Bisfenol A

Encontrada em Mamadeiras de Bebês

Bisfenol A é uma substância encontrada em mamadeiras de crianças, e que pode trazer vários riscos à saúde, como desenvolver problemas sérios no coração e até mesmo câncer. Várias mães reuniram-se em uma campanha virtual para alertarem às outras mulheres que não tem conhecimento sobre o problema. Bisfenol A é tóxico e está presente no policarbonato, que é um plástico muito utilizado para produzir recipientes.

Bpa

Ação da Substância no Organismo

De acordo com estudos da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo), a substância possui a ação de um hormonio sintético, e seu consumo pode desenvolver doenças como infertilidade, obesidade, diabetes e câncer, entre outras. Os bebês, que ao nascerem ainda não tem um sistema inunológico mais completo, ficam mais vulneráveis aos efeitos do Bisfenol. Para que as mães e a população em geral, se conscientizem sobre os perigos desse tipo de plástico produzido por essa substância, a SBEM está planejando fazer uma campanha sobre o tema, que esclareça às pessoas, para que elas saibam que aquele plástico que forma o recipiente onde consomem seus alimentos, pode liberar a substância trazendo riscos ao seu organismo.

Bisfenol A

Substância Proibida

Segundo informações de profissionais, o Bisfenol já foi proibido na Costa Rica, Canadá e Dinamarca, sendo que nos Estados Unidos, quatro estados também já proibiram a fabricação de recipientes, como mamadeiras, feitos de policarbonato. No Brasil está havendo uma mobilização por parte das pessoas que tomaram conhecimento dos riscos do produto,e muitas mulheres usam seus blogs para alertarem sobre o problema, e chamar atenção das autoridades do nosso país. Essa campanha também serviu para que houvesse mudança em alguns hábitos dos consumidores,depois que souberam dos perigos, com abolir embalagens plásticas, ou outros recipientes que contenham essa substância. Inclusive em Curitiba, no estado do Paraná, já há um projeto para criar uma lei que proiba objetos fabricados com o Bisfenol, e retirar os que já estão sendo comercializados, porém ela ainda não foi aprovada. Segundo a SBEM, mesmo em poucas quantidades a substância é perigosa ao organismo humano, já que é um hormônio sintético,o que diculta seu metabolismo, principalmente se ingerido em crianças ou adolescentes que são mais vulneráveis.

Resina Fenolica

Definição da Substância

O policarbonato é a matéria-prima do Bisfenol A (BPA), que é um plástico transparente e resistente utilizado em diversos produtos como mamadeiras, por exemplo. No organismo humano atua como um hormônio sintético, que desregula o sitema endócrino da pessoa, podendo provocar diabates, câncer, problemas cardiovasculares, abortos,entre outros riscos. A única forma de prevenir os danos causados pela substância é evitar comprar os produtos que sejam fabricados com o Bisfenol, sendo possível indentificá-los, segundo especialistas, pelo símbolo da reciclagem com o algarismo 7 no interior do triângulo ou através das letras PC (de Policarbonato),objetos como utensílios plásticos utlizados para alimentação e para beber como copos,e principalmente as mamadeiras. Outro alerta importante é não congelar ou esquentar comidas em potes de plástico, pois a mudança da temperatura facilita a liberação do Bisfenol, o ideal é usar recipientes de porcelana ou vidro. É necessário verificar também, se o galão de água é feito à base da substância, se for é aconselhável a troca para filtros de alumínios, e também se os enlatados contém a substância, pois ela é usada para prevenir ferrugem.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Mães de todo o Brasil, também acho um absurdo não termos produtos livre de BPA e saber que o nosso país esta mais uma vez atrasado em relação a um assunto tão importante, mas, saibam que já está no Brasil uma das marcas amercianas mais vendidas nos Estado Unidos. As garrafas Nalgene são totalmente livre de bisfenol e é feita de CopoliesterTritan. Procurem nas lojas infatins a garrafa GRIP-N-GULP da NALGENE.

    lucila 13 de agosto de 2010 18:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *