Meia Maratona

A Competição

A meia maratona é uma competição de atletismo que leva esse nome justamente por comportar uma corrida com a distância pela metade comparando-se a uma real maratona, percurso esse com aproximadamente 21, 1 km, ou seja, mais precisamente 21.097,5 metros. Esse típico esporte estendeu-se por todo o mundo de forma rápida, principalmente nos países da Europa, como Portugal, Inglaterra e Suécia, que até mesmo denominaram vários títulos as maratonas ocorridas durante todos os anos.

Corrida de Rua

Tanto para o feminino quanto para o masculino a meia maratona já se tornou parte de um campeonato concorrido mundialmente, fato esse que admitiu ainda mais vigor nos anos de 92, quando a IAFF, criou o Campeonato Mundial de Meia Maratona, disputado até 2005 e que retornou no ano de 2008. Em Portugal, por exemplo, existem durante o ano muitas meias maratonas, e cada uma recebe um nome específico de acordo com sua data de realização, entre as mais famosas estão: Meia Maratona Nazare em Novembro, Travessia da Ponte Vasco da Gama, Meia Maratona de Setubal, entra outras.

Tênis

Brasil – Meia maratona do Rio de Janeiro

Considerada um dos principais eventos de corrida de rua do Brasil, a meia maratona do Rio de Janeiro é disputada entre a praia de São Conrado e o Aterro do Flamengo, com competidores de todo o mundo, já que o reconhecimento e qualidade do evento são extremamente importantes. No ano de 2008 o Brasil manteve-se campeão tanto na categoria masculina quanto feminina, com os corredores Marílson Gomes e Maria Zeferina, já no ano de 2009 por conseqüência do destino ambos os vencedores pertenciam ao mesmo país, o Quênia destacou-se com sua força e garra, com os competidores quenianos. As inscrições para essa meia maratona podem ser feitas pela internet no período anterior ao campeonato, que geralmente ocorre no mês agosto ou setembro. Campeonato muito visado no mundo internacional acarreta ainda mais riquezas e valorização do atletismo brasileiro.

Meia Maratona

Campeão da Meia Maratona Paulista

De forma impressionante e irreverente o campeão da Meia Maratona de São Paulo o atleta Giomar Pereira da Silva arrancou em liderança no final da corrida e disparou para a conquista do prêmio. Segundo o mesmo a prova sempre admite uma alta resistência e preparo por parte de qualquer corredor. Contudo o mérito está totalmente na agilidade final e a tática diferenciada na arrancada, que deve ser no fim da corrida para melhores resultados. A chegada da meia maratona desse ano de 2010 foi em frente ao estádio do Pacaembu e contou com aproximadamente 9 mil atletas, de todas as partes do mundo, lutando por reconhecimento no esporte e também ao mesmo tempo a realização profissional e pessoal em realizar o mesmo, o qual obriga a qualquer corredor treinos diários severos, contribuindo assim para o preparo físico e resistência.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Individual

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • bem informa um pouco menos do que o esperado mais ajuda alguns alunos a entenderem a meia maratona!!!

    raysa pâmela 30 de março de 2011 15:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *