Áreas da Medicina e Pesquisas com Células-Tronco

A Cardiologia

De acordo com especialistas, a cardiologia é a área da medicina atualmente que mais apresenta estudos científicos sobre as células-tronco. No entanto, outras especializações como a cirurgia plástica, por exemplo, também estão se esforçando para descobrir os benefícios que essas células apresentam. O que a evidência científica mostra até o presente momento, é que as células-tronco podem se diferenciar em quase todos os tipos das centenas de células que formam o corpo humano. Por isso, os especialistas em neurologia estão interessados em descobrir como esses tipos de células podem auxiliar no tratamento dos problemas de mobilidade e também no Mal de Parkinson.

Áreas da Medicina e Pesquisas com Células-Tronco

Áreas da Medicina e Pesquisas com Células-Tronco

Enquanto os médicos nefrologistas estão preocupados em sua aplicação em pessoas portadoras de insuficiência renal crônica, e os especialistas em hematologia estão atentos às pesquisas feitas com enfermidades e deficiências na corrente sanguínea do paciente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes os portadores do tipo 1 também poderiam ser objeto de estudo com células-tronco adultas. Inicialmente os cientistas pensaram em utilizá-las para refazer a imunidade do indivíduo, tentando fazer o organismo voltar a produzir insulina. No entanto, essa pesquisa ainda continua pois depois de alguns anos do seu início, cerca da metade dos portadores de diabetes tipo 1 tiveram uma recaída da doença.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ¨¨ Células-tronco aplicadas em renal crônico ocasionam recuperação de função renal¨! Esta é a notícia que desejo ler na Internet ao amanhacer. As notícias atuais me fazem crer nela em breve. Renal crônico 69 anos de idade, Advogado, em hemodiálise há 4 anos, conheço os penosos tratamentos atuais, na maioria em pessoas mais jovens e crianças. Além do alto custo ao País. Os nefrologistas com quem converso, da área de HD e transplantes, não creem; torcem o nariz quando pergunto. A nossa gratidão aos abenegados pesquisadores e nosso pedido por apoio e mais investimentos para trabalhos com células-tronco. Camillo Durval

    Camillo Durval Berti 11 de abril de 2011 12:42
  • Cientistas criam rim humano a partir de células-tronco. Edimburgo-Escócia. Esta é a grande notícia para os que possuem problemas renais. A aplicação em humanos é que precisa ser acelerada; claro, com segurança. Creio que em breve teremos a boa notícia. Agora com a cirurgia em Salvador, Bahia, aplicando células-tronco para devolver movimentos a pacientes paralíticos. Células-tronco produzidas do próprio organismo da pessoa. No Japão estão preservando células para aplicar em humanos face aos recentes desastres. Importante é participarmos dos movimentos pró-células-tronco, inclusive acionarmos os governantes para apoiar e dedicar maiores investimentos às pesquisas. Como a Campanha das ¨Diretas Já¨!, torcemos pela Campanha ¨Células-tronco em Humanos, Agora¨!

    Camillo Durval Berti 17 de abril de 2011 14:45
  • Células-tronco para renais crônicos JÁ! Esta é a notícia mais esperada da Medicina Regenerativa. Há mais de 4 anos em hemodiálise, 69 anos de idade, não vi qualquer avanço na área de HD. Existe um tratamento padrão, cansativo, penoso aos renais crônicos e nenhuma novidade que venha aliviar o quadro. A Terapia celular avança em todas as áreas médicas, grandes descobertas anunciam-se a cada dia. O que falta? Mais investimentos? Mais apoio? Enfim, o que ocorre na área ¨renal crônica¨ que nenhum avanço se torna realidade???

    Camillo Durval 27 de abril de 2011 16:52
  • gostaria de saber,se é possilvel curar minha filha de alguma forma..ela tem diabet tipo 1,,,se ja existe algo a fazer ,ela tem 6 anos

    rodrigo salgado 12 de junho de 2011 19:32
  • Mais 1 ano se passando e…NADA PARA OS RENAIS CRÔNICOS! Nenhum medicamento aliviante…nenhum avanço concreto para aliviar as difíceis hemodiálises!? Há mais de 10 anos aguardamos algum avanço concreto…e sómente os ratos é que sempre se beneficiam! cadê o rim artificial do Dr. David Hume – Michigam!? cadê o rim humano da Escócia-Edimburgo!? e o projeto SIMBIO da Alemanha-GrãBretanha e Rússia…!? E AS Pesquisas Brasileiras acenando em 2009 com 2 anos para algum sucesso BENEFICIANDO OS RENAIS CRÔNICOS!? Passaram-se 10 anos…Ninguém mais suporta os procedimentos atuais…os Países alegam que estão gastando muito com a verba da saúde…outros alegam que os procedimentos NÃO ESTÃO CORRETOS! …A doença Renal crônica É A EPIDEMAIA DO MILÊNIO…DO MILÊNIO!!! e AS CÉLULAS-TRONCO…SERVEM para tudo e para todos…menos …para…os renais cronicos!!! Me AUDA AÍ…MEU DEUS …SÓ TU…!

    Camillo Durval 28 de novembro de 2011 15:20
  • Células-tronco para renais crônicos! Está no Yahoo! Dra. Patrícia Semedo – UNIFESP – Orientador Prof. Dr. Niels Olsen Saraiva Câmara. Bem que nossa Nefrologista Dra. Elisa Catia dos Santos; do Hosp. do RIM-UNIFESP comentou em Sala de Hemodiálise: ¨As Pesquisas estão adiantadas aqui na UNIFESP! Mas todos esperavam para daqui há uns 10 anos. Terminamos todos os renais crônicos recebendo este ¨presente de Natal¨neste final de 2011! Nos meus blogs e comments existia esta esperança, que começa a se cumprir agora! Basta o apoio dos Governantes e Políticos Brasileiros, juntamente com as Entidades Privadas, darem total contribuição aos nossos abnegados Pesquisadores, E EM 2012 começamos a reverter os desastrosos números da Doença do Milênio: a RENAL CRÔNICA!

    Camillo Durval 18 de dezembro de 2011 13:50
  • Será que ainda posso ter esperança?
    Há quatro anos, e só um SILÊNCIO ATERRADOR sobre esse assunto…

    Paulo 22 de janeiro de 2012 1:15
  • Células-tronco de doador de rim ajuda a prevenir rejeição no transplante! Testes nos EUA comprovam eficácia. Próximo passo é torcer para que células-tronco possam impedir rejeição no caso de transplante de rim de cadáver! Paulo, não se desespere; é que tudo começou há bem pouco tempo. Tenho 70 anos, há 5 em hd. Os que cuidam dos renais crônicos têm que ter alto padrão no atendimento, para direcionar os pacientes à nova vida! Vamos caminhar rápido agora, porque os países não suportam mais os gastos e as estruturas para cuidarem dos renais crônicos! Para nossa sorte! Os centros de diálises estão esgotados…assim como nós…os pacientes! A cada mês temos uma boa notícia. É o rim artificial, as terapias celulares, medicamentos em testes…Tudo vem avançando! Sua esperança e a dos demais vão ajudar em muito o avanço!

    Camillo Durval 12 de março de 2012 15:37
  • A medicina estagnou no que se refere aos doentes renais cronicos. Uma patologia desprezada, sofrida nada se acresce nesse campo.
    Todos renais cronicos com suas vidinhas vegetativas e no aguardo de algo pra ontem. Nada mais restritivo que essa doença e nada mais sofrido que a hemodialise que só é benéfica aos donos de clinicas ;
    Quero ser cobaia e qq meio que me devolva a vida!!!!!!
    Quero entender essa DEMORA, POIS QUE TODAS AS PATOLOGIAS TEM NOVIDADES FUNCIONAis e nós nada nada nada.
    Onde anda a ciencia q não evolui?

    Dolores 22 de março de 2012 22:47
  • Por favor, senhor Camillo, entre em contato comigo… estou sim, desesperado…
    Meu e-mail é pb-almeida2010@bol.com.br

    Paulo 2 de setembro de 2012 14:10
  • Em maio de 2012 recebi uma proposta para conhecer de perto os tipos de Dialise Peritonial. Já estava esgotado na hemodiálise, o coração já não suportaria mais…A eficácia da HD estava decaindo, com ameaça de precisar de + HD! Eu tinha dores por todo o corpo…Se eu pedia uma porta a Deus…a diál. peritonial era uma luz…Fui conhecer 2 tipos de diálise peritonial. 1 feita à noite, oura durante o dia. Tive que me submeter à inclusão do cateter peritonial. Foi difícil, ao menos para mim. Paulo, foi a minha salvação. Há quase 5 meses faço a D. P. em casa. Ainda atordoado pelos quase 6 anos de HD! Aos 71 anos sinto-me renascer para uma nova vida. Paulo, não desanime; procure uma luz…Tente um novo caminho. E que as Autoridades deste nosso Brasil levem bem a sério os investimentos na área dos RENAIS CRÔNICOS!

    Camillo Durval 21 de janeiro de 2013 20:26
  • tambem sou vitima da hd…já estou cansado dessa vida…será que não tem alguem que possa provocar um movimento geral em pro todas pessoas que passam por isso???precisamos encontrar uma forma de sensibilizar os politicos a investirem nesse assunto…pelo jeito quem leva vantagens é só os donos das clinicas…é justo???

    Nome carlos prado 9 de julho de 2013 21:25
  • meu pai irá começar dialise por favor já tem algum tratamento paa adiar esse sofrimento para ele e tambem para familía. Grata

    Raquel 21 de agosto de 2013 13:16
  • Realmente é uma vergonha! Existe cura para tudo menos para barrar o sofrimeno dos portadores de doenças renais crônica. Do conträrio com os nefros donos de clínicas de hemodiálise irão sobreviver?

    Neusa araujo maia 10 de janeiro de 2014 1:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *