Dor No Braço Esquerdo: O Que Pode Ser?

Quando alguém esta sentindo um dor no braço esquerdo associa rapidamente esse episódio doloroso a algum tipo de ataque no coração.

No entanto, especialistas revelam que apesar de complicações cardíacas possam ser as causas dessas dores, outros problemas estão associados, tais como: estresse ou ataque de pânico, angina, má circulação, e até mesmo algum tipo de lesão física.

Nesse artigo veremos quais as principais causas e como resolvê-las ou preveni-las.

Conhecendo o Modo Como a Dor Se Manifesta

Uma das primeiras coisas que as pessoas devem prestar atenção nesses casos é se a dor afeta apenas um dos braços ou os dois. Os especialistas dividem os episódios de dores em crônicos e agudos.

Os primeiros podem ser descritos quando a dor dura aproximadamente três meses, e os segundos são caracterizados por uma dor não contínua que aparece de vez em quando.

Dor No Braço Esquerdo

Dor No Braço Esquerdo

A dor no braço esquerdo pode afetar qualquer pessoa, mas os médicos perceberam que sua maior incidência é em pessoas do sexo feminino na faixa etária de quarenta anos, podendo afetar o braço todo ou apenas parte dele.

Em caso de dor no braço esquerdo o ideal é não tentar tratamentos paliativos feitos em casa e procurar imediatamente um clínico, para diagnosticar o problema e tratá-lo de maneira adequada.

Possíveis Causas de Dor no Braço Esquerdo

1.  Ataque Cardíaco

Quando a pessoa estiver sentindo dor no braço esquerdo essa hipótese não pode ser descartada.

“O enfarte ou ataque cardíaco ocorre quando os músculos cardíacos são privados de alimentação de oxigênio devido à má circulação, resultando na morte de suas células”.

Um ataque no coração pode acontecer quando a pessoa estiver realizando uma atividade física intensa ou mesmo quando estiver em repouso, podendo ser também desencadeada por problemas emocionais.

Os sintomas de um ataque no coração, além da dor no braço esquerdo incluem “dor no peito, que pode irradiar para o braço esquerdo, costas, mandíbula ou garganta”.

A dor no peito também pode ser vir acompanhada por outros sintomas tais como náuseas e vómitos, tonturas e transpiração excessiva.

Tratamento Para Enfarte ou Ataque Cardíaco

De acordo com especialistas da área médica, o tratamento de um ataque cardíaco deve ser feito rapidamente, pois pode levar a pessoa ao óbito.

Os serviços médicos de emergência devem ser chamados para que consigam restaurar a circulação sanguínea que vai até o coração.

A terapêutica para ataques cardíacos incluem a utilização de fármacos especiais que consigam dissolver os coágulos de sangue, com o objetivo de auxiliar na melhora do funcionamento cardíaco, prevenir batimentos irregulares do coração, e dar alívio à dor que a pessoa está sentindo no momento.

Segundo especialistas às vezes “um procedimento cirúrgico chamado angioplastia pode ser feito para alargar artérias estreitas ou bloqueadas no coração”.

E em casos onde existe risco de óbito em virtude das artérias estarem bloqueadas, uma “cirurgia de ponte de safena” poderá ser realizada.

2.  Dor No Braço em Virtude de Angina

A angina, mais conhecida como dor no peito é um sintoma característico de enfermidade nas artérias do coração, na qual os pacientes descrevem “um desconforto ou sensação de peso no peito”.

A angina pode ser sentida com uma espécie de pressão, queimadura, ou uma sensação dolorosa que está intimamente relacionada com uma diminuição do fluxo sanguíneo e fornecimento de oxigênio ao coração.

“Embora muitas vezes sentida no peito, a dor ou desconforto pode irradiar para a parte superior do abdome, o ombro esquerdo, braço esquerdo, pescoço, queixo e nas costas”.

O tratamento da angina é realizado com uma associação de fármacos especiais e mudanças do estilo de vida do indivíduo, fazendo com que ele se movimente com mais frequência, para melhorar a circulação do sangue que chega a seu coração.

Dentre os medicamentos utilizados vale ressaltar aqueles cuja função é controlar a quantidade de oxigênio para o coração, como os nitratos, por exemplo.  Para evitar a formação de coágulos de sangue, são usadas medicações conhecidas como antiplaquetárias.

As alterações de estilo de vida da pessoa deve incluir a ingestão regular de uma dieta saudável, fazer atividades físicas constantes, diminuir o estresse emocional parar com o vício do tabagismo.

“No entanto, em algumas pessoas, angioplastia ou cirurgia de revascularização do miocárdio pode ser necessária para evitar um possível ataque cardíaco”.

3. Dor no braço Esquerdo Em Virtude de um Ataque de Pânico

Em algumas pessoas, quando estão sob um estresse emocional pode causar um ataque de pânico que pode fazer com elas sintam como se estivesse tendo um ataque no coração.

Alguns sintomas associados a esse quadro clínico são: sudorese excessiva, palpitações e sensação de peso no peito e dor no braço esquerdo.

Para ter certeza de que o indivíduo não está tendo um enfarte ou ataque cardíaco é necessário um exame clínico detalhado, e posterior encaminhamento do paciente a um profissional especializado em psicologia ou psiquiatria.

Dentre as terapêuticas utilizadas por especialistas para estresse emocional e ataques de pânico os pacientes são orientados por seus profissionais para: técnicas e princípios:

Saiba Mais

Saiba Mais

  • – Evitar uma situação estresse desnecessária;
  • – Tentar na medida do possível, modificar as situações que possam causar estresse;
  • – Tentar se adaptar a situações estressantes já conhecidas;
  • -Tentar na medida do possível, aceitar os fatos da vida que a pessoa não tem como mudá-los;
  • – Reservar um tempo na vida para relaxar e se divertir com amigos ou familiares;
  • – Fazer o possível para se adaptar a um estilo de vida saudável.

Na maioria das vezes, a adaptação de uma pessoa a um estilo de vida mais saudável é a maneira mais eficaz e natural de gerir as emoções estressantes que a faz ter ataques de pânico.

É só se esforçar para adquirir uma alimentação saudável, composta de frutas legumes e cereais, fazer atividades físicas regulares, tentar descansar e dormir o tempo suficiente para se sentir relaxado e descansado, evitar vícios com tabagismo alcoolismo, cigarros ou drogas que prejudicam muito o organismo humano.

4.  Lesões Físicas

Segundo especialistas, as lesões físicas pelo uso do corpo que envolve o lado esquerdo podem desencadear dores, por exemplo, as mulheres que tiveram câncer de mama e foram submetidos a uma mastectomia (remoção cirúrgica da mama esquerda) podem sentir dor no braço esquerdo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • sinto uma dor em vez em quando nas costas e nos dois braços a dor ,,qdo vem vem mas a noite tenho 28 anos me ajudem

    norma 30 de setembro de 2014 0:36
  • Bom dia, o pode ser o peso no braço esquerdo, começa no ombro e vai até os dedos, não dói, mas da uma irritabilidade… Não tem posição. Obrigafa

    Eleni 22 de abril de 2015 14:50
  • Seria de 2 messes cinto um dor no ante-braço esquerdo tenho 43 anos

    edmilson 8 de maio de 2015 16:06
  • Boa tarde, a 2 dias que sinto uma for no braço esquerdo começa do ombro até ao pulso,tenho 40 anos, ajudem-me por favor.

    Maria 30 de outubro de 2015 13:22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *