanhar personalizados podem ser utilizados para corrigir anomalias e ajudar a prevenir lesões do tendão.

O tratamento da tendinite de calcêneo começa com descanso do tendão para permitir que a inflamação pare de evoluir. Em situações mais graves, o repouso adequado pode exigir muletas ou a imobilização do tornozelo.

Em pacientes que apresentam sintomas mais significativos ou dores mais fortes, um período de imobilização pode ajudar com o uso de uma bota removível, ou às vezes até mesmo, um gesso pode permitir que o tecido inflamado retroceda rapidamente. A duração do tempo de imobilização deve ser limitada para evitar a rigidez ou atrofia muscular.

O uso de gelo na zona inflamada pode ajudar a estimular o fluxo sanguíneo para a área e aliviar a dor. O doente pode aplicar gelo depois do exercício, bem como várias outras vezes ao longo do dia.

Para os casos mais graves, o recomendado é a fisioterapia, que consiste em exercícios de alongamento e fortalecimento específicos. Tais exercícios são a forma de tratamento mais útil para este problema. Eles irão garantir a flexibilidade adequada dos músculos da panturrilha e o fortalecimento desses músculos vão ajudar com problemas de tendões crônicos.

A cirurgia é geralmente considerada somente após uma longa avaliação e quando todos os tratamentos não cirúrgicos foram realizados. A maioria das pessoas pode encontrar alívio com tratamentos não cirúrgicos. As opções para a cirurgia incluem a remoção da porção danificada do tendão, alongamento do tendão ou mover a fixação do tendão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • fiz uma cirurgia a seis meses atrás e não vi nenhum resultado. segundo o medico, o meu problema era uma calcificação no tendão de aquiles… e continuo tendo dores e em chacos no calcanhar, sei mais o que fazer.moro em Urandi- BA. sou funcionário publico

    razem vilas boas de castro 11 de setembro de 2014 14:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *