Geno Valgo e Riscos de Lesões

Mulheres são Mais Afetadas

Geno Valgo e Riscos de Lesões

Geno Valgo e Riscos de Lesões

O geno valgo, que é um tipo de desvio mais comum em mulheres, e é conhecido pelas pessoas em geral, com o nome de joelho em X , é um problema que restringe a prática de atividades físicas de forte impacto, pois há o risco de aumentar a possibilidade de haver lesões.

Falta de Alinhamento do Joelho

O joelho em X ou torto é um problema, que aumenta muito os riscos de problemas em mulheres que praticam exercícios físicos, pela falta de alinhamento, gerando uma sobrecarga na perna, provocando desgastes da cartilagem,traumas do menisco e artroses, entre outras lesões. De acordo com especialistas, esse tipo de desvio também acomete indivíduos do sexo masculino, no entanto é duas vezes mais freqüente em pessoas do sexo feminino, pela largura da bacia que as mulheres apresentam aumentando a incidência nelas.

Como Acontece o Problema

Joelhos

Joelhos

Especialistas revelam que, quando a distância entre os dois joelhos é menor que oitenta por cento do diâmetro da bacia , o indivíduo já pode ser classificado como portador do desvio. Depois desse parâmetro, o perigo de ocorrer o problema sofre um aumento de vinte por cento, e as pessoas do sexo feminino, por apresentarem a bacia mais larga, ficam mais expostas à essas diferenças que causam as lesões.

Além disso, outros fatores podem contribuir para aumentar o risco, como o hormônio feminino conhecido como progesterona, que atua como um relaxante muscular, fazendo com que o músculo fique menos eficiente, quando há um impacto mais forte, prejudicando os joelhos. Com a corrida, uma carga equivalente a quase o dobro do peso corporal da mulher fica concentrada em seus joelhos, sendo os músculos responsáveis por absorverem os impactos durante a atividade.

As pessoas do sexo feminino, tem os músculos anteriores mias fracos, e por esse motivo acabam utilizando os interiores para compensar. No entanto, se usados em excesso, acabam forçando os joelhos para dentro, piorando o quadro clínico do gene vago. Como resultado se houver sobrecarga no joelho pode haver o comprometimento do osso patelar, agravando seu alinhamento, prejudicando a cartilagem local, causando dores constantes e que aumentam com os exercícios físicos.

Restrições nas Atividades Físicas

De acordo com ortopedistas, se a mulher tem joelhos em X, o exercício físico deve ser feito com muito cuidado, para não agravar ainda mais seu quadro clínico. Atividades físicas como agachamento ou esportes, em que seja preciso dobrar o joelho em mais de quarenta e cinco graus devem ser evitadas. A corrida pode ser realizada, desde que não haja exageros no tempo e intensidade do exercício.

Uma opção que causa menos impacto, segundo especialista, é um aparelho chamado transporte, usado em academias de ginástica. Outra sugestão é fortalecer a musculatura com pesos, para que ela possa absorver melhor o impacto de caminhar e praticar esportes. No entanto, os profissionais alertam que se houver piora no quadro clínico, pode ser necessária uma cirurgia, onde é feito um corte no osso, com o objetivo de alinhar a perna da pessoa.

Exame Novo para Detectar o Problema

Atividades

Atividades

Cientistas norte-americanos criaram um teste, que identifica a aproximação dos joelhos do indivíduo, quando ele pratica exercícios físicos. Utilizando um computador, obtém-se a imagem da pessoa quando ela dá três saltos seguidos.

Após a captura dessas imagens, o equipamento eletrônico é capaz de analisar a distância entre os joelhos nos vários momentos da atividade, auxiliando em um diagnóstico mais preciso do problema de desvio, e também servindo com referência para confecção de um plano adequado de atividades, com correções posturais. Apesar de já está presente em nosso país, esse teste só é oferecido em poucas clínicas e hospitais.

Salete Dias

3 comentários

  1. Geno Valgo e Considerado Uma Doença Fisica

  2. é possível corrigir joelho valgo apenas com exercícios de fortalecimentos adutores e abdutores

  3. é possível corrigir joelho valgo apenas com exercícios de fortalecimentos adutores e abdutores ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>