Cuidados Com a Pele

A Pele é a Primeira Proteção do Nosso Organismo. Cuide Bem Dela!

A pele é responsável por várias funções, como a proteção contra agressores externos, manutenção da temperatura corporal, recebimento de estímulos sensoriais. Portanto, é muito importante mantermos a saúde da pele em perfeito estado. São várias as doenças que podem acometer a pele. Câncer de pele devido ao sol, pústulas, verrugas entre vários outros problemas podem comprometer a saúde, vitalidade e beleza, e precisam ser tratados. O ideal é fazer visitas periódicas ao dermatologista, para que o profissional possa fazer exames de rotina e detectar precocemente qualquer problema, além de tratar problemas de ordem estética, deixando a pele com aspecto mais bonito. Também é importante evitar a automedicação. Geralmente as pessoas acham que é só usar um remédio que algum amigo usou e o problema vai acabar. Isso não é verdade e pode complicar mais ainda a situação. O ideal é sempre procurar um médico. Veja alguns problemas que podem surgir, e fique atento!

Acne:

Pode surgiu devido a alterações hormonais, alimentares ou devido ao mal uso de algum medicamento ou cosmético. Pode causar infecções e seqüelas como marcas e cicatrizes, e deve ser tratada por um profissional sempre. Evite automedicação.

Cuidados Com a Pele

Alergias:

Podem ser provocadas por fatores genéticos ou por agressores do ambiente externo, como produtos químicos. Em ambos os casos, o ideal é procurar um especialista para diagnosticar o problema, pois a medicação incorreta pode piorar o problema.

Verrugas:

Muitas pessoas confundem pintas com verrugas, no entanto são duas coisas diferentes. Como as verrugas são causadas por vírus, uma única verruga pode contaminar outras áreas e o número de verrugas pode aumentar. Por esse motivo, o tratamento não deve ser postergado, para evitar contaminação.

Sinais e Pintas:

Normalmente são benéficas, mas é importante tomar cuidado para que não se transformem em nada grave. É importante observar se as pintas não estão aumentando ou diminuindo, se não estão mudando de forma ou até de cor, pois estes podem ser indícios de que a pinta está em mutação e isso pode sinalizar um câncer. O exame anual pode ajudar a detectar estas mudanças mais rapidamente e de forma mais precisa, aumentando as chances de cura caso realmente sejam maléficas.

Micoses:

São infecções provocadas por vírus e acometem a pele, principalmente nas regiões do couro cabeludo e extremidades dos dedos (próximos as unhas). O tratamento é fácil, porém a automedicação não deve ser realizada. O ideal é procurar um dermatologista para que o diagnóstico seja feito, para inclusive conhecer o motivo e evitar situações de risco, ou seja, evitar contrair a infecção novamente. Se notar algo estranho em sua pele, não hesite, procure um médico de sua confiança.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *