Hiperparatiroidismo: Definição,Causas,Sintomas e Tratamento

O hiperparatiroidismo é um excesso de hormona das glândulas paratireoides na corrente sanguínea devido à hiperatividade de uma ou mais dos quatro tipos dessas glândulas presentes no corpo. Estas glândulas possuem um aspecto oval, e estão localizadas no pescoço.

As glândulas paratireoides produzir o hormônio que ajuda a manter um equilíbrio adequado entre o cálcio no sangue e nos tecidos que dependem de cálcio para seu bom funcionamento.

Tipos de Hiperparatiroidismo

Existem dois tipos de hiperparatireoidismo. O primário, que se constitui na ampliação de uma ou mais glândulas paratireoides que provocam uma superprodução de hormônio resultando em níveis elevados de cálcio no sangue (hipercalcemia), e o hiperparatiroidismo secundário que surge devido à consequência de outra doença que causa os baixos níveis de cálcio no corpo.

Sintomas do Hiperparatiroidismo

O hiperparatiroidismo é muitas vezes diagnosticado antes que os sinais da doença estejam aparentes. Quando surgem os sintomas, eles são o resultado do dano ou da disfunção em outros órgãos ou tecidos, devido a níveis elevados de cálcio em circulação no sangue, ou então ou muito pouca quantidade de cálcio nos ossos.

Os sintomas podem ser amenos e não específicos que não parecem estar relacionados com a função da paratireoide, ou eles podem ser muito graves.

A quantidade de sinais e sintomas são os seguintes: ossos frágeis que quebram facilmente (osteoporose); cálculos nos rins; vontade frequente de urinar; dor abdominal; sensação de cansaço ou fraqueza; depressão ou esquecimento; dor óssea e nas articulações; queixas frequentes de dor de doença sem causa aparente; náuseas, vômitos ou perda de apetite.

Causas do Hiperparatiroidismo

Segundo especialistas, o hiperparatiroidismo é causado por fatores que aumentam a produção do hormônio da glândula paratireoide. As glândulas paratireoides mantem níveis adequados de cálcio e fósforo no corpo humano, produzindo a secreção do hormônio paratireoide. A vitamina D é também envolvida na regulação da quantidade de cálcio no sangue.

Normalmente, este ato de equilíbrio funciona bem. Quando os níveis de cálcio no sangue ficam muito baixos, as glândulas paratireoides secretam hormônio suficiente para restabelecer o equilíbrio. Esse hormônio produzido aumenta os níveis de cálcio, pela liberação de cálcio dos ossos, aumentando a quantidade desse mineral que é absorvida no intestino delgado.

Hiperparatiroidismo

Hiperparatiroidismo

Quando os níveis de cálcio no sangue ficam muito elevados, as glândulas paratireoides produzem menos hormônio. Outras vezes uma ou mais destas glândulas produzem muita quantidade de hormônio, aumentando os níveis já anormalmente elevados de cálcio (hipercalcemia).

O cálcio é um mineral conhecido por seu papel em manter os dentes e ossos saudáveis nos seres humanos, mas ele também tem outras funções, como por exemplo, auxiliar na transmissão de sinais em células nervosas, e também está envolvido na contração muscular. O fósforo, que é outro mineral, trabalha em conjunto com o cálcio nessas funções.

O distúrbio nessas funções pode ser dividido em dois tipos: o hiperparatiroidismo pode ocorrer devido a um problema com as próprias glândulas paratireoides (hiperparatireoidismo primário), ou devido a uma doença que afete a função das glândulas (hiperparatireoidismo secundário).

Os Fatores de Risco Para o Hiperparatireoidismo

Os principais fatores de risco para o hiperparatireoidismo são:

  • – Mulher que passou pela menopausa;
  • -Pessoa que teve uma prolongada grave deficiência de cálcio ou vitamina D;
  • – Pessoa que tem uma doença hereditária rara, como neoplasia endócrina múltipla, que normalmente afeta várias glândulas;
  • -Pessoas que fizeram tratamento com radiação para câncer, e que expuseram o pescoço a essa radiação;
  • -Pessoas que tomaram lítio, que é uma substância usada frequentemente para tratar transtorno bipolar ou depressão.

Complicações Decorrentes do Hiperparatireoidismo

Os problemas surgidos em virtude do hiperparatireoidismo estão relacionados ao efeito em longo prazo de muito ou pouco cálcio nos ossos, e muito cálcio circulando em sua corrente sanguínea dos indivíduos. Algumas dessas complicações incluem:

  • -Osteoporose. A perda de cálcio muitas vezes resulta em osteoporose, com ossos frágeis que se quebram facilmente.
  • -Pedras ou cálculos nos rins. O excesso de cálcio no sangue pode causar depósitos de pequenas quantidades de cálcio e outras substâncias nos rins dos indivíduos. A pedra nos rins geralmente provoca muita dor na pessoa, à medida que passa através do trato urinário.
  • – Enfermidades cardiovasculares. Alguns especialistas afirmam que os níveis elevados de cálcio estão associados às doenças cardiovasculares, como pressão arterial alta (hipertensão), e algumas doenças cardíacas.

Importante: Os especialistas ressaltam que o hiperparatiroidismo grave, não tratado em mulheres grávidas pode causar risco de baixos níveis de cálcio em recém-nascidos.

Tratamentos do Hiperparatiroidismo

Procedimento Cirúrgico

A cirurgia é o tratamento mais comumente indicado para os casos de hiperparatiroidismo primário e oferece uma cura de cerca de 90 por cento dos casos. O médico vai remover apenas as glândulas que estão ampliadas ou que têm um tumor (adenoma).

Se todas as quatro glândulas estiverem afetadas, o cirurgião irá provavelmente remover apenas três delas e, talvez, uma porção da quarta, deixando algum tecido da paratireoide em funcionamento.

Fármacos Utilizados

Os medicamentos usados para o tratamento de hiperparatiroidismo incluem:um calcimimético que é um fármaco que imita o cálcio circulante na corrente sanguínea das pessoas. Essa droga age “enganando” as glândulas paratireoides para liberar menos hormônio.

Alguns médicos podem prescrevê-lo para tratar o hiperparatiroidismo primário, especialmente se a cirurgia não tenha curado a doença, ou se a pessoa tem outras complicações de saúde que desaconselhem uma cirurgia.Os Bisfosfonatos também evitam a perda de cálcio dos ossos e pode diminuir a osteoporose causada pelo hiperparatiroidismo.

Saiba Mais

Saiba Mais

Terapia de Reposição Hormonal

Para as mulheres que passaram pela menopausa e apresentam sintomas de osteoporose, a terapia de reposição hormonal com cálcio pode ajudar a manter os ossos saudáveis. Os especialistas ressaltam que a utilização prolongada dessa terapêutica pode aumentar o risco de doença cardiovascular e alguns tipos de câncer.

Considerações Finais

Vale ressaltar que somente o profissional especialista na área de medicina é capaz de conhecer com precisão os sintomas que o indivíduo está apresentando, e diagnosticá-lo ou não com a ajuda de outros exames, além do clínico, como portador de hiperparatiroidismo.

Os medicamentos aqui descritos só devem ser administrados, com prescrição médica para que a pessoa possa ter um resultado realmente efetivo. Os indivíduos ao sentirem os primeiros sinais da doença, devem procurar imediatamente seu médico para que haja o devido aconselhamento e tratamento. O texto acima é somente informativo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *