Relação entre Menopausa e Câncer de Mama

A relação ente o aparecimento e desenvolvimento do câncer de mama segundo alguns pesquisadores tem relação direta com o processo de menopausa da mulher, e também de alguns hábitos que a mesma traçou ao longo de sua vida, fazendo então uma referencia a seu comportamento quanto a alimentação, exercícios físicos, vícios e as taxas hormonais principalmente que estiverem presentes em seu corpo nos anos que antecederam o período de menopausa da mesma.

O órgão conhecido com ISM (iniciativa da saúde da mulher) responsável por validar e avaliar diversas pesquisas que são realizadas no âmbito da saúde feminina se demonstrou nos últimos anos muito preocupado com diversos tipos de variações nos diagnósticos das mulheres com câncer de mama, mas principalmente voltados para área de segurança quanto ao processo de reposição dos hormônios da mesma que são avaliados logo após o início de sua menopausa.

Segundo especialistas desse instituto, diversas mulheres assim que iniciam o processo de menopausa acabam necessitando passar por o que chamados de reposição hormonal, para que possa assim ser possível que as taxas de hormônios em seu corpo se mostrem mais elevadas, e acabem não afetando o desenvolvimento de várias funções de seu organismo que dependem de forma direta da presença de hormônios. Porem, o problema se encontra quando essa ministrarem de remédios para regular as taxas nos corpos da mesma acabam sendo feitos de forma precipitada e até mesmo em quantidades não recomendadas, já que poderão assim, causar um efeito contrário ao que se busca quando as taxas dos mesmos se apresentam baixas.

Para que possamos entender de uma forma mais completa como se dá a necessidade da reposição hormonal o corpo da mulher, e quais os efeitos da mesma em relação ao desenvolvimento do câncer de mama, vamos analisar um pouco mais obre a menopausa, e entender como a mesma funciona no organismo feminino.

A Menopausa

A menopausa é um período que toda a mulher acaba passando ao longo de sua vida. Geralmente ocorre entre os seus quarenta e cinco e cinquenta e cinco anos de idade, mas pode acontecer de forma precoce por problemas de disfunções hormonais, ou também após a data estipulada como médica entre as mulheres de todo o mundo. A menopausa é considerado o período que ocorre após a última menstruação regular d mulher em toda sua vida.

Chamamos a sua última menstruação, de menstruação regular pois existe ainda a chance de ao longo da menopausa algumas mulheres acabarem liberando uma pequena quantidade de sangue, o chamado de sangramento de escape. Esse período é marcado na mulher por diversas variações em suas taxas hormonais, principalmente na quantidade de progesterona liberada de seu organismo.

A progesterona é o principal hormônio responsável pelo processo da menstruação, já que auxilia o preparado do útero para um possível desenvolvimento de um feto, e quando o mesmo não ocorre, libera o ovulo para que  menstruação então se inicie. Como o processo da menopausa, as taxas de progesterona no organismo da mulher acabam se reduzindo muito, já que não existe mais os óvulos necessários para a menstruação ocorra, interferindo assim em diversas partes do corpo da mulher e seu funcionamento.

A lubrificação da mesma pode por vezes se apresentar menor, mudanças de humor acabam sendo constantes e também alterações na temperatura do corpo da mesma acabam sendo constante e um dos principais sintomas da menopausa.

Com a reposição hormonal, existe a chance de restabelecer algumas dessa disfunções hormonais, mas caso não sejam analisadas de forma correta, podem acabar gerando consequências não tão satisfatórias.

Para as mulheres que de alguma forma já apresentaram o aparecimento do câncer de mama, não é recomendável que haja essa reposição hormonal de forma artificial, já que os tumores podem acabar de certa forma respondendo ao estimulo e voltarem a se desenvolver dentro do corpo da mesma.

O Câncer De Mama E A Relação Com A Menopausa

Câncer De Mama

Câncer De Mama

É importante salientar que podem existir outras causas para o aparecimento do câncer de mama que não sejam relacionados ao desenvolvimento do período da menopausa, como a própria idade da mulher, fatores genéticos de sua família e em alguns caso até mesmo fatores ambientais.

Mulheres que já passaram da casa dos cinquenta anos de idade acabam apresentando uma maior propensão ao desenvolvimento dessa doença, o que pode ser considerado um fator mais corriqueiro para o desenvolvimento do câncer de mama em seu organismo.

Os problemas relacionados ao aparecimento dessa doença acabam sendo mais relacionados a menopausa por conta da variação hormonal que acaba ocorrendo nesse mesmo momento, muitas vezes fazendo com que a situação seja ainda mais propensa para o desenvolvimento do câncer de mama no organismo de grande parte das mulheres.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *