Medicina Nuclear

Medicina Nuclear

A medicina nuclear é um dos segmentos mais avançados da medicina moderna, no entanto ela começou a ser delineada ainda em 1896 quando foi descoberto o primeiro isótopo natural, o urânio. Em 1898 Marie Curie desvendou a radioatividade natural, pelo que ganhou o Prêmio Nobel da física em 1903 e o de química em 1911. No entanto foi em 1923, que a medicina nuclear ganhou forma, quando Havesy utilizou um traçador natural pela primeira vez, numa exploração biológica. Com a evolução da física e também das técnicas nucleares são criados os reatores atômicos e os equipamentos especiais para lidar com esse material de forma segura e sua aplicada a medicina se amplia.

Medicina Nuclear

O Que é a Medicina Nuclear?

A medicina nuclear é uma das especialidades médicas que mais tem se desenvolvido nas últimas décadas, e se caracteriza pela utilização de materiais radioativos para diagnosticar, acompanhar e para tratar patologias. Os exames da medicina nuclear utilizam substâncias radioativas produzidas artificialmente e que são denominadas traçadores, justamente pela sua capacidade ou sua característica peculiar de passar pelo corpo humano produzindo um traçado, que é acompanhado através dos equipamentos apropriados, oferecendo a possibilidade de realizar a analise da anatomia de órgãos internos.

Centro

Esta análise só seria possível antes do advento da medicina nuclear, através de procedimentos cirúrgicos. Os exames realizados com o uso da medicina nuclear também permitem visualizar e perceber alterações no metabolismo e no funcionamento de tecidos e órgãos do corpo humano, que são provocadas por doenças, antes mesmo destas causarem alterações na anatomia dos órgãos, assim muitas vezes é possível iniciar o tratamento precocemente, antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas e algumas doenças, havendo assim uma chance maior de um tratamento eficaz.

Guanabara

Os Exames da Medicina Nuclear e Sua Indicação

Atualmente existem cerca de 100 tipos diferentes de exames utilizando a medicina nuclear, número que está em constante crescimento, pois os estudos acerca das possibilidades de usar a energia nuclear na medicina não cessam, no entanto hoje eles são utilizados para avaliar a fisiologia do coração, a possibilidade de restrições de fluxo de sangue para o cérebro, o funcionamento de órgãos como rins, pulmões, tiróide, fígado e ossos. Também é utilizado no estudo do cérebro humano, no alivio de episódios de dor intensa.

Imagens

Também são utilizados em alguns casos de câncer nos ossos e no diagnóstico de alguns tipos de tumores e outras funções orgânicas. Os exames da medicina nuclear são indolores e seguros. O paciente recebe através de via oral, injetável ou por inalação uma pequena dose do material radioativo que é misturado a uma substância de acordo com o órgão que se quer analisar. O elemento traçador então percorre o corpo do paciente enquanto os equipamentos especiais captam as imagens dos órgãos em questão que são armazenadas e então analisadas pelo médico que irá dar o diagnóstico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *