Tendinite no Cotovelo

Dor de Cotovelo

Quem pensa dor de cotovelo se refere somente a problemas sentimentais está enganado, existem vários problemas que podem ocasionar dores físicas nos cotovelos. Basicamente são definidos como dor de cotovelo todo e qualquer desconforto que se tem nessa região ou perto dele.

Causas de Dor no Cotovelo

A dor no cotovelo pode ser o resultado de diversos problemas e uma das causas mais comuns é a tendinite, um tipo de inflamação que acarreta na lesão dos tendões. Os tendões são tecidos moles que tem como função prender os músculos ao osso. A seguir vamos explicar com mais detalhes o que é tendinite no cotovelo.

Imagem de Amostra do You Tube

Tendinites – Em Geral

A parte do tecido muscular que é mais dura, fibrosa ou flexível é a parte que conhecemos como tendões. A função dos tendões é fazer a ligação dos músculos aos ossos como um tipo de sistema de alavanca. Dessa forma quando ocorre uma inflamação, irritação ou lesão nos tendões se tem uma condição chamada tendinite. Uma coisa interessante a respeito dos tendões é que eles podem ser pequenos e delicados como aqueles dos músculos das mãos ou mesmo grandes e pesados como os músculos da coxa.

O Que é Tendinite no Cotovelo?

A tendinite no cotovelo consiste numa inflamação nos tendões do cotovelo e que acarreta na sensação de dores quando se faz movimentos com o braço além de uma hipersensibilidade a toques feitos nessa área do braço. Essa dor ocorre do lado de fora do cotovelo, ela se manifesta no ponto em que acontece a fixação dos músculos que estendem o punho e dedos no epicôndilo lateral ou medial que é a parte extrema do osso.

A doença é causada pela realização excessiva de movimentos com os músculos ou ligamentos do cotovelo. Trata-se de um tipo de tendinite bastante comum em atletas que atuam em esportes que usam raquetes em especial quando se valem de técnicas erradas. Pessoas que trabalham em trabalhos repetitivos como digitação ou mesmo na indústria podem ter tendinite nos cotovelos.

O Que Acontece Numa Tendinite no Cotovelo

Tensões súbitas ou repetitivas podem ocasionar rupturas pequenas nos ligamentos dos tendões em que estão fixados dos músculos aos ossos do cotovelo. A lesão causa dores quando os músculos são usados ou mesmo quando ocorre estímulo com toque na região. Esse processo é conhecido como tendinite, no entanto, é mais assertivo chamar de tendinose uma vez que tem em seu processo a degeneração dos tendões.

Imagem de Amostra do You Tube

Sintomas da Tendinite do Cotovelo

Dentre os sintomas que a tendinite no cotovelo provoca estão dores nessa região do braço, dificuldade para fazer movimentos com o braço que está afetado, hipersensibilidade a toques no cotovelo bem como uma sensação de formigamento. Também pode haver sensação de queimação e ocorrência de edemas.

Diagnóstico: A doença pode ser diagnosticada através da observação clínica dos sintomas citados acima além da realização de exames complementares como a radiografia, por exemplo. Os exames ajudam a observar as inflamações ou mesmo mudanças ocorridas nos ligamentos ou nos músculos que ocasionam a tendinite.

Tratamento: A tendinite de cotovelo é tratada por meio de medicação e também da realização de fisioterapia. Dentre os medicamentos utilizados para o tratamento estão relaxantes musculares e anti-inflamatórios que amenizam os sintomas bem como controlam a inflamação. Também é possível fazer uso de compressas diárias de gelo para tratar a região.

Tem alguns casos em que se mostra necessários imobilizar o cotovelo para que possa acontecer a recuperação. Enquanto o tratamento está sendo feito é necessário reduzir um pouco o ritmo das atividades físicas para que possa acontecer o fortalecimento dos músculos e dos ligamentos. Para que isso aconteça são indicadas sessões de fisioterapia.

A Importância de Tratar a Tendinite de Cotovelo

A lesão da tendinite de cotovelo pode ter um tratamento bastante demorado, contudo, é fundamental cuidar assim que os sintomas começam a aparecer. O ideal é que o tratamento comece durante a fase inicial dos sintomas. Existem alguns cuidados que fazem toda a diferença logo no início do tratamento.

Cuidados: Uma das coisas que pode ajudar é evitar pegar peso com o braço em que está a lesão. A realização de movimentos de pressão com os músculos da mão e do antebraço podem causar mais dor. É importante aplicar gelo na área afetada por pelo menos três ou quatro vezes por dia em períodos de dez minutos.

Fique atento para não queimar a sua pele com o contato com o gelo, para isso enrole o mesmo numa toalha fina ou num plástico. Também é interessante fazer calor úmido, para isso você deverá molhar uma toalha com água quente e depois colocar a mesma sobre o cotovelo. Se preferir pode usar um saco de água quente durante um período de 10 a 15 minutos.

Por fim você pode aplicar uma pomada anti-inflamatória, mas atenção que qualquer medicamento deve ser prescrito por um médico. Lembre-se que essas pomadas são absorvidas pelo corpo e podem acarretar em alguns riscos. Se mesmo com os cuidados e medicamentos indicados pelo seu médico as dores persistirem poderá ser necessário consultar uma clínica de reumatologia.

Tendinite em Crianças

Existe a possibilidade de que crianças pequenas desenvolvam a dor de cotovelo quando passam muito tempo com o braço esticado. Quando se mantém os braços esticados os ossos acabam se afastando um do outro por um momento e assim o ligamento entre eles desliza de maneira que fica preso quando os ossos retornam para a posição inicial.

Os pais podem perceber que tem algo errado quando as crianças se recusam a usar os braços para as atividades do dia a dia e quando choram muito para realizar tarefas que exijam dobrar ou esticar os cotovelos. É possível ainda conhecer essa condição como subluxação do cotovelo que é um tipo de deslocamento parcial.

Imagem de Amostra do You Tube

Procure um Médico Quando…

A tendinite se prolongar sem que haja a melhora com cuidados em casa e a dor sentida for proveniente de uma lesão direta no cotovelo. Visite o médico se tiver algum tipo de deformidade evidente no seu cotovelo ou mesmo se você não estiver conseguindo usar o mesmo. Em casos de febre ou inchaço bem como vermelhidão no cotovelo também é importante consultar o seu médico.

3 comentários

  1. Olá, gostei da informação. Pelos sintomas, tudo indica que estou com tendinite, e nos dois cotovelos.

    Vou seguir as orientações acima e procurar um médico.

  2. Isso realmente doi muito tenho e estou tentando curar…

  3. Foi muito importantes estas informações, tenho dores nos dois cotovelos no lado externo, já marquei uma consulta com meu medico. fiquei muito satisfeito pelos informações obtidas. Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>