Baço

O baço é um órgão linfático que se interpõe no fluxo sanguíneo. A superfície de projeção do eixo longitudinal do baço é a décima costela. É escondido anteriormente pela maior curvatura do estômago e da flexura cólica esquerda (baço). Seu peso varia de 50 a 250g.

O baço é composto de uma superfície diafragmática e visceral.

* Superfície diafragmática tem as faces para cima, para trás e para a esquerda. O diafragma separa o baço a partir da nona, décima e 11 º costelas.

Baço

Superfície Visceral

Estômago – curvatura maior do estômago
Renal – faces medial e caudalmente. Relacionados à superfície ventral superior do rim esquerdo.
Cólica – deixou de flexão (esplênico)

Extremidade superior voltada para a coluna vertebral
Extremidade inferior repousa sobre a flexura cólica esquerda e phrenicocolic ligamento

Estomago

Funções

Existem três principais funções do baço e estes são tratados por três diferentes tecidos no baço.
1. tecido reticuloendotelial – preocupado com a fagocitose de eritrócitos e restos de células da corrente sanguínea. Este mesmo tecido pode produzir focos de hematopese quando RBC são necessários.
2. Sinusóides venosos, juntamente com o poder do baço de contrato, fornece um método para expelir o sangue contido para satisfazer as crescentes demandas circulatórias em certos animais.
3. A polpa branca fornece linfócitos e uma fonte de células plasmáticas e, portanto, anticorpos para o celular e humoral específicas defesas imunitárias.

Corrente Sanguinea

Considerações clínicas

* A remoção cirúrgica do baço pode ser realizado em pacientes saudáveis, cujo baço foi rompido por um trauma. No longo prazo, a esplenectomia não tem efeitos terríveis
* Existe um risco aumentado de infecção após a esplenectomia, especialmente em crianças muito jovens.

O que acontecerá se o baço for removido?

Se o baço continua a sangrar, a cirurgia para reparar ou remover o baço pode ser necessária. Se o baço é removido, o organismo está preparado para assumir as funções do baço com o fígado e sistema linfático, mas há um ligeiro aumento nos problemas de infecção. O paciente acometido deve tomar a vacina da gripe cada ano. Qualquer febre superior 39 graus deve imediatamente ser relatado ao seu médico de atendimento primário. Se você tiver dúvidas, não hesite em perguntar qualquer membro da equipe Cirurgia Pediátrica.

Quais são as causas do aumento do baço?

O baço aumenta se for convidado a fazer um trabalho excessivo em filtração ou produção de células do sangue, se não é anormal fluxo de sangue para ele, ou se é invadida por células anormais ou depósitos.

Anormal de glóbulos vermelhos: Desde o baço filtra células anormais do sangue e remove-los do sistema circulatório, doenças que resultam em células anormais vermelho fará com que o baço para ampliar. Se eles não são removidos pelo baço, estas células anormais podem causar coágulos sanguíneos e diminuir a circulação. No entanto, removê-los faz com que o baço a inchar e ampliar.

Virais e infecção bacteriana: O baço é envolvido em fazer as células que combatem as infecções, e parte dessa resposta é para ampliar. Isto é comumente visto em infecções virais como mononucleose infecciosa, AIDS e hepatite viral. Exemplos de infecções bacterianas associadas com esplenomegalia, incluem: tuberculose, malária e anaplasmose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>