Marcapasso

Marcapasso cardíaco

Marcapasso

Marcapasso

O coração é um músculo oco composto por quatro câmaras – dois átrios conhecidos como câmaras superiores e dois ventrículos, conhecidos como câmaras inferiores, onde também é dividido por dois lados: o direito e o esquerdo. Sua principal função é bombear o sangue para todos os órgãos e tecidos, para que possam se nutrir e para receber oxigênio. Se trata de um órgão que depende muito de minúsculos impulsos elétricos que partem da câmara superior para a câmara inferior.

Os impulsos iniciam no nó sinusal que é o marcapasso natural fazendo assim o coração bater normalmente, da maneira rítmica de qual todos conhecemos. Por outro lado, a pulsação nada mais é que esses impulsos transferidos por feixes elétricos das câmaras superiores para as câmaras inferiores fazendo se contrair.

Um coração sadio, sem qualquer problema, bate de sessenta a oitenta vezes por minuto, em estado normal de repouso, uma vez que quando estamos praticando alguma atividade física ou então quando estamos numa situação de stress físico ou mental nossos batimentos se elevam para a casa de cem a cento e dez batidas por minuto, o que faz com que a nossa necessidade de oxigênio aumente.

Problemas

Coração

Coração

O envelhecimento ou até mesmo por doenças podem alterar a freqüência do ritmo do batimento cardíaco, consistindo aí num dos problemas mais comuns, os bloqueios que surgem sempre no sistema que comanda os feixes elétricos, fazendo com que o coração bata de maneira mais lenta ou então faça com que o seu ritmo se descontrole, causando inúmeros transtornos ao paciente acometido, mandando menor distribuição de oxigênio ao organismo e causando alguns sintomas como tontura, vertigens, sensação de cansaço e fraqueza, o que os especialistas chamam de bradicardia.

Quando o coração começa a apresentar este tipo de problema, é necessário que se utilize da cirurgia para a colocação de um marcapasso artificial que se torna indispensável para que o paciente possa continuar sua vida sem maiores complicações, e estes são adaptados conforme se verifica o caso de cada paciente.

Marcapasso Artificial

Gerador

Células

Consiste num sistema de geração de pulsos ligado a um eletrodo. O marcapasso é um pequeno dispositivo de diâmetro aproximado de 5 centímetros e que só funcionam quando há a quebre do ritmo normal do coração. Por isso dissemos logo acima que cada caso é ajustado o marcapasso de acordo com a necessidade do paciente, pois sabe reconhecer a atividade cardíaca do paciente.

O eletrodo consiste num fio muito fino que é ligado em dupla ou sozinho, que é instalado sempre no lado direito do coração, que uma vez instalados são responsáveis por levar o impulso elétrico enviado pelo marcapasso para que o coração, que está com baixa produção de batidas, volte a receber quantas cargas forem precisas para que possa bater normalmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *