Maior Risco de AVC é Por Hipertensão

Fatores de Risco

Uma pesquisa realizada em vinte e dois países, mostrou que entre dez causas para o surgimento do AVC (Acidente Vascular Cerebral), a hipertensão é que mais contribui para o aparecimento da doença. Outros fatores apontados pelo estudo como: Tabagismo, gordura abdominal, sedentarismo e pressão alta são responsáveis por 80 por cento dos casos apresentados. O estudo foi feito com 3 mil indivíduos acometidos pelo AVC, e uma quantidade igual sem histórico da doença. Esse estudo foi apresentado no Congresso Mundial de Cardiologia na China, atestando que entre os dez fatores estudados, a pressão alta foi o mais importante fator responsável por um terço de todo o risco.

Aspectos Controláveis

Segundo os pesquisadores, entre os fatores como fumo, hipertensão, sedentarismo, gordura no abdomen, dieta rica em gordura, alcooolismo, diabetes, estresse, depressão e problemas no coração, que podem causar AVC, também podem ser modificados se controlados. Por exemplo, o controle da pressão sanguínea é muito importante, pelo papel fundamental que ela tem nas duas formas conhecidas do AVC: O isquêmico, que é causado quando há um bloqueio em um vaso sanguíneo e o hemorrágico, quando há ruptura de um vaso cerebral. Os altos níveis de colesterol no sangue humano, também concorrem para o risco somente do AVC isquêmico. O mais importante, é que a pressão alta pode ser controlada através de medicações. As pessoas também podem contribuir para esse tratamento, reduzindo o consumo de sal e adotando a prática de exercícios físicos. Os outros fatores também podem ser alterados, com uma dieta balanceada, rica em peixes e frutas, que segundos os estudos científicos realizados, esses alimentos foram associados a um risco de AVC bem menor que outros.

Limitações da Pesquisa

Os próprios cientistas, no entanto, ressaltaram que essas pesquisas apresentaram algumas limitações, como por exemplo, o tamanho da amostra que foi insuficiente para consolidar as informações confiáveis sobre os fatores de risco em diferentes locais e diversas etnias. Apesar dessas falhas, eles informaram que esse foi o primeiro estudo sofre fatores desencadeantes para AVC, que incluiram pessoas de baixa e média renda financeira, em países em desenvolvimento, que incluiram o exame de tomografia computadorizada de todos que sobreviveram à doença.


Segunda Parte da Pesquisa

Nessa segunda fase do estudo, vários países participaram, entre alguns: Brasil, Colômbia, Dinamarca, África do Sul, Peru, Polônia, Nigéria,Alemanha, Equador, Autrastrália. Durante essa etapa da pesquisa foi confirmado que a hipertensão seria o principal motivo de AVC em países em desenvolvimento, assim como nas nações mais desenvolvidas, segundo cientistas canadenses. As pesquisas deixaram evidente que há uma necessidade dos Governos Federais de desenvolverem estratégias e programas de saúde que reduzam a pressão alta e os outros fatores. Atualmente os pesquisadores, estão estudando a importância dos fatores que podem desencadear o AVC isquêmico em várias regiões e etnias. Outro ponto também a ser ressaltado é uma posível associação entre a genética do indivíduo e o risco de acometimento da enfermidade.

Para os cientistas, no entanto, não há dúvida: Os riscos são semelhantes tanto em nações em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos, reforçando a importância que deve ser dada ao tipo de vida que o indivíduo leva, devendo ser equilibrado para evitar a doença.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *