Higiene Íntima Feminina

A higiene intima feminina é um assunto bastante abordado, no entanto devido a sua natureza tão intima muitas mulheres ainda se sentem constrangidas e envergonhadas de fazerem perguntas e esclarecerem suas duvidas a respeito desse assunto, tão delicado, quanto importante e natural.

Neste artigo nós vamos tratar deste assunto, procurando esclarecer as duvidas de nossas leitoras a respeito da importância da higiene intima e de que maneira ela deve ser realizada.

A mulher contemporânea

Nossas antepassadas usavam roupas intimas largas, feitas de algodão, usavam vestidos e se movimentavam o dia inteiro nas lidas da casa. Nós, mulheres contemporâneas temos uma vida completamente diferente, com uma rotina conturbada e inúmeros compromissos diários.

A maioria de nós trabalha 8 horas por dia, muitas vezes sentada em frente a uma máquina de produção ou a um computador. Usamos calças jeans justas ao corpo, calcinhas de lycra, protetores diários de calcinhas e muitas vezes ainda nos depilamos completamente.

Todos estes hábitos da mulher contemporânea contribuem para o desenvolvimento de bactérias fungos, pois as roupas intimas de tecidos sintéticos, as calças jeans, as muitas horas sentada abafam nossa região genital, que juntamente com a depilação facilitam o desenvolvimento de infecções pois provocam o desequilíbrio e eliminam as barreiras naturais da vagina.

Genitália feminina

A genitália feminina é toda interna e a vagina é porta para o exterior do corpo humano, além de ser o habitat natural de diversos microorganismos, que compõe a flora vaginal que serve também de proteção contra as agressões externas. Assim manter a proteção e o equilíbrio entre os fungos e bactérias naturais da flora vaginal é fundamental para evitar infecções e outros problemas bastante incômodos como coceiras e corrimentos.

Todas as mulheres possuem essa barreira de proteção natural, no entanto fatores diversos podem acarretar o desequilíbrio do pH da vagina, tornando a genitália feminina vulnerável. A higiene intima adequada é a melhor forma de evitar esses desequilíbrios.

Produtos para higiene íntima

Atualmente existem nas farmácias, supermercados e lojas de cosméticos muitos sabonete e produtos específicos para a higiene intima da mulher, no entanto a maioria dos ginecologistas são unânimes em afirmar que o uso destes produtos não são necessários para realizar uma higiene intima adequada.

Não que eles não sejam adequados, a maioria desses produtos é de excelente qualidade, mas é possível fazer a higiene intima perfeita, de maneira simples e sem produtos diferenciados. No entanto eles podem ser bastante úteis quando por algum motivo há o desequilíbrio da flora vaginal.

Como fazer a higiene íntima

Específicos

Específicos

A higiene intima é simples e básica, deve-se lavar diariamente as regiões genitais durante o banho, de preferência com o chuveirinho, usando sabonete neutro, evitando o uso de talcos e cremes. Ao urinar ou evacuar o ideal é passar a ducha, não sendo possível limpar da frente para traz com papel sem perfume.

De preferência dormir sem calcinhas para arejar a região, e evitar o uso de roupas intimas de lycra ou sintéticos, os protetores diários, e as calças muito justas, pois aquecem e abafam a região. O uso de preservativo durante as relações sexuais é fundamental.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Higiene

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *