Como Lidar Com o Ciúme Excessivo

Segundo especialistas, o ciúme para quem sente é encarado de forma natural, e as atitudes ciumentas uma prova de amor, já para quem sofre com esse sentimento por parte do companheiro, pode ter uma sensação de pressão no relacionamento.

Como Lidar Com o Ciúme Excessivo

Aspectos que Caracterizam o Ciúme Excessivo

Normalmente as pessoas ciumentas, estão sempre querendo controlar o parceiro, telefonando a todo momento, impedindo-o de realizar determinadas atividades sem a sua presença. Os especialistas aconselham nesses casos, a sempre manter um diálogo com o indivíduo com ciúme, para tentar convecê-lo do que está certo, através da exposição de fatos convincentes, que provem que não há motivos para inseguranças. Quando ele tiver uma crise de ciúme forte, o ideal é tentar mostrá-lo o quanto sua atitude é infantil, para que aos poucos, descubra que está errado e mude seus atos. Caso ele não consiga perceber esse fato, e insistir em querer controlar o companheiro/a, é indicado procurar uma ajuda profisssional de um psicólogo ou um psiquiatra, dependendo da gravidade do caso.

Relacionamento

Ciúme Normal

Todos os indivíduos se sentem valorizados quando observam que a pessoa que os amam sente algum tipo de ciúme deles, pois entendem essa situação como uma demosntração de amor, uma sensação de segurança na relação afetiva. É normal ter esse sentimento pelo parceiro, quando o vê, por exemplo,conversando com outra pessoa, pela inseguraça que a situação gera. Esse tipo de sensação é normal, não interferindo de forma negativa no relacionamento do casal. No entanto,quando ele passa a ser um sentimento de posse, a pessoa já demonstra um exagero, que merece maior cuidado.

Desconfiança

Ciúme Excessivo

O ciúme deixa de ser normal, quando é ele quem domina a relação do casal, onde o indivíduo ciumento vê ameaças de perder a pessoa amada, em tudo que está ao seu redor, e esse sentimento é que desperta o ciúme excessivo. Quando ele se encontra nesse estágio, coloca de lado tudo o que lhe é prazeroso, passando a espionar o parceiro, na tentativa de encontrar evidências que mostrem a infidelidade do outro, exercendo um controle sobre a vida da pessoa amada, pois vê situações ameaçadoras em toda parte, passando a cobrar demais do outro, começando brigas constantes que poderiam ser evitadas. O Indivíduo ciumento, costuma fantasiar e criar sua história inverídica, achando que está certo em suas atitudes e conclusões.

Sintomas do Ciúme Exagerado

Alguns sintomas podem indicar que a pessoa apresenta um ciúme exagerado, necessitando de ajuda profissional, entre alguns: Não aceitar que o companheiro/a saia sozinho/a com amigos; Remexer nas gavetas, celulares, coisas pessoais do outro; Ter sempre a necessidade de saber onde o outro está, telefonando ou aparecendo de supresa no local; Desconfianaça excessiva de todo mundo. Se a pessoa apresentar esses sintomas, um auxílio profissional é essencial para manter sua saúde mental e a do seu companheiro/a.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • De fato o ciúme tem seus estágios,q vai do saudável,ao doentio.Oq é saudável,faz bem ,ambos sente-se valorizado uma pitada da a mais no relacionamento.. Já o doentio faz tanto o ciumento como o outro sofrerem,mas ainda quem sofre do mal…e importante ver se há fundamentos pra tanto ciúmes,se há reveja a relação se vale a pena mesmo ,e proucurar rapidamente um profissional se for necessário.

    aurilene sousa 30 de outubro de 2013 16:53
  • De fato o ciúme tem seus estágios,q vai do saudável,ao doentio.Oq é saudável,faz bem ,ambos sente-se valorizado uma pitada a mais no relacionamento.. Já o doentio faz tanto o ciumento como o outro sofrerem,mas ainda quem sofre do mal…e importante ver se há fundamentos pra tanto ciúmes,se há reveja a relação se vale a pena mesmo ,e proucurar rapidamente um profissional se for necessário.

    aurilene sousa 30 de outubro de 2013 16:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *