Os Computadores Podem Ajudar o Combater o Câncer

A tecnologia tem sido desenvolvida de maneira muito acelerada e tem sido aplicado o conhecimento tecnológico em máquinas para auxiliar as mais diversas áreas. Os computadores são um exemplo de tecnologia que não só auxiliou na operacionalização dos setores de uma indústria como também foi sendo adaptado para suprir as necessidades de áreas de atuação como a de humanas para quem faz cursos de rádio e tv, onde o computador se torna uma ferramenta fundamental para registrar, salvar e modificar diversas imagens e filmagens que precisam ser geradas. Além das áreas mais óbvias que o computador tem sido utilizado têm as áreas em que nem se imagina sua aplicação, como na área da saúde.

As máquinas e computadores com seus programas modernizados proporcionou a medicina um salto significativo na sua maneira de diagnosticar, tratar e acompanhar diversas doenças. Um exemplo são alguns programas de computador que são usados para acompanhar, por exemplo, pessoas que possuem um desvio na coluna, chamado escoliose. É possível acompanhar a melhora numérica desse desvio com a aplicação de um programa chamado SAPO em cima de fotos que são tiradas antes do tratamento e após alguns tratamentos, ajudando a relatar para a pessoa valores numéricos de sua melhora, dando mais credibilidade ao trabalho que está sendo realizado.

Na área da saúde o computador ajudou a acelerar a obtenção de resultados de exames médicos, acelerando também o diagnóstico e tratamento das diversas doenças. Exames como ressonância magnética, radiografia entre outros tiveram suas imagens melhoradas ao poderem ser observadas nas telas de computador ajudando no diagnóstico rápido de diversas doenças. Uma das doenças que merece destaque por estar sendo investido em pesquisas para conciliar o uso de computadores e a realização de seu tratamento é no câncer.

Câncer

O câncer é uma das doenças que têm acometido diversas pessoas nos dias de hoje e por isso tem recebido uma atenção redobrada de pesquisadores para a descoberta precoce e para a descoberta de cura dos diferentes tipos de câncer em seus vários estágios. O câncer ocorre devido uma mutação que pode ocorrer na célula normal ao estar essa se replicando e a partir de uma célula mutada ocorre o câncer quando essa realiza seus processos de divisão celular e gera outras células iguais a essa e também mutadas. O corpo tem mecanismo de proteção para não deixar que uma célula que sofreu um erro no momento de sua replicação permaneça viva no organismo e esses mecanismo irão lesar essa célula errada para haver morte celular e não deixar que essa se forme. Mas algumas escapam desses mecanismos de proteção do corpo e por isso podem acabar por prevalecer e desenvolver células cancerígenas.

Para combater o câncer a medicina dispõe de alguns tratamentos como a quimioterapia e radioterapia após a remoção da parte do organismo que está tomado por células anormais. Mas muitas vezes esses tratamentos não têm sido resolutivo e por isso ainda permanece as pesquisas em busca da cura da doença que tem debilitado e matado um grande número de pessoas.

O Uso de Computadores Para a Cura Do Câncer

Um dos tratamentos que tem se investido em pesquisas é a utilização de computadores para curar o câncer. Tem sido investigado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos da América, um modo de usar computadores com aceleração de GPU (Graphic Processing Unit) para se entender como ocorre a mutação celular e como essa mutação sobrevive aos mecanismos de reparo que o próprio corpo tem ocasionando, assim, o câncer.

A pesquisa busca descobrir o medicamento que irá curar o câncer e para isso utiliza a ajuda de computadores que irão simular o câncer e sua cura. É usado GPU pois esses são processadores com vários núcleos e assim possuem uma capacidade maior de processar os dados. A GPU usa um conjunto de dados que estão ordenados de maneira paralela e sua capacidade e velocidade para acessar a memória é bem mais rápida que o normal, por isso tem sido usada para a pesquisa na área da saúde para a descoberta da cura do câncer.

O projeto que está sendo realizada na Califórnia tem sido em cima da proteína p53 já que essa regula o crescimento da célula e ajuda em seu reparo ou irá desencadear a morte das células que não estão normais. Já se sabe que quando essa proteína não está com seu funcionamento normal o risco para desenvolver células cancerígenas é bem alto. Por isso, na Califórnia tem sido pesquisado a proteína p53 com simulações que são rodadas nos computadores com o auxilio da aceleração de GPU e é verificado como essas proteínas são construídas e como elas funcionam dentro do organismo do homem.

Quando a pesquisa começou a ser realizada com os computadores com a ajuda de aceleração de GPU os pesquisadores conseguiram realizar a reativação da proteína p 53 em um tempo bem curto, de apenas seis meses.

Além da universidade da Califórnia a universidade de Cambridge, no Reino Unido, também tem se mobilizado em relação a pesquisa da cura de câncer com a ajuda de computadores de alta tecnologia, mas a abordagem é um pouco diferente da que tem sido realizada no estado dos Estados Unidos da América. No Reino Unido O trabalho tem sido focado para o desenvolvimento de um sistema que fique dentro das células humanas e quando as células cancerosas são detectadas o sistema reinicia e limpa as células comprometidas.

Ainda muito tem se estudado em relação ao câncer. Sabe-se alguns mecanismos que são quebrados e esses que podem gerar a doença. A partir do domínio da forma de desenvolvimento do câncer que pode se pensar nas diversas maneiras de se restringir e curar as células anormais que são desenvolvidas. Ainda não se conseguiu descobrir medicamentos que curam qualquer tipo de câncer em qualquer um de seus estágios e ainda não se descobriu medicamentos que possam prevenir o corpo de desenvolver qualquer tipo de câncer, mas são várias as universidades que tem reunido forças para o combate dessa doença e a ajuda da alta tecnologia atual tem sido de grande valia!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *