Raquetes

Esporte

Esporte tipicamente norte-americano o raquetes, ou mesmo seu nome original Rackets ou Racquets em inglês designa um tipo ainda desconhecido mundialmente, mas que nas últimas olímpiadas e jogos está sendo aplicado com grande excito.

Praticado especialmente nos Estados Unidos, Canadá e pouca parte no Reino Unido o raquetes consiste em regras e sistema de jogo baseado no squash, também conhecido como squash rackets, que visa a utilização de raquetes específicas a essa prática esportiva.

Squash

O ano em que mais houve reconhecimento do esporte foi nas Olimpíadas de 1908, quando apenas competidores do Reino Unido marcaram sua hegemonia na comeptição de raquetes, conquistando todas as medalhas. Os nomes que marcaram essa trajetória no esporte foram: Evan Noel, conquistando a medalha de ouro, e na categoria duplas o ouro ficou com John Jacob e Vane Pennel.

Como se Joga?

Apesar de não tão popular no mundo, o raquetes, esporte bem definido se concentra em algumas regras e importantes esquemas de jogo. Assim o espaço físico próprio do esporte é composto por paredes e assoalhos de pedra ou de concreto liso, sendo geralmente escuros em constraste com a luz branca que ilumina o local.

O jogo tem carater extremamente rápido e a esfera a qual o jogador atira com a raquete é muito mais ágil e perigosa caso acerte alguém do que nos outros esportes.Assim as jogadas são feitas a partir de um curso, ou seja, com intrvalos de tempo, entre um jogador e outro.

Jogo

Os pontos finais chegam a 15 e em caso de empate os pontos vão se prologando conforme as jogadas e os cursos, até no máximo 20 pontos.Um aspecto que pode ser fundamental no jogo de raquetes é um tipo de saque e movimento do mesmo, que pode até definir uma partida.

Origens do Esporte

O uso de raquetes em competições e jogos já insere caratér ao esporte desde o século XIII, em plena Idade Média quando os prisioneiros dedicavam-se a essa prática para passatempo. Anos mais tarde então o que era simples hobby já modificou-se e passou a integrar as grandes competições, principalmente o raquetes, praticado com muita rudez ainda.

Surgimento

Alguns clubes então da Europa na epoca começaram a construir cortes para a prática, onde apenas a nobreza possuia direito sobre a atividade. Com o passar do tempo a tradição e popularidade do jogo com raquetes cresceu muito e desenvolveu-se principalmente nas escolas, como a famosa Escola de Harrow em Londres.

Os outros esportes que utilizam da raquete foram todos originários do esporte da raquete que apesar de não tão reconhecido hoje, foi o precursor de outras importantes modalidades, como o tennis, o golfe, entre outras que visam a raquete como istrumento da mais alta perfeição e simetria no seu campo particular.

Por: Patrícia Contiero

Um comentário

  1. eu gostei muito de tudo isso e muito esportivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>