Músculo Gastrocnêmio Origem Inserção e Ação

Diversos são os compartimentos do corpo humano e cada um deles possui sua musculatura específica com origem e inserções de músculos e suas inervações. Cada um desses músculos são responsáveis por realizar determinados movimentos do corpo, dependendo de onde estão localizados. Hoje vamos tratar um pouco mais de músculos localizados na região da perna, e mais especificamente do músculo gastrocnêmeo, localizado na região posterior da perna.

A região posterior da perna tem inicio na fossa poplítea e vai até tornozelo. Essa é uma região preenchida principalmente por gordura. Quando o joelho se dobra, é fletido, a região da fossa poplítea apresenta uma depressão no local correspondente. As vezes os músculos isquiotibiais que passam na região e o gastrocnêmio não deixam com que seja percebido a tamanho que realmente é a região poplítea, mas se for observado profundamente, ele é maior do que é possível se ver. Quando se estica o joelho, joelho em extensão, a gordura local é observada através da abertura que há sobre os tendões do músculos isquiotibiais.

Na fossa poplítea é possível ver estruturas que passam na região, como a veia safena parva, nervo tibial, nervo fibular comum, nervo cutâneo femoral posterior, além dos linfonodos poplíteos e vasos poplíteos. Nessa região há origem de músculos e uma fáscia, que é uma tela que cobre a região e essa continua com a fáscia da perna, para poder proteger as estruturas neurovasculares que estão na região.

Estruturas Neurovasculares Da Perna

Estruturas Neurovasculares Da Perna

A região posterior da perna possui músculos mais superficiais e outros que são mais profundos. Na parte mais profunda que passam os nervos e os vasos sanguíneos que irão suprir as necessidades metabólicas da planta do pé, por isso, quando há a síndrome compartimental da perna, com edema da região, deve ser realizado corte para alívio da pressão local, pois a irrigação dos pés e da perna pode ser comprometida.

Os músculos da região posterior são responsáveis por realizar a flexão plantar no tornozelo, além de alguns músculos realizarem também a inversão talocalcânea e flexão dos dedos. Esses músculos são super importantes para realizar o início do movimento da marcha, para haver a saída do calcâneo do chão.

Movimento da Marcha

Movimento da Marcha

No grupo de músculos superficiais estão o gastrocnêmio, o músculo sóleo e o músculo plantar. O músculo gastrocnêmio e sóleo vão se inserir em mesmo local e por isso acabam tendo um tendão em comum: o tendão do calcâneo, também conhecido como tendão de aquiles. Esse é um tendão super forte e espesso e possui cerca de 15 centímetros de comprimento. O músculo sóleo junto com o gastrocnêmio forma o que é conhecido como tríceps sural, pois são três cabeças de músculos que acabam se inserindo em mesmo local.

Músculo Gastrocnêmio

Esse músculo se origina na face lateral do côndilo lateral do fêmur, a sua cabeça lateral, e na face poplítea do fêmur, superior ao côndilo medial, a sua cabeça medial. Essas duas cabeças descem formando o ventre do músculo e insere na face posterior do calcâneo através do tendão do calcâneo. Ele é inervado pelo nervo tibial e é um dos músculos que estão mais superficiais no compartimento posterior da perna. Ele é um músculo que apresenta fibras fusiforme e é biarticular. Ele cruza tanto a articulação do joelho como talocrural e atua nessas duas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *