Consequências da Idade nos Órgãos do Corpo Humano

Avanço da Idade

Segundo os profissionais da área médica, uma das grandes preocupações em termos de saúde, é conseguir manter o bom funcionamento de alguns órgãos do corpo do indivíduo, que podem ficar debilitados com o avanço da idade nos seres humanos. De acordo com os especialistas, os órgãos que podem sofrer danos ao longo dos anos, e, que são de extrema importância para manutenção de um organismo saudável, são o coração, os rins e os ossos.

Idade

Normalmente quando a pessoa fica mais velha, ocorre uma queda no funcionamento harmônico dos rins e também uma perda de massa óssea, que pode trazer vários danos às pessoas, como por exemplo, o aparecimento de osteoporose, quadro clínico bem mais comum em mulheres do que em homens.

Perda de Massa Óssea

Os especialistas informam que principalmente no caso das pessoas do sexo feminino, a perda de massa óssea é bem evidente, principalmente na fase em que elas entram na menopausa, que é o período onde a produção do hormônio estrógeno é reduzida.

Esse hormônio é de extrema importância para o organismo feminino, por sua atuação nos ossos e quando há um déficit em sua produção durante ou depois da menopausa, há um processo de aceleramento na perda óssea, e se houver um déficit do funcionamento normal dos rins, essa perda de cálcio no corpo da mulher fica ainda mais acentuada.

Ossos

De acordo com os dados estatísticos levantados por instituições especializadas, cerca de quarenta e três por cento da população feminina brasileira é portadora de insuficiência renal crônica.

Problemas Cardíacos

Além dos rins e dos ossos, o coração é outro órgão de importância vital para os seres humanos, que pode ficar debilitado com o passar dos anos. Principalmente no caso de pessoas do sexo feminino, quando um déficit no funcionamento normal dos rins ocorre, pode ocorrer uma inflamação que influencia na produção de cálcio, o que resulta no armazenamento de fósforo no corpo da mulher, contribuindo para deixar os vasos sanguíneos calcificados, o que aumenta consideravelmente o risco da mulher sofrer um infarto.

De acordo com os profissionais da área médica, outras complicações que a insuficiência da função nos rins pode acarretar no coração das pessoas são: formação de edemas, problema de anemia, dificuldade em controlar a pressão arterial, aumento dos níveis de triglicerídeos e colesterol, entre outras.

Doenças

Os profissionais enfatizam ainda que as pessoas que sofrem de diabetes ou hipertensão, apresentam mais chances de danificar os rins agravando seus problemas de saúde. Para conter os danos que o avanço da idade nos seres humanos pode provocar nos seus órgãos vitais, a principal recomendação é fazer exames médicos periódicos, para detectar a tempo se houver alguma complicação nos mesmos. A prevenção ainda é o melhor tratamento para os danos causados ao corpo, pelo envelhecimento.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *