Desmame Antes dos Seis Meses do Bebê

Término da Amamentação

De acordo com dados, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, apesar do governo norte-americano fazer uma campanha, mais de cinquenta por cento das mães nesse país, deixam de amamentar seus filhos antes dos seis meses de vida.

Dados Estatísticos

Segundo os dados estatísticos, no ano de 2007, três quartos das grávidas, que tiveram seus filhos, começaram a amamentá-los, em virtude de um programa de saúde do governo norte-americano. No entanto,a quantidade de mulheres, que prosseguiram amamentando, durante o primeiro ano de vida do bebê, não parece ter aumentado.

Apenas quarenta e três por cento das mães, continuam amamentando seus filhos aos seis meses, e durante um ano, o percentual cai para vinte e dois por cento somente. Vale ressaltar que o objetivo do programa, era fazer com que cinquenta por cento amamentassem por seis meses, e vinte e cinco por cento em um ano.

Falta de Orientação às Mães

Segundo agentes de saúde norte-americanos, as mulheres interrompem o aleitamento, por falta de orientação por parte dos profissionais da área médica, que não ressaltam os vários benefícios que a amamentação pode proporcionar não só ao bebê, como a mãe também.

Como antes de sair do hospital, não recebem os esclarecimentos devidos, quando voltam a rotina de trabalho normal, podem sentir dificuldades em continuar com o procedimento.

Outras Causas que Levam ao Desmame

Os especialistas, orientam que o aleitamento materno, deve ser contínuo até os seis meses de vida do bebê. No entanto, alguns problemas, como falta de jeito, dor durante a amamentação, ou o leite que demora a sair, são fatores que podem levar algumas mulheres ao desmame precoce.

De acordo com dados fornecidos, pelo Ministério da Saúde Brasileiro, a média do período, na população do Brasil, de mulheres que amamentam é de somente cinquenta e quatro dias.

Ações Para Reverter o Problema

Foi criada a certificação do Hospital Amigo da Criança, num total de trezentos e trinta e cinco em todo o Brasil, para tentar reverteresse quadro de amamentação no país. No entanto, para as instituições que quiserem receber esse título, é necessário obedecer as regras da OMS (Organização Mundial de Saúde), que tem por finalidade incentivar o ato de amamentação.

Filhos

Nessas instituições, logo quando o bebê nasce, são incentivados o aleitamento,com as mães sendo orientadas, sobre as várias maneiras de amamentarem seus filhos, e ainda recebem o acompanhamento da equipe de saúde, mesmo depois do parto. O resultado foi que metade dos recém-nascidos nesses lugares, foram amamentados até os seis meses de idade, demonstrando que as mães foram sensibilizadas sobre a importância da amamentação para seu filho.

Vacina Natural

O leite materno é muito importante para o bebê, pois funciona como se fosse uma vacina natural, protegendo o recém-nascido de várias enfermidades. A amamentação, faz com que a mortalidade seja reduzida, já que quando a criança recebe o aleitamento materno exclusivo, nesse período neonatal e complementar até os dois anos, o número de bebês salvos, segundo dados da OMS seria de mais de um milhão.

Atraso na Amamentação

Algumas mulheres, podem demorar em torno de uma semana para produzirem leite. Esse atraso costuma acontecer, de acordo com pesquisas feitas nos Estados Unidos,por três razões: Ser mãe pela primeira vez depois de trinta anos, estar com excesso de peso, ou ter dificuldade em dar o seio.

Leite

De acordo com esses estudos, em mais de quatrocentas mulheres, que participaram dele, as mães acima do peso e com mais de trinta anos, foram as que apresentaram maior demora para produção do leite, levando cerca de setenta e duas horas,para que o organismo materno produzisse o alimento.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *