Críquete, Um Jogo Diferente

O críquete é um jogo originado na região sul da Inglaterra, surgido em meados do século XVI. Muitas pessoas o consideram um jogo semelhante ao basebol.

A inspiração do jogo foi uma brincadeira realizada por camponeses e chamada de stoolball. Os nobres começaram a praticá-lo um século depois. Desde então o jogo tem se desenvolvido e ganhado muitos adeptos no Reino Unido, Paquistão e índia.

Como Jogar Críquete

Críquete, Um Jogo Diferente

Críquete, Um Jogo Diferente

O jogo é disputado por dois times de onze jogadores cada. O campo não precisa seguir dimensões fixas, desde que seja bastante espaçoso. Os principais lances do jogo acontecem dentro de uma faixa retangular que mede 20,1 metros de comprimento e fica no meio do campo. A pontuação varia de acordo com a jogada finalizada pelos jogadores.

Particularidades do Jogo

Objetivo

Objetivo

Antigamente um jogo de críquete poderia chegar a durar 10 dias. Hoje grande parte das competições de críquete é dividida em dois tempos que podem ser jogados a tarde ou à noite.

O jogo é disputado com o auxílio de um taco com formato semelhante ao de um remo. A parte que rebate a bola é a parte côncava do taco. O principal objetivo do jogo é eliminar os wickets adversários, que totalizam 10. Além disso, o time que conseguir o maior número de corridas durante o jogo também possui vantagem.

Ao eliminar todos os wickets adversários o time ganha automaticamente. Mas se esse objetivo não for atingido o critério para definir o vencedor é o número de corridas ganhas por cada time.

O críquete é regulamentado por um conjunto de normas conhecidas como as “42 leis do críquete”. O Marylebone Cricket Club foi o responsável por desenvolver essas normas através de discussões com representantes dos países que jogam críquete.

O jogo é arbitrado por dois juízes, um que fica grande parte do tempo ao lado do wicket ao final do qual a bola será lançada e é responsável por arbitrar a maioria das decisões. O segundo juiz fica em uma posição conhecida como “leg-side”, e responsável por tomar as decisões relativas aos lances que o primeiro juiz não consegue ver.

A pontuação é decidida através da quantidade de wickets perdidos e corridas ganhas. Por exemplo, um time que ganhou 90 corridas e perdeu 2 wickets terá o placar 90/2 (noventa para dois). Se o jogador ganha 100 corridas e perde os 10 wickets, então o placar é “200 all out”, que significa que o time perdeu.

Regulamentação do Jogo

Nível

Nível

Existem três tipos de associação que depende da estrutura do país para o críquete. O maior nível é o de membros permanentes (classificados automaticamente para a Copa Mundial de Matches), o nível intermediário que compreende os associados e o menor nível, dos membros afiliados. O Brasil possui uma entidade chamada Associação Brasileira de Críquete situada em Brasília, fundada em 2001.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *