Tratamento Medicamentoso do TOC

O Transtorno Obsessivo Compulsivo cuja sigla TOC , ficou mais conhecida, é distúrbio de ordem mental que é diagnosticado quando o individuo, apresenta obsessões e compulsões incontroláveis, padecendo com idéias e comportamentos que via de regra, que geram muita ansiedade.

Tratamento Medicamentoso do TOC

Tratamento Medicamentoso do TOC

Inicialmente os indivíduos portadores não respondiam bem as medicações utilizadas para aa doença. Com o advento da utilização de medicamentos antidepressivos, que atuam na transmissão de serotonina envolida na manifestação dos aspectos clínicos, houve uma mudança nessa má resposts medicamentosa, com mais da metade dos pacientes apresentado uma melhora significativa, porém os sintomas sempre se manisfestam de algum modo.

Os antidrepessivos funcionam como inibidores de captação de serotonina (Substancia responsável pela sensação de prazer nas pessoas), havendo considerável melhora nos sintomas. Alguns medicamentos, formados por substancias que são altamente eficazes para o tratamento do distúrbio, como a serotonina, serão tratados a seguir:

Recaptação de Serotonina

Ansiedade

Ansiedade

Os inibidores seletivos de recaptação de serotonina,também conhecidos pela sigla ISRS,antidepressivos, apontam para a eficácia no tratamento. Alguns estudos feitos por especialistas, indicam, que substancias que os compõem como fluoxetina, fluvoxamina, sertralina, paroxetina e citalopram também são eficazes como atenuantes nos casos clínicos.

Clomipramina

Em estudos preliminares constatou-se a eficiência desse farmaco em pacientes em um prazo de até 5 dias para melhora de sintomas, fazendo com que esse medicamento servisse de base comparativa para a pesquisa da eficacia de outros medicamentos. Outros medicamentos utilizados de menor repercussão foram os neurolepticos, estabilizadores de humor e ansioliticos.

Dosagem Utilizada

Cuidado

Cuidado

O tratamento deve se iniciar com a dosagem baixa do farmaco e, conforme a tolerância do paciente ao medicamento, deve-se elevar a dose lentamente, evitando com isso os indesejáveis efeitos colaterais. O tratamento pode ser iniciado com a clomipramina ,tomando-se cuidado em caso de pacientes com histórico de suicídio ou com o inibidor seletivo (ISRS) quando o individuo apresentar fobia social, como um dos sintomas.

A melhoria dos sintomas, não aparece rapidamente, por isso, é importante tomar cuidado para não haver uma aplicação de doses muito altas que possam causar danos aos indivíduos. Alguns pacientes que não responderam a baixas doses das medicações, podem melhorar com o aumento da dosagem ministrada, pela absorção e metabolismo do seu organismo.

Qualquer medicação deve ser prescrita pelo profissional especializado,no caso,o psiquiatra, que através de seu diagnostico e estudo clinico do paciente, tem como escolher o farmaco adequado a cada paciente portador do Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Principalmente, em se tratando de saúde mental, uma vez que, cresceu muito o numero de pessoas acometidas por esses transtornos. Quando a pessoa acha que um remédio que algum amigo ou parente faz uso, ela também pode fazer esta correndo um serio risco de agravar ainda mais a situação ou mesmo dechegar a óbito. Portanto a consulta ao medico é fundamental para o tratamento desses doentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostatia de receber orientação sobre o tratamento do toc, pois sofro muito com essa doença e preciso de tratamento urgente.
    Por favor me ajudem.

    Ronaldo 18 de outubro de 2011 19:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *