Benefícios da Atividade de Pedalar para a Saúde

Opção para Manter a Saúde

Muitas pessoas falam sobre a importância da corrida, para a saúde do corpo. No entanto, podem acrescentar também os benefícios de pedalar bicicleta, como uma excelente opção para promover a manutenção da forma física, e ainda proporcionar um bem-estar ao organismo, livrando-o de possíveis doenças.

Benefícios da Atividade de Pedalar

Benefícios da Atividade de Pedalar para a Saúde

Benefícios da Atividade de Pedalar para a Saúde

Os benefícios de pedalar, além de proporcionar um bom condicionamento físico às pessoas, ainda faz com que elas mantenham a boa forma, e evitem doenças,uma vez que o ato de pedalar demanda do indivíduo um maior reflexo, equilíbrio e habilidade, além de proporcionar um menor impacto às articulações do corpo, promovendo um grande consumo de energia, o que resulta em perda de peso.Pedalar de bicicleta é um dos melhores exercícios cardiovasculares, auxiliando a melhorar o condicionamento físico dos indivíduos praticantes de ciclismo.

Desenvolvimento de Projetos

Importância

Importância

De acordo com o CTS-Brasil(Centro de Transporte Sustentável), que é uma instituição que atua em parceria com órgãos governamentais e empresas privadas, para desenvolvimento de projetos para melhoramento de transportes, a utilização das bicicletas como meio de transporte é cada vez mais indicada, não somente pelas questões que envolvem a poluição e o meio ambiente, como também porque o ato de pedalar, contribui de maneira significativa, para reduzir os riscos de diabetes, obesidade, problemas cardíacos,além de prevenir a osteoporose, e controlar a hipertensão arterial.

Também atua como um exercício que promove relaxamento,combatendo a depressão, ansiedade e estresse, além de definir músculos abdominais e fortalecer as pernas.

Estudo Realizado

Benefícios

Benefícios

Um estudo científico realizado nos Estados Unidos, publicado no Jornal Americano de Saúde Pública, revelou que em grupos sociais onde há maior quantidade de ciclistas e pedestres, o índice de pessoas saudáveis é maior do que naquelas, onde os indivíduos só utilizam os veículos como meio de locomoção.

Os pesquisadores fizeram análise em cidades norte-americanas, além de outras em mais de dez países, para verificar a associação existente entre problemas como obesidade e diabetes, com a utilização de meio de transporte utilizado para locomoção (Carro ou bicicleta).

De acordo com a comparação feita, os estudiosos descobriram que os locais onde havia maior número de pessoas que pedalavam ou caminhavam, apresentavam um maior índice de indivíduos que conseguiam atingir os níveis recomendados, de acordo com especialistas, de realizar atividades físicas com frequência, além de ter menos obesos e menos doentes com diabetes.

Segurança Reforçada

Essas pesquisas realizadas, reforçam a necessidade de incentivar às pessoas a se locomoverem mais de bicicleta ou a pé, porém oferecendo-lhes infraestrutura adequada com ciclovias seguras, além de calçadas pavimentadas, corredores e passarelas. Alguns itens devem ser usados por indivíduos que utilizam a bicicleta no seu dia a dia, entre alguns estão:

A utilização do capacete, que é de extrema importância,pois previne o ciclista de, em caso de acidentes, sofrer danos cerebrais, pela batida da cabeça,sendo que o mais recomendado é o que tem sua estrutura de isopor, com cobertura plástica e uma espuma para proteção; Uso de Luvas para que as mãos não escorreguem do guidão, provocando quedas ; Roupas adequadas, que permitam uma mobilidade maior, além de serem confortáveis.

Salete Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>