Como são Feitos os Implantes Subcutâneos ou Transdermais

O implante subcutâneo é um implante utilizado muito como método contraceptivo, embora existam outros tipos de implantes não relacionados com a questão da contracepção. Este tipo de implante tem uma maior duração em relação ao tempo de renovação da necessidade hormonal para o funcionamento da contracepção e também é composto somente de progesterona e não da composição dupla de estrógeno e progesterona.

O implante é colocado no braço da paciente, geralmente no antebraço. O tecido da pele possui várias camadas e o implante fica abaixo da pele na camada subcutânea. Quem realiza o procedimento é o médico ginecologista e pode ser feito no próprio consultório, dispensando um processo de centro cirúrgico. O tamanho do implante é pequeno, do tamanho de um palito de dente, cerca de 3-5 cm de comprimento e cabe lembrar que é realizada uma anestesia local para evitar maiores desconfortos ao paciente, pode fiar tranquila.

Como o implante possui somente progesterona, existem condições, na verdade indicações para utilização somente de progesterona. Um método anticoncepcional que utiliza somente progesterona está indicado para pessoas com histórico familiar ou pessoal de câncer de mama ou gravidez. Para pacientes que não podem fazer uso do estrogênio, por exemplo mulheres que estejam em estado de amamentação, pacientes que sejam portadores de HAS (hipertensão arterial sistêmica), pacientes que possuem histórico de enxaqueca crônica e também histórico de acidente vascular cerebral ou problemas de coagulação de sangue, também trombofilias.

O implante pode ficar no organismo por até três anos dependendo de qual for colocado. Ele tem a função contraceptiva de não deixar o organismo ovular e assim, impedir a fecundação. Esse método tem uma grande eficácia preventiva, cerca de 99%, uma taxa de falha muito pequena também entre todos os outros métodos anticoncepcionais. Apesar de todos os benefícios, cabe lembrar que tem um custo elevado. O valor gira em torno de 1 à 1,5 mil reais e deve ser feito também pelo médico ginecologista.

Vamos às Vantagens do Método de Implante:

  • Diminuição da dor relacionada com a patologia endometriose.
  • Facilidade e Velocidade na inserção do implante, de maneira rápida e eficaz, sem dor além de poder ser utilizado no período do pós-parto devido à sua composição exclusiva de progesterona.
  • Menores possibilidades de desenvolver os sintomas de TPM.
  • Não possuir efeito influenciador negativo sobre a densidade mineral dos ossos, assim, não contribui para a osteoporose, que afeta principalmente idosos e esta ligada a uma relação hormonal. 
  • Não necessita de constante manutenção, dura em média 2 á 3 anos. Fica intacto e imóvel no tecido subcutâneo, livre de infecções mais indesejadas e livre da exposição ao ambiente externo.
  • Possibilidade de sempre estar em dia com o método anticoncepcional. Aqui é uma observação importante visto que muitas mulheres esquecem de seguir regularmente e disciplinarmente o ciclo21, o qual necessita ser seguido para ter um efeito desejado eficaz.
  • Controle e regularização do fluxo menstrual em pacientes que necessitam regular.
  • Possibilidade de reversão de método de maneira fácil e simples. O implante pode ser retirado por um médico ginecologista sem maiores esforços e sem dor e assim que retirado a mulher já está apta a poder ter relações sexuais com o intuito de engravidar. 
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *