Adenocarcinoma de Próstata: O Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula encontrada apenas em homens. Ela envolve a uretra(o tubo através do pênis que drena a urina da bexiga) e fica na base da bexiga. A próstata é normalmente do tamanho de uma ameixa seca. A função da próstata é produzir fluido que faz parte do sêmen. Este fluído prostático, conjuntamente com o fluido produzido pelas vesículas seminais, forma o fluido que transporta o esperma quando o homem ejacula.

Um adenocarcinoma é um tipo de câncer que surge nas células das glândulas. A maioria das células na próstata são do tipo glandular, o que significa que o adenocarcinoma é o tipo mais comum de câncer que pode ocorrer na próstata. O câncer ocorre quando os genes de uma célula se tornam anormais, formam uma mutação fazendo com que a célula se multiplique e interfira na função normal de um tecido.

Uma vez que o câncer atinge um determinado tamanho, as células anormais podem se espalhar para outras partes do corpo e causar o câncer e que  tumores que vão crescer. Este fenômeno é conhecido como metástase. Se um tumor é capaz de se espalhar para outras partes do corpo, é chamado maligno. A adenocarcinoma da próstata é maligna, porém muitos tipos crescem muito lentamente e por isso é improvável que se espalhe antes de um homem morrer de outras causas.

Estatísticas do Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e a forma mais comum de câncer em homens australianos, que têm a maior número de casos relatados deste tipo de câncer no mundo (105 casos por 100 mil homens). Um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata em algum momento de suas vidas. No Brasil, os números são igualmente alarmantes: cerca de 60 casos a cada 100 mil habitantes homens.

A idade média no momento do diagnóstico do câncer de próstata é de 68 anos. Há em 85% dos novos casos relatados em homens com idade superior a 60 anos. Após o diagnóstico cerca de 85% dos homens sobrevivem por 5 anos ou mais. Até os 85 anos, um quarto dos homens do mundo serão diagnosticados com câncer de próstata e 1 a cada 25 morrerão da doença.

A Idade Interfere Bastante No Câncer de Próstata

O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade. O câncer de próstata raramente é diagnosticado antes dos 40 anos. Depois de 40, a incidência aumenta rapidamente. Testes em homens com idade inferior a 50, a menos que tenham fatores de risco significativos, costumam dar negativos.

Câncer de Próstata e a Genética, Raça e Cigarro

Cerca de 10% dos diagnósticos de câncer de próstata possuem relação com a genética. No geral, os homens que possuem um histórico familiar possuem mais riscos de desenvolver a doença. Os homens que têm um parente de primeiro grau (irmão, pai, filho) que tiveram câncer de próstata, são duas ou três vezes mais propensos a desenvolver este tipo de câncer. Este risco pode ser maior se o parente foi diagnosticado antes dos 60 anos de idade. Estudos norte americanos mostram que homens negros possuem as mais altas taxas de desenvolvimento do câncer de próstata do que homens brancos ou hispânicos.

Um dado interessante é relacionado ao cigarro e a obesidade. Em caucasianos, fumar tem sido associada a um maior número de mortes por câncer de próstata. A obesidade pode também ser ligada com as formas mais agressivas desta doença, mas não com um aumento da incidência. A ligação entre o câncer da próstata e de uma boa dieta tem sido extensivamente estudada.

Como Se Comporta o Câncer de Próstata No Corpo

Em muitos casos, o câncer de próstata se espalha tão lentamente que não mostra que a doença está presente. Muitas vezes o paciente vai morrer de outras causas antes que o câncer seja descoberto. No entanto, se este tipo de câncer for deixado sem qualquer tratamento, é possível que ele se espalhe para os gânglios linfáticos e também vá para outras partes do corpo. Isso pode resultar em falência de órgãos e morte.

Sem tratamento, é estimada uma morte em cerca de 10 anos do paciente. Os números de morte, contudo, variam bastante. Um estudo descobriu que cerca de 40% dos homens que não tinham tratamento para seu câncer de próstata morreram da doença após 15 anos. Cerca de 80% dos homens que escolheram a prostatectomia radical sobreviveram.

Sintomas do Câncer de Próstata

Atualmente a maioria dos cânceres de próstata diagnosticados não apresentam sintomas. O câncer é detectado devido aos níveis anormais no sangue de células cancerígenas. No passado, o câncer de próstata foi diagnosticado devido a um anormal exame de toque retal ou devido à presença de dificuldade de fluxo de urina inicial, descontrole urinário(mal consegue chegar ao banheiro) e necessidade de urinar frequentemente durante a noite. Contudo, deve-se lembrar que estes sintomas são os mesmos de outras doenças também.

Sintomas e Tratamento

Sintomas e Tratamento

Outros sintomas que podem levantar suspeitas de câncer de próstata incluem disfunção erétil, aparecimento de sangue na urina, sangue no sêmen ou sintomas de doença metastática como dor no corpo e no abdome.

Exame Médico Para o Câncer de Próstata

O médico irá realizar um exame de toque retal. Este envolve a inserção de um dedo com luva no reto para sentir a próstata e determinar se ela esta normal, ampliada ou se existem caroços. Exames de sangue geralmente são feitos em conjunto para verificar se há câncer de próstata de fato, já que a próstata pode estar inchada por outros problemas também na região.

Se for necessário uma maior investigação, a fase seguinte é geralmente uma biópsia da próstata, a qual é realizada por meio de ultrassom através do reto. Um dispositivo é usado para colocar as agulhas na próstata para retirar uma amostra de tecido. O tecido da próstata é examinada ao microscópio. Se o câncer for detectado, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

Tratamento Para Câncer de Próstata

Os principais tratamentos deste tipo de câncer envolvem cirurgia, radioterapia e terapia hormonal. Não há nenhuma evidência de boa qualidade ou que uma abordagem é melhor do que a outra. A escolha do tratamento indicado pelo médico baseia-se na idade, opção do paciente e nível do câncer no corpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Foi muito útil pra mim está explicação ? pois meu marido tem exatamente esse tipo de câncer na próstata o
    Adenocarcioma maligno , foi descoberto no ano passado e ele estava com 68 .Por este motivo fez 35 radioterapia. Mas continua com continência urinária .

    Angelina Gonzaga Rego Pasqueta 9 de outubro de 2013 4:00
  • Muito esclarecedor, parabéns

    Cleide 11 de outubro de 2013 19:23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *