Cognição em Bebês

Diferenciação

Muitos pais tem dúvidas, se seus filhos pequenos conseguem diferenciar o que está certo do errado.Segundo pesquisadores, eles são bem mais capazes, e aprendem bem mais cedo do que as pessoas imaginam.

Ciência Cognitiva

De acordo com uma pesquisadora Doutora em Ciência Cognitiva, que desde a década de 90 vem estudando a inteligência dos bebês, eles conseguem fazer cálculos bem simples, e apresentam inclusive noção de moral,sabendo o que é certo ou errado.

Estudos

A cientista dirige um centro de cognição infantil, na Universidade de Yale, localizada nos Estados Unidos,e faz estudos com bebês de três a vinte e quatro meses, com a finalidade de esclarecer como o raciocínio das crianças se desenvolve.

Em seus recentes estudos científicos,foram aplicados testes em bebês na faixa etária de seis meses, com o objetivo de avaliar o senso de moralidade infantil.

Realização do Experimento

O experimeno em si, é bastante simples, não tendo nada de complexo, mais serviu para que a cientista pudesse fazer suas observações e constatar suas hipóteses. Ele consistia em colocar a criança assistindo a um teatro de marionetes ou a um desenho de animação.

Em uma delas, havia um personagem que tentava subir em uma montanha, depois um segundo tentava ajudar o primeiro. Já o terceiro tentava atrapalhá-lo. No final, os pesquisadores ofereceram aos bebês três das marionetes, mostradas no teatrinho,e obervaram que mais de oitenta por cento deles, tinham escolhido o personagem que ajudava o outro, quanto ao que atrapalhava, algumas crianças chegaram até a agredi-lo.

Aprendizagem Infantil

De acordo com estudiosos, os bebês não se associam aos ritos socias nessa idade, só bem mais tarde. A hipótese inicial dos pesquisadores, era de que a criança era como uma folha em branco, que ia aprendendo com o tempo a agirem segundo os padrões da sociedade.

Aprender

Segundo estudos científicos atuais, de acordo com o experimeno descrito acima, os bebês escolheram o personagenm que era bom e ajudava o outro, pois preferem aqueles que fazem boas ações, agindo positivamente, ao invés de indivíduos que são negativos, indiferentes, ou gostam de atrapalhar às outras pessoas.

Descobertas Inusitadas

Os cientistas revelaram que foi uma descoberta inusitada saberem que, mesmo com três meses o bebê prefere o personagem que é bom. Essa atitude sugere que a habilidade humana, de compreender como as atitudes interferem no meio social, que uma ação negativa ou positiva pode ter consequências tanto boas, quanto más para as outras pessoas, é um aspecto primordial da compreeensão nos seres humanos sobre o mundo em que vivem, desde a mais tenra idade.

Atitude

Outra descoberta inesperada, segundo os pesquisadores, foi o fato das crianças de cinco meses, já poderem fazer cálculos simples de subtração e adição de objetos. Essa idéia provocou uma mudança da visão global, sobre a riqueza e complexidade do raciocínio lógico da criança. Segundo os cientistas, essas recentes pesquisas, revelaram a capacidade de fazer julgamentos sociais que estão presentes nos bebês, são muito significativas para revelar o quanto o emocional do ser humano é rico desde a infância, e principalmente, quanto complexa é a mente do ser humano desde muito cedo. Os cientistas observaram seus próprios filhos quando pequenos, verificando que suas atitudes sugeriam uma atividade cognitiva mais complexa, do que pensava os antigos pesquisadores da psicologia humana.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *