Patinação Artística

O Esporte Olímpico

O esporte olímpico considerado como um dos mais belos de se assistir, a patinação artística ou mesmo patinação no gelo surgiu quando o hábito de se patinar no gelo tornou-se comum na Europa, e depois passou a ser uma atividade de recreação em vários países do mundo.

Como grandes nomes desse esporte artístico destacam-se Sonia Henie, grande competidora das olimpíadas de inverno e Jogos Olímpicos, em seguida alguns atletas menos conhecidos, contudo pioneiros na atividade como Sasha Cohen, Carolina Kostner, Brian Joubert, entre outros.

Na patinação algumas características importantes marcam o esporte como, por exemplo, o incrível equilíbrio que o atleta deve estabelecer em cima dos patins, no caso o principal instrumento utilizado, além de um vestuário especifica. A coreografia também se faz importante, já que o ritmo da patinação acompanha algum tipo de apresentação com dança ou músicas afins.

Nomeação dos Movimentos

Quando falamos em patinação no gelo logo imaginamos uma série de movimentos em seqüência, o que de fato exige do atleta muito treino e dedicação diária para que nas apresentações o erro seja nulo. Assim os nomes dos movimentos mais utilizados na patinação são: as piruetas, os saltos, os levantamentos e as figuras. As piruetas primeiramente consistem no giro do próprio corpo, no seu próprio eixo. Já os saltos consistem muito mais equilíbrio do que as piruetas devido uma deslocação horizontal do patinador, realizando ao mesmo tempo um giro sobre o próprio corpo.

Em seguida os levantamentos acontecem quando a atuação com os patins envolvem as duplas, geralmente um casal, no qual o homem levanta a mulher acima de sua cabeça, girando e patinando em seqüência. E por fim as figuras que admitem um caráter inovador na patinação, com a atuação de vários movimentos em círculos dentro da pista de patinação, fazendo com que o competidor insira-se dentro de uma marcação para melhor desempenho dentro da pista.

Tipos de Modalidades no Esporte

Na patinação artística como em outros esportes que exibem vários tipos de atividades existem os tipos de modalidades, as quais são adaptadas ao atleta conforme sua melhor atuação em determinada área. Assim nesse esporte específico temos a modalidade individual, em duplas, com dança e também com precisão.

Ao analisarmos a atuação individual o atleta possui mais vantagens já que somente ele preocupa-se com sua atuação em equilíbrio e harmonia com o tipo de coreografia, assim são avaliados conforme a sua apresentação em conjunto com a música e suas qualidades técnicas que desenvolveu nesse período de tempo. Já na modalidade em duplas, homens e mulheres formam apresentações em conjunto, ou seja, ambos devem possuir simetria e reciprocidade na atuação.

Na modalidade dança os patinadores são avaliados principalmente em relação ao tipo musical, onde não são permitidos saltos e piruetas. E por fim a modalidade de precisão exige do atleta uma participação em conjunto entre 8 a 20 pessoas, apresentando coreografias sincronizadas.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *