Conhecimentos Multidisciplinares a Favor Da Saúde Infantil

Assim como em demais áreas da saúde, a atenção à saúde da criança utiliza conhecimentos multidisciplinares a favor da integralidade nos cuidados infantis. Tais cuidados começam a ser disponibilizados ainda no início da formação do bebê, através de orientações à gestante.

Saude

Saude

A disseminação precoce de informações, ideia adotada por inúmeras instituições de saúde, baseia-se no princípio de educar para prevenir problemas que podem colocar em risco a qualidade de vida da criança.

Essas orientações acontecem a partir da reunião de diferentes especialidades, dentre as quais podemos citar como exemplos, a orientação psicológica e nutricional à gestante, a explicação prática da rotina de amamentação (posicionamento correto, favorecendo a prevenção de problemas como fissuras na mama) administrada por um profissional de enfermagem, a higienização do bebê e outras ações que ilustrem o cotidiano dos futuros pais, com orientações práticas que favorecem uma rotina agradável e isenta de sustos evitáveis.

Nos primeiros dias de vida do bebê, a participação ativa da equipe multidisciplinar, no atendimento ao puerpério, junto ao pediatra, possibilita um extenso suporte às diversas questões que cerceiam a vida dos pais. Ainda na maternidade, a equipe multidisciplinar retoma orientações educacionais, que na prática podem assumir, para alguns, uma conotação mais complexa, desmistificada mediante o olhar de diferentes profissões.

A tecnologia conspira a favor dos pequenos, propiciando o diagnóstico precoce de doenças, que se não tratadas antes de sua evolução, podem desencadear problemas de difícil condução. Exames simples, realizados nos primeiros dias após o nascimento, são importantes aliados na prevenção de patologias graves à criança. Podemos citar, por exemplo, o teste da orelhinha, que verifica a predisposição da criança em desenvolver problemas auditivos, o teste do pezinho, que analisa a existência de anomalias, que tratadas prematuramente podem implicar em menor comprometimento da saúde infantil, e o teste do reflexo vermelho, popularmente tratado como teste do olhinho, realizado ainda na maternidade, analisa a existência de patologias oculares.

Vacinas Bebes

Vacinas Bebes

A atenção integral à criança é tarefa de diferentes profissionais da saúde, tarefa esta que deve ter início ainda no período gestacional. Cuidar da saúde física e psíquica da gestante é fator importante, que se reflete nas condições de saúde infantil, já que a mãe será a pioneira em suprir as necessidades de seu bebê. Porém, o êxito desta tarefa também demanda favorecer todos os envolvidos na tarefa de administrar cuidados à criança, através de orientações práticas e educativas, fator imprescindível para que ocorra um desenvolvimento favorável da criança.

Ainda nos primeiros dias de vida da criança, orientações simples sobre cuidados com o coto umbilical, o banho do recém-nascido, o posicionamento correto para amamentá-lo e outras instruções que se iniciam ainda na maternidade, podem prevenir o aparecimento de problemas que levem a procuras excessivas pelo atendimento emergencial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *