Tratamento da Bulimia: Causas e Sintomas

A Bulimia é uma doença bastante grave que, apesar de vitimar muitas pessoas, não tem a divulgação necessária dos seus sintomas e causas. Como se trata de um problema realmente muito sério, elaboramos um texto informativo no qual você poderá saber mais sobre a doença, quais são as suas causas e também quais são os tratamentos.

O Que é Bulimia?

A Bulimia também pode ser chamada de Bulimia Nervosa e basicamente se trata de uma doença em que o doente em questão exagera na ingestão de alimentos, porém, não deseja engordar. Geralmente, as pessoas que sofrem com a Bulimia têm episódios em que realizam a ingestão exagerada de alimentos.Na tentativa de aliviar o tanto que foi ingerido de comida, a pessoa passa a utilizar métodos como incitação ao vômito, uso de laxantes, dentre outras formas de se “livrar” do excesso de comida. O grande objetivo é evitar o ganho de peso, dessa forma é uma situação bastante complicada para a pessoa que acabou de passar por um episódio de comer demais.Algumas pessoas que sofrem de Bulimia sofrem também de Anorexia Nervosa, porém, não são todas as pessoas que têm Bulimia que também têm Anorexia.

Causas da Bulimia

Apesar de ser uma doença mais comum em mulheres, a Bulimia também pode ser constatada em homens. A faixa etária em que é mais comum se verificar essa doença é entre as adolescentes ou jovens adultas.O mais interessante é que as pessoas que sofrem de Bulimia quase sempre têm consciência de que o seu padrão de alimentação é anormal, porém não conseguem mudar as suas atitudes. O sentimento de medo e culpa pode ser bastante comum nas pessoas que sofrem de Bulimia.A doença é considerada um distúrbio, porém, quando se fala em causas não existe uma explicação tida como absoluta. Dentre as possíveis causas estão fatores psicológicos, genéticos, culturais, sociais, familiares, dentre outros.

Porém, é importante que fique claro que, na maior parte dos casos diagnosticados como Bulimia, a doença é desenvolvida por mais de um fator. Assim, podemos dizer que geralmente a doença aparece devido a um dos fatores citados acima combinado com um outro fator.Embora a baixa autoestima possa ser considerada muito mais um sintoma do que uma causa da Bulimia, é necessário que se dê o seu destaque. Quase todo paciente que sofre de Bulimia tem uma autoestima muito baixa e para tentar ser “aceito”, tenta de todas as formas se adequar por meio da eliminação da quantidade exagerada de alimentos que consome.Os bulímicos costumam esconder da família os seus episódios e, dessa forma, se torna bastante difícil constatar que a pessoa em questão sofre da doença. Qualquer tipo de comportamento alimentar estranho deve ser observado de perto para evitar os problemas decorrentes da Bulimia.

Exames Para Diagnosticar a Bulimia

Alguns exames clínicos podem ajudar o médico a fechar o diagnóstico de Bulimia, conheça agora alguns desses exames.

Exame Dentário – Num exame dentário é possível encontrar problemas como cáries e gengiva inchada (a chamada gengivite). Além disso, o esmalte dos dentes pode estar desgastado ou mesmo com furos, uma vez que os dentes entram muito em contato com o ácido contido no vômito.

Exame Físico – Num exame físico é possível observar nas pessoas que sofrem de Bulimia algumas características como:

  • Vasos sanguíneos rompidos nos olhos (isso acontece devido ao esforço necessário para conseguir vomitar repetidas vezes);
  • Um tipo de bolsa no canto da boca (isso acontece porque as glândulas salivares incham pelo esforço);
  • Boca seca;
  • Cortes e calos na parte superior do das articulações dos dedos (isso acontece pelo fato de se induzir vômito com o uso dos dedos);
  • Espinhas e erupções na pele.

Existe a possibilidade de fazer um teste chamado de Chem-20 que diagnostica desiquilíbrio eletrolítico (hipocalemia) ou mesmo uma forte desidratação.

Sintomas da Bulimia

A Bulimia é uma doença que se caracteriza pelos episódios de excesso de ingestão de alimentos. Esses episódios podem acontecer várias vezes num único dia. Esses excessos levam a pessoa a ter desgosto por si mesmo e daí vem a consequência de começar a purgação para evitar o acumulo de peso.Essa purgação pode incluir o vômito auto induzido, uso de laxantes diuréticos e afins, e também exagero na prática de exercícios. A purgação traz um alívio para as pessoas que passam pelos episódios de crise de Bulimia.Pessoas que têm Bulimia quase sempre estão numa faixa de peso normal e até saudável, porém, se veem sempre gordas e com excesso de peso. Nesse sintoma mora um dos principais problemas da Bulimia. O fato de o doente estar num peso normal geralmente afasta a ideia de que ele possa estar sofrendo de algum distúrbio.

O Tratamento da Bulimia

O Tratamento da Bulimia

O Tratamento da Bulimia

Primeiro é importante que se saiba que as pessoas que sofrem de Bulimia dificilmente procuram um hospital por conta própria. Quase sempre a procura pelo hospital acontece quando há algum problema grave, como quando a Bulimia se torna um quadro grave de Anorexia; quando a purgação sai de controle ou quando a depressão se torna muito intensa.O tratamento para o bulímico costuma ser feito passo a passo e depende da situação em que o paciente se encontra e também qual a gravidade do seu quadro. Os grupos de apoio podem ser bem importantes nesse processo de aceitação da doença e de desejo de melhora.Dois tratamentos essenciais para quem sofre desse distúrbio é a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia nutricional.

Nos casos em que os grupos de apoio não se mostram suficientes para que haja uma melhora no quadro da doença, é importante procurar essas duas opções de terapia.Dentre os medicamentos que são utilizados, podemos citar os Antidepressivos que atuam como como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs). Pode ser uma medida necessária no caso de não haver resposta das terapias citadas acima. Porém, é importante que se procure um médico para que ele realize o melhor tratamento para cada caso.Também é importante que o paciente bulímico saiba que não existe cura milagrosa, ou seja, pode ser necessário testar vários tipos de tratamento antes que ele encontre o certo para ajudar na cura da Bulimia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostei bastante e mi ajudo muito na minha esquisa obrigado

    rafael 23 de Março de 2014 13:01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *