Distúrbio de Coagulação

O Distúrbio

O distúrbio na coagulação sanguínea pode ser definido como o resultado do sangramento em excesso e uma coagulação insuficiente. O processo de coagulação no organismo acontece quando o sangue se transforma de líquido para um estado semi-sólido, o que geralmente ocorre quando, após uma lesão ou trauma, o sangue fica exposto ao ar atmosférico. Em alguns segundos, as plaquetas, que são pequenos fragmentos sanguíneos, se reúnem onde está localizado o ferimento da pessoa. Desse modo, o cálcio, as proteínas do sangue e as próprias plaquetas, além de outros elementos dos tecidos do corpo humano, reagem entre si dando origem a um coágulo, que atua como uma espécie de rede que cobre a ferida.

Distúrbio de Coagulação

Distúrbio de Coagulação

Depois de alguns dias, o coágulo formado fica mais resistente, porém, quando a ferida já está cicatrizada ele se dissolve, processo conhecido como fibrinolítico. Quando o sangue não coagula de maneira adequada, ocorre o que os especialistas denominam de distúrbios de coagulação, que podem ou não ser congênitos, ou serem adquiridos através de algum tipo de enfermidade após o nascimento da pessoa.

Salete Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>