Transtornos de Origem Psicológica

Quando o corpo anda bem, a mente anda bem, mas nem sempre é possível ter o equilíbrio entre os dois, por isso às vezes é necessário ir ao médico. Porém, antes de se dirigir a um médico qualquer de emergência hospitalar, veja se seu caso é voltado mesmo para um hospital tradicional ou exige um pouco mais, podendo exigir uma visita a um hospital com outro tema, as emergências psiquiátricas.

Saiba Mais

Saiba Mais

Se os problemas do paciente não são físicos, melhor levar a um hospital psiquiátrico mais próximo para que este seja tratado adequadamente. São problemas de emergência psiquiátrica: acessos de raiva, crises nervosas que envolvem choro constante, acessos de loucura, vontade de agredir as pessoas e quebrar coisas sem qualquer motivo aparente, bem como ser violento consigo mesmo. Em casos de tentativa de suicídio, melhor procurar uma emergência psiquiátrica o mais rápido possível.

Fobia Específica

Esse é um termo muito usado para qualquer inquietude que aparece no ser humano. É quando a pessoa sente muito medo, chega a ser um medo irracional à exposição de objetos e, até mesmo, situações específicas. Esse medo pode ser causado pela presença ou antecipação a exposição de alguma coisa.

Algumas Fobias:

Aracnofobia, quando a pessoa tem medo de aranhas

Ofidiofobia, quando ela tem medo de cobras

Acrofobia, quando tem medo de altura

Brontofobia, medo de tempestades e relâmpagos

Claustrofobia, quando a pessoa tem medo de lugares fechados como um elevador

Aicmofobia, medo de agulhas e injeções

Trikaidekafobia, medo do número 13

Coulrofobia é o medo de palhaços

Existem muitas outras fobias que já foram diagnosticadas, mas claro que existem outras que devem existir e ainda não possuem uma nomenclatura. Isso mostra como o ser humano é frágil e pode ser acometido por várias patologias, por isso devemos ter uma vida mais saudável.

Claustrofobia

O ser humano é um dos animais mais frágeis que existe na natureza, mesmo quando nós nos comportamos como pessoas inabaláveis. Somos acometidos por várias doenças e somos pouco resistentes a certas bactérias, vírus e fungos. E, também, frequentemente as doenças mentais e transtornos de origem psicológica aparecem.

Uma das fobias mais conhecidas é a claustrofobia. A pessoa geralmente tem pavor de ficar presa em lugares fechados, como, por exemplo, elevadores, carros, trens, aviões e pode também desenvolver a fobia de ficar em meio a multidões. A sensação da pessoa quando fica em lugares assim é como se o lugar estivesse diminuindo, então ela sente o teto abaixando, as paredes parecem que vão comprimi-la. As mãos da pessoa começam a tremer sem parar, o suor começa a aparecer e o coração bate muito mais forte.

Há alguns remédios que amenizam a doença, mas não acabam. A pessoa precisa aceitar, primeiramente, e começar a controlar-se. Não ficar em lugares que sabe que o pânico vai voltar e sempre se manter calmo.

Síndrome de Tourette

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques nervosos, como repetição de movimentos (contrair os músculos da face e balançar a cabeça) e também de ruídos (como fungar, tossir ou limpar a garganta). Contrário à crença popular, os casos que envolvem a fala involuntária de palavrões é rara.

Tratamento

Tourette é uma doença sem cura, mas que pode ser amenizada através do acompanhamento psicológico frequente. A terapia inclui a reflexão do paciente sobre os seus hábitos, resultando no monitoramento dessas atitudes involuntárias. O tratamento também inclui medicamentos farmacológicos que contribuem para diminuir o stress.

Mais Informações Sobre a Doença

Os sintomas geralmente aparecem entre 2 e 15 anos de idade e um terço dos pacientes apresenta remissão completa dos sintomas até o final da adolescência. Outro fator importante é o apoio e compreensão da família, para que possam superar a Síndrome juntos, visto que o paciente está numa fase de grande dependência dos indivíduos mais próximos, como familiares e amigos.

Esclerosa Múltipla

Essa doença atinge o cérebro e o sistema nervoso dos seres humanos. Ela é uma doença de origem neurológica, como já falamos. É crônica, por isso não existe cura para pessoas que infelizmente têm esclerose múltipla. Ela é até hoje uma doença bem misteriosa, pois os estudiosos e cientistas não sabem dizer muito como e porque ela aparece, em sua maioria em mulheres e pessoas brancas.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

A doença consiste na destruição das chamadas bainhas de mielina, que são membranas que têm como função recobrir e isolar as fibras nervosas que fazem as sinapses, ligando neurônio a neurônio. Essa doença é degenerativa, vai progredindo e acabando com o equilíbrio do paciente, que já não consegue ficar em pé e nem mesmo fazer movimentos básicos.

Ela vai fazendo com que o paciente tenha fraqueza muscular, rigidez articular e até mesmo alterações visuais bem graves, depressão e impotência sexual. Alguns médicos acreditam que certos exercícios podem fazer com que a pessoa minimize seus desconfortos, como desobstrução dos brônquios, facilitando a respiração.

Esclerosa Lateral Amiotrófica

Essa doença também é conhecida como a doença de Lou Gehrig e doença de Charcot. Ela é uma patologia que acomete o cérebro e o sistema nervoso como um todo. Ela é uma doença neurodegenerativa que costuma ser progressiva e fatal, pois causa a morte de todas as células nervosas que são responsáveis pela coordenação motora.

Também vai degenerando a sensibilidade e alguns músculos. Porém, a forma mais comum da esclerose lateral amiotrófica é a morte de certos neurônios. Ela vai endurecer uma substância cinzenta que temos em nossa medula espinhal, onde estão todas as fibras  que são responsáveis pelos neurônios motores. Essa doença não é causada nem por vírus, nem por qualquer bactéria ou fungo, é uma doença genética, por isso ninguém ainda conhece qual é a sua causa específica.

Os sintomas são dificuldades para se locomover, comer, fazer qualquer movimento, ficar em pé, falar, etc. Geralmente essa doença se desenvolve na fase idosa, mas há casos em que ela apareceu em pessoas com apenas 20 anos de idade. O mais famoso caso dessa doença é do pesquisador brilhante Stephen Hawking.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *