Higiene dos Alimentos

Maneiras de evitar doenças

Uma importante maneira de evitar doenças é lavar os alimentos que serão consumidos, de maneira correta e adequada. Muitas impurezas pode se depositar nas cascas dos alimentos desde sua saída da plantação até o seus transporte para onde você vai comprá-lo. Os agrotóxicos utilizados na plantação também podem se alojar na casca dos alimentos causando intoxicação se ingeridos. Algumas regras básicas e simples podem ser seguidas para ter certeza de que se está fazendo a coisa certa quanto a higiene de seus alimentos: Escolha produtos nos quais você confie na procedência.

Higiene dos Alimentos

Dicas

Cozinhar bem os alimentos, é uma ótima maneira de garantir que os microorganismos foram eliminados. Os alimentos consumidos crus merecem uma atenção especial na hora da lavagem, usando vinagre e até mesmo alguma gotas de água sanitária na água e seguido de uma boa lavagem na água corrente. Guarde sempre com bastante cuidado os alimentos crus dentro de sacos plásticos dentro da geladeira e os alimentos cozidos em refratários com tampas. Preste muita atenção no refratário usado. Os arranhões no material podem conter microorganismos que contaminarão seu alimento.

Manipuladores

  • Prepare o alimento bem perto da hora em que ele será consumido para diminuir o tempo de espera do alimento.
  • Aqueça os alimentos já cozidos de maneira adequada.
  • Procure evitar o contato entre os alimentos cozidos e os alimentos crus colocando-os em recipientes separados, tanto pra guardar, quanto na hora de servir.
  • Quando possível, preste atenção à higiene das pessoas que estão responsáveis pelo preparo dos alimentos.
  • Prestar muita atenção também ao lugar onde a comida será preparada. Não adiante ter todo o cuidado com a higiene dos alimentos se as superfícies e os utensílios não estiverem limpos de maneira adequada.
  • Cubra sempre os alimentos que por algum motivo ficarem expostos, isso evita que algum inseto pouse neles.

Preparação

Água e os procedimentos corretos

Tenha certeza de que a água utilizada para a limpeza dos alimentos e utensílios é potável. Manter o leite na geladeira depois de aberto. Preste bastante atenção à sua data de validade e se possível, ferva-o antes de consumir. A lata de lixo deve sempre ser bem tampada para não atrair insetos e mantida longe dos alimentos e do local onde são preparados. Evite cortar as carnes e os vegetais de uma vez só. Limpe bem os utensílios entre o manuseio de um e outro. É importante lembrar que as tábuas de corte são lugares que devem ser muito bem limpos, as facas produzem cortes nele que podem abrigar muitos microorganismos que contaminarão seu alimento. Procure trocar sempre que a tábua ficar com muitos cortes.É claro, muitas dessas regras só podem ser observadas quando você próprio está cuidando do manuseio dos alimentos. Por isso deve-se também prestar atenção na qualidade e higiene do lugar quando não é você quem está preparando a refeição. Prestando atenção a essas dicas muitas doenças e infecções alimentares podem ser evitadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Higiene

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *