Curso Inseminação Artificial

A inseminação artificial é uma técnica que se desenvolveu muito nos últimos anos. Embora apenas nos últimos cinco anos se iniciou a aplicação em humanos, a técnica já existe há mais tempo com animais, para aumentar a produção de gado e atender à demanda de carne no mercado, que é um dos grandes exportadores do país.

Inseminacao

Inseminacao

Para aplicar a inseminação artificial em humanos, é necessária uma formação médica e especialização na área de ginecologia. Mas, para aplicação em animais, o setor pecuário vem oferecendo cursos a respeito, para formar novos profissionais na área de inseminação, que abre novas vagas uma vez que a demanda necessita de pessoas capacitadas.

Cursos de inseminação artificial geralmente são organizados e ministrados por veterinários, patrocinados por grandes organizações agropecuárias no interior do Brasil. Normalmente duram uma semana, e os alunos recebem aulas teóricas e práticas sobre inseminação artificial, em locais apropriados não só para aulas, como também para descanso e hospedagem dos estudantes.

No curso de inseminação artificial, é ensinado todos os princípios básicos sobre a técnica, indo desde a história da inseminação, passando pelas vantagens e limitações do seu uso, as normas de implantação de um posto de serviço para inseminação artificial, histórico e conscientização do criador do procedimento, alguns princípios de nutrição, e por fim as regras de segurança, cuidados com higiene e as técnicas de inseminação, alternando entre teoria e prática na aplicação.

Embriao

Embriao

Na parte prática do curso, os alunos são ensinados como conservar e manipular o sêmen para inseminação, as melhores épocas de fertilização, como induzir a ovulação, e a seleção do material para o trabalho. Também são ensinados o manejo dos materiais de trabalho, como o inseminador, e a indumentária para manipulação do sêmen. Depois de todo o treinamento e prática das técnicas, os alunos passam por uma avaliação final dos organizadores, recebendo um certificado de conclusão ao final do curso, que pode ser adicionado ao currículo como capacitação profissional.

Uma vez formados, os estudantes podem procurar vagas para trabalhar com inseminação artificial em laboratórios, bancos de esperma, e fazendas de grande produção pecuária. Laboratórios conhecidos que fazem este tipo de trabalho incluem o Laboratório de Tecnologia da Reprodução, na universidade do Piauí, e o Tecnopec (http://bit.ly/vMvOtW), que abrange toda a área de inseminação artificial; nos bancos de esperma, o Pró-Seed (http://bit.ly/4ATgyu), que trabalha com a refrigeração de sêmen em geral.

Inseminacao Artificial

Inseminacao Artificial

Estados que realizam grandes produções de gado, que, por sua vez, incentivam as técnicas de inseminação artificial, se encontram nas regiões Sul, Centro-oeste e Sudeste. As mais conhecidas são a São Judas Tadeu (http://bit.ly/tcbx3f), a Cruzeiro (http://bit.ly/tUSK), e a Santa Maria (http://bit.ly/rttGo5), que possuem larga experiência de mercado e na prática da inseminação, abrindo vagas frequentemente para funcionários.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • QUERO FAZER UM CURSO DE ESPECIALIZACAO EM ENSIMINAÇÃO

    NAIDE NILA DIAS 13 de dezembro de 2013 1:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *