Balão Intragástrico

Definição

Método utilizado há bastante tempo, o balão intragástrico consiste na introdução de uma prótese esférica, com sua superfície lisa que é insuflada para o estômago através de uma válvula.Essa técnica é realizada por endoscopia digestiva. Existem dois tipos de balões: Os que são insuflados com ar, e os que são com uma solução de azul de metileno, com volumes entre 400 a 700ml. O tipo escolhido para cada paciente vai depender de sua estatura, faixa etária e sexo. Alguns especialistas, informam que os balões de ar causam um menor desconforto pela sua leveza, porém se apresentar algum vazamento (Em casos raros) sua retirada torna-se mais difícil, enquanto que o de azul de metileno, pela cor do liquido que é absovido pelo organismo, se vazar a urina da pessoa sofrerá um alteração de cor , fazendo com que o indivíduo fique em alerta.

Balão

Objetivos da Técnica

Os objetivos principais da técnica é o emagrecimento de pacientes obesos, com IMC(Indice de Massa Corporal) bastante altos, que precisam fazer cirurgia, mas não apresentam as condições clínicas necessárias para o ato cirúrgico, são insufladas com o balão intragástrico, conseguem perder peso e atingem um peso compatível para a operação. Pessoas menos obesas, também podem realizar o procedimento,se não conseguem emagrecer com métodos tradicionais como dietas saudáveis e atividades físicas.

Duração do Balão Intragástrico

O Balão intragástrico dura em média seis meses,que podem ser renovados, tempo necessário para que o paciente possa perder peso, pelo efeito de saciedade que ele provoca na pessoa, fazendo com que ela coma menos, e consequentemente emagreça. O procedimento é feito por endoscopia digestiva,e dura em média quinze minutos no ambulatório, com a pessoa sedada, para que o médico possa verificar o enchimento e a posição do balão no estômago do paciente. Alguns sintomas desconfortáveis podem ser sentidos por alguns pacientes como vômitos, sensação de peso no estômago e nâuseas, porém eles podem ser tratados com remédios e medicações endovenosas.

Processo

Funcionabilidade do Método e Riscos

A colocação do balão por si só, não causa emagrecimento. Para que o método surta efeito é necessário um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar constituída por nutricionistas, psicológos, endocrinologistas e cirurgiões. O que se procura com o procedimento, é na realidade uma reeducação dos alimentos ingeridos pelo paciente, que se espera obter pela saciedade que o balão provoca. No entanto, perfurações podem acontecer, em poucos casos,o que é preocupante pois pode causar a migração para outros órgãos os obstruindo, sendo necessária uma cirurgia para retirada. Outras restrições para o uso da técnica são as operações digestivas, de gastrite, estômago, úlceras, entre outras, que os indivíduos já fizeram e também inflamações no organismo.

A pessoa,que deseja emagrecer deve avaliar cautelosamente, todas as maneiras possíveis e os procedimentos utilizados, para alcançarem seus objetivos. De qualquer forma,com qualquer método utilizado, o acompanhamento psicológico e nutricional, sempre é necessário, pois mais importante do que combater a obesidade, é eliminar o fator que a causou.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ja fiz a redução de estomago mas voltei a engordar.

    quero saber se posso colocar o balão?
    quanto custa?se o convenio sulamerca cobre esse procedimento?
    aguardo resposta.
    obrigada Gilda.

    Gilda Paulino Rodrigues Monção 17 de janeiro de 2011 13:56
  • Qual valor pra colocar o balao para emagrecer, e apartir de q idade pode se colocar o balão?

    JOSI FERREIRA 21 de março de 2011 1:46
  • gostaria de saber quanto custa para colocar o balão

    Adriana Botelho 31 de maio de 2011 12:48
  • qual o valor do balao pra emagrecimento

    ednea andrade 30 de junho de 2011 19:11
  • qual o valor do balão gástrico por favor, obrigada…

    jane 3 de setembro de 2011 0:05
  • gostaria de saber como todos o valor para colocar o balão.aguardo resposta.obrigada

    cristina cassiano 30 de setembro de 2011 15:41
  • gostaria de saber quanto custa para colocar o balão e em que cidade tem pessoas especializadas para fazer isso?moro em jaragua do sul,sc

    fabiane mainka 9 de novembro de 2011 1:44
  • gostaria de saber o valor deste procedimento, obrigada

    simone 16 de novembro de 2011 0:39
  • eu estou com 75kg´tenho 1.57 de altura. gostaria de colocar o balão intragátrico. quero saber qto custa se faz pelo convenio cassems , aonde eu encontro em campo grande ms. Atenciosamente.

    gilvania pereira de novais 9 de fevereiro de 2012 0:18
  • gostaria de saber o valor deste procedimento, obrigada

    valeria 27 de fevereiro de 2012 20:51
  • Gostaria de saber valor deste procedimento.

    Tenho 76ks e 1e 62 de altura , tenho 40 anos.

    aguardo respostas

    rita de cassia eugenio 23 de março de 2012 22:13
  • quero saber precos aguardo respostas

    fernanda 14 de maio de 2012 21:34
  • ja fiz a redução de estômago mas voltei a engordar.
    quero saber se posso colocar o balão?
    quanto custa?se o convénio bradesco cobre esse procedimento?
    aguardo resposta.
    obrigada Gilda.ou quanto custa

    Nomekissia 8 de novembro de 2012 1:30
  • Tenho a obesidade III, 53 anos, 1.62 alt 114 kg, em tratamento da Gastrite, há 2 anos,e não pára de engordar e assim vai, tenho o Convênio Cassems, e gostaria de saber os valores parcelados junto ao meu convênio. Pois preciso muito me sinto muito cansada e pesada com dificuldade para andar.

    NomeMaria Regina Prado Avila 30 de novembro de 2012 16:21
  • Olá! Tenho 1.62 e peso 77 kilos, será que com esse peso eu consigo fazer esse procedimento (Balão intragástrico)? E a unimed cobre?

    NomeDaniela 28 de dezembro de 2012 1:57
  • qual o valor?

    NomeSIL 20 de fevereiro de 2013 14:11
  • Moro em Itapema SC e gostaria de saber do custo e o lugar mais proximo da minha residencia para realizar esse procedimento.

    Elaine 7 de março de 2013 0:03
  • Fiz minha redução a 4 anos e voltei a engordar, gostaria de saber se posso colocar o balão ou se existe algum outro procedimento. Obrigado Aguardo resposta…

    Fernanda 8 de julho de 2013 14:00
  • Tenho a obesidade III,34 anos, 1.65 alt 114 kg, ,e não pára de engordar e assim vai, tenho o Convênio medprev , e gostaria de saber os valores parcelados junto ao meu convênio. Pois preciso muito me sinto muito cansada e pesada com dificuldade para andar.

    RENATA 5 de novembro de 2013 14:13
  • quero saber se posso ficar acima de seis meses como balao , quanto posso emagrecer tenho 1.80m e peso 125 kg

    marcos 19 de novembro de 2013 19:08
  • Eu peso 130 kg e meço 1,77 altura que saber qual resultado que posso ter em seis meses e qual o valor do procedimento adoraria saber melhor como tudo funciona

    MARCOS 7 de janeiro de 2014 2:17
  • Qual o valor??

    Francielle 22 de abril de 2014 20:01
  • Olá! Tenho 1.58 e peso 85 kilos, será que com esse peso eu consigo fazer esse procedimento (Balão intragástrico)? E a unimed cobre? Qual o valor?

    Luciene Santos 28 de janeiro de 2015 21:51
  • Qro saber qt custa ou se a unimed de ponta grossa cobre?..urgente obrigada

    priscila 23 de abril de 2015 11:38
  • Gostaria de saber se a Cassems cobre este procedimento, se não qual o valor?

    Adriane 6 de novembro de 2015 22:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *