Verruga

A verruga é também conhecida como berruga, olho do peixe, cravo de sola ou de palma ou ainda candiloma acuminado ou verruga genital, as verrugas são tumores benignos originados pelo vírus pappilomavírus de origem humana, elas são comuns em regiões como as mãos e os pés, mas também podem ocorrem na região genital, podem gerar cancer de colo de útero e pênis conforme o sorotipo, de 1 a 4 eles são classificados como benignos. A verruga tem diversas denominações dadas conforme a sua localização e aspecto, por exemlo: vulgar, geralmente ocorre nas mãos, joelhos e cotovelos; peri-ungueal, que ficam em torno das unhas; plana-juvenil, multiplas e pequenas; plantar, na planta do pé se assemelham a calos; filiforme, comuns no rosto e pescoço; genital, surgem nas regiões peri-anal e genital.

Contágio

As verrugas podem ser transmitidas de forma muito simples, o vírus se propaga facilmente pelo contato através de um aperto de mão, na relação sexual, ao coçar uma lesão existente possibilitando auto inoculação, a transmissão também é possivel através do manuseio de objetos compartilhados, portanto Fique Alerta e tenha muito cuidado pois esta é uma Doença de fácil contágio e sua evolução se dá de forma bastante simples, qualquer pequena lesão na superfície da pele é uma porta de entrada que permite a penetração do vírus nas células que, ao serem infectadas, produzem determinada proteína que interfere na função que regula a reprodução celular, sendo assim esta reprodução passa a acontecer de forma anormal e acelerada, mas é um ciclo temporário que justifica a autolimitação de permanência das verrugas, e seu posterior desaparecimento em certo período de tempo.

Sintomas e Cuidados

Em geral eles são inexistentes, porém em alguns casos podem ocorrer dores e sangramento gerados pela sensibilidade decorrente de sua localização. Elas podem ser facilmente diagnosticadas através de um simples exame clínico, pois seu aspecto e localização são bem visíveis e característicos, cor acinzentada e nódulos rígidos. A prevenção é a melhor saída para vários tipos de doenças, mas neste caso em particular a situação é bem complicada tendo em vista a falicidade de contágio. Dificilmente exista uma pessoa que já não tenha sido acometida por ao menos uma verruga. Em caso de verruga genital, por ser transmitida através da relação sexual ela é considerada como uma DST – Doença Sexualmente Transmissível. O tratamento das verrugas deve ser feito através do uso de medicamentos receitados por um profissional habilitado na Área Saúde, sendo que em alguns casos é possivel a remoção total das mesmas através de cirurgias; a prevenção através do uso de preservativo é recomendável para evitar a verruga genital, além de outras doenças sexualmente transmissíveis, sempre que tiver Dúvidas Sobre Sexo e DST consulte um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>