Drogas: Tóxicos, Narcóticos ou Entorpecentes

O consumo de drogas e os seus efeitos sobre os seres humanos são um dos grandes problemas sociais do nosso século, não só no Brasil, mas em grande parte do mundo. Este problema se torna ainda mais grave porque os jovens começam cada vez mais cedo a experimentar os poderes das drogas, sendo que seus efeitos são inversamente proporcionais, quanto menos idade tem os usuários mais devastadores são os efeitos das drogas. Neste artigo vamos falar um pouco sobre a diferença entre drogas, tóxicos, narcóticos ou entorpecentes e os 3 tipos de drogas de acordo com seus grupos e a forma como agem no organismo, ou seja, as drogas depressoras, as drogas estimulantes e as drogas alucinógenas, pois a informação é a maior arma que temos no combate as drogas.

Escola

A Classificação Das Drogas

Drogas são consideradas todas as substancias que administradas de qualquer forma em nosso organismo, tem o poder de alterar seu funcionamento. Quando utilizadas para evitar dores e curar doenças, com objetivos medicinais são classificadas como medicamentos, no entanto muitas destas drogas tem efeitos imprevisíveis e descontrolados desorganizando o funcionamento do corpo e causando danos especialmente no cérebro. Essa espécie de droga é classificada como tóxicos. São classificadas como narcóticos ou entorpecentes as drogas que tem como principal efeito a diminuição do sono e a dor. Podem ser utilizadas como remédio sob indicação médica ou como tóxicos, a diferença está na forma de administração e na dose. No grupo dos narcóticos e entorpecentes estão classificados os anestésicos mais poderosos conhecidos pela ciência.

Ilicitas

Drogas Alucinógenas

As drogas alucinógenas são classificadas como tóxicos, pois fazem o cérebro funcionar de forma desordenada, agindo sobre os neurotransmissores e neurônios. Provocam intensa atividade mental ou letargia e distúrbios diversos como alucinações, desvios, etc. Nesta categoria se enquadram a maconha, o LSD, haxixe, ecstasy, e os cogumelos alucinógenos.

Drogas Estimulantes

As anfetaminas e a cocaína e seus derivados são as drogas estimulantes mais populares. Podem ser injetadas, inaladas ou ingeridas, com efeito médio de cerca de 4 horas causam grande euforia e excitação, associada a uma sensação de onipotência e poder e alucinações. Outra característica comum a estas drogas é o ciclo de tolerância e dependência que se instala rapidamente no organismo que faz com o usuário necessite doses cada vez mais fortes para obter os mesmos efeitos, instalando grave dependência química e psicológica em todas as suas formas, principalmente o crack.

Drogas: Tóxicos, Narcóticos ou Entorpecentes

Drogas Depressoras

As drogas depressoras do sistema nervoso central têm como efeito principal retardar o metabolismo e o funcionamento do organismo, o que não impede que estejam associados alguns dos efeitos das drogas alucinógenas. Nesta classificação se encontram o álcool, a morfina, a heroína, os soníferos, a cola de sapateiro e os medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *