Alergias a Medicamentos: Características Gerais

Medicamentos podem causar efeitos colaterais adversos e reações alérgicas. No caso de reações alérgicas, quando um primeiro medicamento entra no corpo, o sistema imunológico responde através da criação de anticorpos que combatem doenças.

Estes anticorpos reconhecem a droga como substância estranha. Quando o fármaco é retirado de novo, libertam grandes quantidades de histamina em tentativa para expelir o medicamento do corpo. A histamina consiste em substância química poderosa que pode afetar o sistema respiratório, trato gastrointestinal, a pele ou o sistema cardiovascular.

Quais Os Sintomas de Alergia Medicamentosa?

Os sintomas de uma alergia a medicamentos podem variar de leve a alto risco de vida. Mesmo em pessoas não alérgicas, muitas drogas geram irritação, como dor de estômago. Durante a reação alérgica a liberação de histamina pode causar sinais como urticária, exantema, prurido ou olhos, congestão, inchaço da boca e da garganta.

Reação mais grave pode incluir dificuldade em respirar, coloração azulada da pele, tontura, desmaio, ansiedade, confusão, pulso rápido, náuseas, diarreia e problemas abdominais.

Alergia A Medicamentos

Alergia A Medicamentos

Erupções na pele são sintomas mais comuns que ocorrem a partir de reações adversas a medicamentos. Urticária sugere como causa alérgica, enquanto bolhas, descamação e queimaduras solares são causas não alérgicas dos sistemas imunológicos.

Outros sintomas não alérgicos imunológicas podem incluir febre, insuficiência renal, hepatite e problemas de sangue.

Que As Drogas Causam Reação Alérgica?

A droga mais comum associado com alergias é penicilina. Outros antibióticos semelhantes também podem desencadear reações alérgicas. Outros fármacos causam reações, caso dos medicamentos de sulfa, barbitúricos, anticonvulsivantes e iodo (encontrado em muitos corantes de contraste de raios-X).

Diagnósticos Às Alergias a Medicamentos?

O médico diagnostica alergia de drogas analisando a história de clínicas e sintomas. Se o médico suspeitar da alergia ao antibiótico, como a penicilina, ele ou ela pode fazer um teste de pele para confirmar.

No entanto, o teste de pele não funciona para todos os medicamentos. Em alguns casos pode ser perigoso.  Se existir risco de vida de reação a determinado medicamento o seu médico deve descartar as drogas como opção de tratamento.

Tratamento de Alergia a Medicamentos?

O principal objetivo no tratamento de alergias a medicamentos é o alívio do sintoma que surgem como erupções cutâneas, urticária e coceira. Podem ser controladas com anti-histamínicos e corticosteroides.

Para tosse e congestão pulmonar, medicamentos podem ser prescritos para alargar as vias aéreas. Ocasionalmente a dessensibilização é usada para alergia à penicilina. Esta técnica diminui a sensibilidade do corpo para determinados agentes causadores de alergia. Pequenas quantidades são injetadas de maneira periódica em quantidades cada vez maiores até o sistema imunológico aprender a tolerar a droga.

Quem tem alergia a medicamentos deve informar o médico antes passar por qualquer tipo de medicamento, incluindo atendimento odontológico. Qualquer pessoa pode ter reação alérgica a qualquer droga. Para alergia a medicamentos acontecer é necessário tomar a droga antes.

Se tiver membro da família com alergia a medicamentos, então existe probabilidade de existirem as mesmas reações adversas com o seu organismo. É possível se expor à droga sem saber. Por exemplo, ao consumir alimento que contém antibiótico.

Especialistas apontam que existe mais propensão em ter alergia de medicamento do que com drogas nas veias, quando vai de maneira direta ao sistema sanguíneo.

Quando Consultar o Médico?

  • A rápida propagação área vermelha dolorosa ou com bolhas na pele;
  • Camada superior da pele descasca em folhas sem bolhas;
  • Escaldados que procuram áreas da carne
  • Desconforto
  • Febre

Chame O Seu Médico Assim Que Possível Se A Pessoa Tem:

  • Inchaço da face, língua ou lábios, mesmo sem dificuldade de respiração ou aumento do inchaço;
  • Erupção cutânea, coceira, uma sensação de calor ou urticária;

Em Caso de Sintomas Leves:

  • Dar ao adulto anti-histamínico. Verifique com médico antes de dar anti-histamínico para criança.
  • Use compressas frias sobre a área ou pessoa para tomar banho frio.
  • Evite sabonetes fortes, detergentes e outros produtos químicos.
  • Fique em uma sala fria.
  • Usar roupas largas e leves.
Reações

Reações

Muitas drogas podem causar efeitos colaterais adversos. Certos medicamentos provocam alergias. Em uma reação alérgica, o sistema imunológico responde ao fármaco através da criação de resposta imune contra ele. O sistema imunitário reconhece o fármaco como substância estranha e os corpos produzem certos produtos químicos, tais como histamina, em tentativa para expelir o medicamento do corpo.

Alergia a medicamentos mais comum é penicilina. Outros antibióticos semelhantes também podem desencadear reações alérgicas. Drogas que causam reações incluem medicamentos de sulfa, barbitúricos, anticonvulsivantes, insulina e iodo.

Reações a medicamentos são extremamente comuns. De fato, 15-30% de todos os pacientes hospitalizados experimentam reações indesejadas como o resultado de medicamentos.

Reações são comuns e previsíveis em qualquer pessoa. Isso pode incluir efeitos colaterais esperados e interações entre dois medicamentos à pessoa tomar. Este grupo representa a maioria de todas as reações de medicamentos. Verdadeiras reações alérgicas do gênero seguem determinados recursos:

  • A primeira vez que o medicamento foi tomado não houve reação;
  • A reação que ocorre a partir da medicação é diferente dos efeitos secundários esperados;
  • A reação é sugestiva de alergia ou anafilaxia;
  • Sintomas da reação desaparecem dentro de alguns dias;

Alergia e Medicamentos Comuns

As pessoas podem apresentar reações alérgicas sobre qualquer medicação, embora algumas sejam mais comuns do que outras:

Penicilina (e todos os antibióticos relacionados): Uma em cada dez pessoas relata história de “reação alérgica” à penicilina. Menos de 10% dos pacientes no mundo possui alergia. No entanto, as pessoas com uma verdadeira alergia pode contrair anafilaxia. Importante informar ao médico sobre o passado antes de tomar a medicação. Teste de pele à penicilina pode ajudar a determinar os níveis.

Cefalosporinas (e todos os antibióticos relacionados). Menos comuns do que com penicilinas. No entanto, existe pequena probabilidade de que alguém com uma alergia à penicilina verdadeira também possa reagir com as cefalosporinas porque os fármacos estão ligados. Alergista pode ser capaz de ajudar a determinar se esses antibióticos são seguros.

Anti-inflamatórios: Incluindo aspirina, ibuprofeno e naproxeno. Esta classe de medicamentos pode causar erupções alérgicas e não alérgicas de urticária / inchaço, piorar a asma, e anafilaxia. Não há nenhum teste confiável disponível para a maioria das pessoas com reações a estes medicamentos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *