Anabolizantes

Os anabolizantes são substâncias que ao serem ingeridas pelos seres humanos, por via oral ou injetados, fazem com que eles ganhem massa muscular mais rapidamente do que com exercícios físicos. A palavra anabolizante significa substância que estimula o crescimento da massa muscular.

Substâncias

As substâncias encontradas nos anabolizantes normalmente são derivadas de um hormônio masculino, a testosterona. Hoje em dia não são apenas atletas que fazem uso dos anabolizantes, mas também outras pessoas que desejam ter um corpo bonito e em forma, e são usados principalmente por jovens.

Descobertos em 1930, os anabolizantes eram usados apenas para fins médicos, como no crescimento dos ossos, estimular o apetite, crescimento muscular, no tratamento de cirurgias, AIDS, câncer, etc. Mas atualmente têm sido usados principalmente para fins estéticos. Ao mesmo tempo em que eles podem trazer benefícios, também podem prejudicar a saúde, quando ingeridos em excesso e sem acompanhamento médico.

Efeitos Colaterais

Quando ingeridos em excesso, os anabolizantes causam diferentes tipos de efeitos colaterais em mulheres, homens e adolescentes.
Nos homens, pode ocorrer o crescimento das mamas, infertilidade e disfunção erétil temporárias, atrofiamento dos testículos, etc. Situações que podem incomodar bastante os homens que se preocupam tanto com sua virilidade e função sexual e reprodutiva.

Nas mulheres, os pelos do corpo começam a crescer de forma acelerada, a voz engrossa, o clitóris pode aumentar e o ciclo menstrual sofre alterações. Efeitos um tanto quanto incômodos para uma mulher, já que voz grave e pelos são características comuns dos homens.

Já nos adolescentes, o crescimento pode se comprometer, o amadurecimento dos ossos é acelerado, aumento da quantidade e duração das ereções, crescimento do pênis, aumento de pelos no corpo, aceleração no crescimento da barba, entre outros.

Portanto, antes de ingerir qualquer tipo de substância é necessária uma avaliação médica, para que ele possa orientar o paciente quanto às consequências de se ingerir os anabolizantes.

Informações Erradas Sobre os Anabolizantes

Quando o anabolizante se tornou mais popular, foram difundidas diversas informações a respeito dele, e muitas delas estão erradas, o que acaba fazendo com que as pessoas tenham uma imagem distorcida do medicamento e seus efeitos colaterais.

Muitos afirmam que os anabolizantes provocam a diminuição do pênis, essa informação deve ter sido construída a partir do efeito de atrofiamento temporário dos testículos.

Imformações

Outra informação errada é a de que os anabolizantes podem matar, mas como eles são muito usados entre os médicos, já fica provado que essa é mais uma lenda. Talvez essa informação tenha sido criada quando um jogador de futebol americano morreu, sua morte foi divulgada como tendo sido causada por um câncer no cérebro que teria sido supostamente provocado por anabolizantes.

A verdade é que não se deve confiar em informações exageradas, mas também não se deve confiar em qualquer substância sem informação de um profissional da área médica. Quando se trata de saúde, todo o cuidado é pouco!
Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Musculação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • EU QUERO EMPRIMIR,

    VANESSA 5 de dezembro de 2010 14:07
  • Queria aplicar 1 ciclo somente, mas o medo é grande

    nyana 6 de junho de 2013 16:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *