Dores Que Não Devem Ser Menosprezadas

Uma das coisas mais comuns é encarar uma dor como um mal passageiro que deve ser combatido com muito analgésico e que logo vai embora. Porém, quando a dor não passa e se fica insuportável chega o momento de procurar o médico. O que as pessoas não levam em consideração é que a dor é um sinal de que algo está errado.

Sendo assim quando uma dor aparece é necessário ir diretamente se consultar com um médico para evitar problemas futuros. Uma dor que começa aparentemente como nada sério pode ser o começo de uma doença grave. Para o médico a dor não é o problema em si, mas sim um sintoma que ele irá avaliar como tal.

Então se você está sentindo algum tipo de dor não deve subestimar a mesma, procure um médico. Fique atento a dores que aparecem repentinamente e que você nunca tenha sentido igual. A seguir selecionamos os tipos de dores que não devem ser menosprezadas.

Dor de Cabeça

No período dos 10 aos 50 anos a dor de cabeça é uma dor normal que pode ser causada por alterações na visão ou mesmo pelos hormônios principalmente nas mulheres. A dor de cabeça é uma das campeãs da automedicação, pois pelo fato de ser de certa forma corriqueira as pessoas pensam que não tem nada demais.

Porém, o uso incorreto de analgésicos pode transformar uma dor que é esporádica numa dor constantes e insuportável. Quem já tem mais de 50 anos deve fica atento, pois as dores de cabeça podem ter relação com à hipertensão.

Dor de Garganta

Em geral a dor de garganta é causada pela amigdalite que pode ter origem viral ou bacteriana. Saiba que a amigdalite se não for corretamente tratada pode chegar a exigir até mesmo uma cirurgia. Vale destacar ainda que a amigdalite do tipo viral causa a baixa da imunidade e em cerca de 10% dos casos se transforma na bacteriana.

Sendo assim não se pode menosprezar essa dor, fique ainda mais atento se a dor parece nunca ir embora. Ressaltamos ainda que certos tumores no pescoço podem incomodar de uma forma bem semelhante a uma dor de garganta. Os leigos podem confundir a presença desse tumores com uma dor de garganta. Procure um médico.

Dor no Peito

Dores no peito são indicações de problemas sérios, essa dor é capaz de se espalhar em direção ao maxilar inferior, estômago, braços e costas. Esse tipo de dor acontece quando o músculo cardíaco recebe menos sangue do que devia porque as artérias estão entupidas.

Trata-se de uma dor que piora com o estresse e o esforço físico, não dá para subestimar uma dor assim. Nesses casos é essencial procurar um médico para ter um diagnóstico rápido e assim ter a chance de salvar a sua vida.

Dor nas Pernas

Para algumas pessoas as dores nas pernas são sempre culpa das varizes, porém, saiba que em alguns casos elas podem não ser as culpadas. A artrose, por exemplo, é uma doença capaz de provocar fortes dores nos pés e também nos joelhos. Se essa doença não é tratada pode piorar até chegar a um ponto em que não tem como retroceder.

Outros casos de dores nas pernas podem ser causados pelas pisadas, isso ocorre quando existe um erro na posição dos pés ou quando há o uso frequente de calçados inadequados. Além disso, ainda devemos ressaltar as doenças como hipotireoidismo e diabete que afetam a circulação dos membros e assim causam dores.

Existem medicamentos para amenizar essas dores de forma específica, porém, é necessário contar com o diagnóstico de um médico.

Dor Abdominal

Quando o assunto é dor abdominal é importante saber exatamente onde ela começa. Por exemplo, uma inflamação na vesícula biliar tem o seu começo no lado direito da barriga, porém, acaba se irradiando para as costas e para os ombros. Quando o paciente consegue explicar ao médico o trajeto da dor é mais fácil para ele fazer o diagnóstico mais rapidamente.

Uma pessoa que não é socorrida de forma correta nesses casos pode acabar com perfurações na bolsa que guarda a bile que é sintetizada pelo fígado. As mulheres também devem ficar atentas as terríveis cólicas do período menstrual que podem indicar problemas como endometriose.

A endometriose acontece quando o revestimento interno do útero cresce demasiadamente e acaba por invadir outros órgãos. Saiba que numa média uma em cada dez mulheres que sentem dores intensas no abdômen tem essa doença. Em caso de sentir essa dor procure um médico.

Dor nas Costas

O esforço físico intenso e a má postura podem acabar machucando a coluna lombar. Trata-se de uma dor diária que é causada pelo sedentarismo e desgaste físico, nem pense em tentar conviver com a dor, pois além de ser desagradável pode causar problemas mais sérios a sua saúde.

Quem sofre com dor nas costas tem uma qualidade de vida bem ruim e isso ainda pode ajudar a disfarçar um tumor no pâncreas, por exemplo. Esse tumor é responsável por uma dor lenta e progressiva que pode passar despercebida quando se vive com dores nas costas. Basicamente saiba que uma dor nas costas que não vai embora depois de dois dias é motivo de ir ao médico.

Dor no Corpo

A sensação de corpo dolorido, moído, não é comum e pode ser o resultado das suas emoções. A depressão é uma doença que pode desencadear um mal-estar no corpo todo. Trata-se da dor psicológica causando uma dor física. Os casos de quem vive desanimado, cheio de dores, pessimista podem ser de ordem emocional. As dores, mesmo sendo de fundo emocional, precisam de um alívio.

Ajudando o Seu Médico

Para ter um diagnóstico mais preciso e rápido ajude o seu médico a identificar as causas da dor com as seguintes informações:

Quando

Lembrar-se de que dia, semana ou mês a dor começou é importante. Identifique também a frequência com que ela aparece, se aparece todos os dias, de vez em quando.

Saiba Mais

Saiba Mais

Onde

Mostre ao médico quais são os lugares em que a dor acontece, no caso de ser muito difícil apontar o ponto específico da dor você pode mostrar a região afetada. Explique onde a dor começa e como se irradia.

Como

Descreva como a dor “dói” para o médico, se arde, dá pontadas, agulhadas, formiga enfim como você a sente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *