Remo

Modalidade Esportiva

O Remo, um esporte considerado como desporto aquático, ou seja, uma atividade de competição realizada na água foi colocado em prática nas Olimpíadas e Jogos Olímpicos desde o século XIX, e atualmente faz parte também das Paraolimpíadas. Os atletas utilizam de barcos com características estreitas e sentam-se em pequenos bancos internos fazendo com que os remos nas duas mãos atinjam grande velocidade da embarcação até o ponto de chegada nas competições.

Clube Aquatico

O esporte realizado geralmente em lagos, lagoas, represas e até mesmo no mar envolve diferentes modalidades dentro desse mesmo tipo, desde, por exemplo, barcos para apenas um competidor, ou barcos com a capacidade para três ou mais competidores. Uma das características mais exigidas pelos atletas que praticam o remo é certamente a força muscular nos braços, o que obriga os mesmos a praticar a musculação diária para o ganho de músculos mais fortes e resistentes, sempre com acompanhamento de médicos, nutricionistas e preparadores técnicos responsáveis.

Noticias

Divisão e Classificação Dos Atletas

Fato interessante na prática do remo é quanto a divisão das tarefas quando a modalidade envolve mais de um competidor dentro de uma mesma embarcação. Assim para as competições que exigem mais de um remador existem nomes específicos ao seu tipo de função no esporte, como o proa com a função de controlar o leme em embarcações sem timoneiro, em seguida o sota proa, aquele que está imediatamente antes da proa, o meia nau que se encontra no meio do barco e tende ao equilíbrio maior e controle da velocidade, entre outras funções. As categorias para a prática do esporte também exige subdivisões para a adequação de cada idade ao seu tipo de velocidade e condicionamento físico. Assim existem as modalidades em infantil, com atletas de 13 a 14 anos, depois a modalidade Junior de 15 a 18 anos e por fim a categoria S23 com atletas de 23 anos até 30.

Remo

Confederação Brasileira de Remo

Com a finalidade da organização e registro dos remadores no Brasil, a CBR (Confederação Brasileira de Remo) fundada em 1977 com a sede no Rio de Janeiro objetiva além de tudo a divulgação e incentivo à prática do esporte no Brasil, que talvez não seja tão conhecido por todo o país. Os acordos, convênios e contratos realizados com outras confederações mundiais é fato na instituição também, que se limita ao cadastro dos atletas brasileiros que competem em campeonatos a nível internacional, promovendo contratações e patrocínios, que ainda são poucos para a prática e melhor difusão do esporte. Além de estar afiliada juntamente com o Comitê Olímpico Brasileiro, o qual une todos os esportes e categorias para a inscrição dos mesmos em competições Olímpicas Internacionais, com o intuito da melhor divulgação do esporte e ganhos para o próprio país, que cresce muito nos últimos anos com o remo.

          

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Coletivo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *