Narcisismo Infantil

Conceito de Narcisismo

Narcisismo Infantil

Narcisismo Infantil

A palavra narcisista, derivada do mito de Narciso, refere-se a pessoa que se preocupa demais consigo mesmo, e se considera superior a todos a sua volta, incluindo seus amigos e familiares. O Indivíduo narcisista, apresenta uma excessiva admiração por si próprio, e uma tendência anormal e excessiva de se sentir sempre melhor que os outros.

Narcisismo Infantil

Os especialistas informam que, o narcisimo em bebês é uma fase do desenvolvimento natural e necessária ,para sua formação, no entanto, eles advertem que as crianças precisam desde cedo, começarem a entender a existência dos outros e ademarcação de seus limites. Na faixa etária dos quatros anos de idade, já é possível ela perceber que há outras pessoas ao seu redor, para que no futuro, possa conviver com elas de forma harmônica.

Estudos Recentes Sobre o Tema

Estudo

Estudo

Uma recente pesquisa feita pela Universidade de San Diego e da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, revelou que o narcisismo cresceu muito nesses últimos quinze anos na população norte-americana. Algumas teorias foram divulgadas para decifrar essa situação, algumas acham que esse fenômeno depende dos pais, outros que a culpa é dos professores, ou ainda a mídia, que eles consideram como permissivas para atitudes voltadas para o individualismo.

Defesa dos Pais

Os pais normalmente, quando são acusados de darem ao filho uma educação para formar um indivíduo narcisista no futuro, se desculpam, revelando que o modo como criam as crianças, é para que eles posteriormente tenham uma boa autoestima, e com melhor preparado intelectual para competir por melhores empregos, e consequentemente alcançarem melhor situação financeira.

O que na realidade ocorre, não somente nos Estados Unidos, mas em países de todo mundo, é que quando essas crianças se tornam adultos, querem ter sempre tratamento especial, costumam ser autoritárias, e geralmente tomam decisões, inconsequentes e impetuosas. De acordo, com especialistas em Narcisismo, o valor que a sociedade dá ao indivíduo, é quando ele consegue obter o que deseja a qualquer custo. As pessoas, em geral devem dar mais atenção a construção na sociedade em que vivem, e não na destruição que elas podem fazer, para conseguir o que querem.

Teoria Freudiana

Criança

Criança

Freud em sua teoria psicanalítica, escreveu no ano de 1914, um artigo onde dizia, que toda criança teria de passar por uma fase de narcisismo necessariamente. Essa etapa de vida, onde ela é naturalmente egocêntrica é importante para os bebês. Geralmente, até os três anos de idade, ele não tem a compreensão de que a outra pessoa, não é parte dela, e que não tem como função principal, somente satisfazer seus desejos. Segundo a teoria, o narcisismo é necessário para que a criança desde cedo, desenvolva sua personalidade, reconhecendo seus próprios sentimentos.

Porém se após essa fase, a criança continuar apresentando comportamento egocêntrico, cabe aos pais observar se isso já não faz parte da personalidade dela,devendo ensiná-los que os limites são necessários, para que os filhos possam lidar melhor com suas frustrações no futuro, se desenvolvendo em adultos seguros na sua forma de lidar com o mundo.

Salete Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>