Tenha uma Horta em sua Casa

Alguma vez você já pensou em ter uma horta dentro de sua própria casa? Mora em apartamento e acha que é impossível ter uma plantação em seu lar? Saiba que é possível sim plantar algumas frutas em vasos e colher frutíferas frescas para uma alimentação mais saudável.

Apartamento

Algumas espécies são mais indicadas para a colheita caseira. Confira alguma delas:
• A Pitanga, nativa da Mata Atlântica, é uma das frutas que podem ser plantadas em vasos pois gosta de clima quente e úmido e o período bom para plantio é de março a abril e de agosto a dezembro.
• Os limoeiros, por serem originários de árvores geralmente pequenas, são ótimas para serem colhidas na varanda de casa. O tahiti é o tipo mais comum em nosso país. Mas é preciso que haja circulação de ar e luz para frutificarem.
• A romã, símbolo da fertilidade, pode ser plantada facilmente em um vaso. Só é preciso garantir a quantidade exata da terra e dos adubos.
• A jabuticaba, também nativa da Mata Atlântica, atrai os pássaros. Ela cresce no tronco da árvore e não precisa de sol, pois é sensível ao frio. Ou seja, uma varanda coberta dá conta do recado.
• As frutas cítricas são simples de se plantar. Só é preciso de clima quente e cuidados como boa drenagem e solo. Coloque o vaso perto de um muro e aproveite o cheiro agradável que essas frutas oferecem ao ambiente. Só colha a fruta quando ela estiver no estado de amadurecimento. Algumas diversidades de limão e as laranjas devem estar livres de parte verde no momento da colheita.
• E os morangos também podem ser plantados em casa. É só arrumar mudas de morango.

Morango

O solo do pomar deverá ser sílico-argiloso com boa drenagem e insolação e estar livre do vento forte. Na hora de escolher o vaso para o plantio, o material é indiferente, mas é necessário um dreno para escoar a água. Para regar, use bastante água. Em épocas veraneias, a frequência deve ser de três ou quatro vezes por semana e no inverno, duas vezes.
Mas tome cuidado com as “pragas”. As formigas são as mais comuns e deverá ser tomado o devido cuidado. Utilize inseticida líquido. E para podar é preciso esperar até o amadurecimento das frutas e tesouras apropriadas são ideais na hora de colher. E você também pode reutilizar as cascas de frutas e os restos de alimentos para adubar a terra.
A horta caseira além de enfeitar a casa e ser uma ótima terapia é uma opção saudável de alimentação e de maior contato com a natureza.

Terapia

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Individual

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *