Maternidade Após Quarenta Anos

Experiência de Vida

Atualmente, as mulheres estão postergando cada vez mais o ato de ser mãe,devido ao ritmo acelerado que a vida moderna demanda, fazendo com que, só pensem em engravidar depois dos quarenta anos.

Muitas delas admitem, que tem menos energia para lidar com crianças, mas em compensação, tem muita mais experiência de vida para contornar os problemas.

Números de Casos Triplicados

Se hoje em dia, a gravidez em mulheres com mais de quarenta anos é bastante comum,o mesmo não acontecia nos anos setenta, quando engravidar após os trinta e cinco anos de idade, era bem menos frequente, com um percentual de somente cinco por cento em média.

Idade

No momento atual, esse índice triplicou, devido aos avanços na área médica, que proporcionam uma gestação tranquila e sem problemas, mesmo as que possuem complicações devido a infertilidade.

Medo Comum nas Mulheres

As mulheres que conseguem engravidar na maturidade, enfrentam vários receios, que o advento da gravidez provoca.Um dos medos mais frequentes das mulheres, é correr o risco de sofrer um aborto espontâneo, nos primeiros meses de gestação. Outra ansiedade gerada pela gravidez tardia, é uma maior probabilidade da criança nascer com alterações genéticas, como a Síndrome de Down,por exemplo.

Outra preocupação, é o cansaço dos últimos meses de gestação,nas mães que trabalham fora, e que provavelmente, terão de reduzir a carga horária de trabalho, por ser uma gestação que requer maiores cuidados.

Diferencial da Maternidade Após os Quarenta

Quando a mulher opta por se tornar mãe na maturidade, ela está em uma fase, onde geralmente já conseguiu um estabilidade financeira, não apresentando mais a ansiedade comum, nas pessoas em início de carreira, pois sabe que depois que a criança cresce,ela poderá retornar às suas atividades profissionais gradativamente.

Maturidade

E mesmo quando surgem boas oportunidades no período da gravidez, podem recusá-las, pois sabem que fizeram a escolha que consideravam mais adequada, a seu momento de vida atual.

Normalmente nessa fase,as mulheres costumam avaliar os seus valores, e compensam o limite físico para lidar com a energia da criança, com a experiência de vida que possuem, com o tempo auxiliando-as a sentirem-se mais calmas e equilibradas.

Maior Problema da Gravidez Tardia

Para a grande maioria das mulheres, o maior problema em ser mãe após os quarenta anos, é a questão do limite físico. Além de algumas já estarem na menopausa, com os hormônios desregulados, não tem mais tanta energia quanto antes, para correr e brincar com seus filhos, sentindo-se mais cansadas fisicamente.

Limites

No entanto, algumas delas relatam que apresentaram uma sensação de rejuvenescimento interior, pelo fato de não terem o controle de nenhuma situação, aprendendo a lidar com situações inesperadas.

Benefícios Trazidos pela Gestação na Maturidade

Se algumas mulheres apontam o limite físico, como um aspecto negativo, outras revelam que um dos pontos positivos, é justamente estarem preparadas, para esse momento especial na maturidade, pois nesse período, a ansiedade e os medos em relação ao mundo, costumam ser menores, já que nesse período de vida, avaliam com mais lucidez, a importâcia desse momento, e atuam de acordo com que a situação demanda.

Elas ressaltam que ser mães aos quarenta anos, lhes dá muito prazer e bem-estar, apesar de admitirem que não é um processo fácil de ser vivido.

Expectativas em Todas as Idades

A expectativa da maternidade é um sentimento que atinge as mulheres, em qualquer faixa etária. Normalmente,quando ficam grávidas, esperam oferecer aos seus filhos recursos emocionais, para conseguirem enfrentar a vida com todas as situações imprevisíveis, que ela possa apresentar.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *