O Que é Terçol?

Normalmente os conhecidos terçol, são as chamadas infecções de glândulas que secretam sebo para se misturar as lágrimas, provocadas por um estafilococo ou mesmo um estreptococo.

Este tipo de problema poderá acontecer tanto em pálpebras superiores como nas inferiores. Apesar disto nem sempre os microorganismos são culpados, o terçol poderá acontecer por uma simples obstrução destas glândulas gerando um inchaço incômodo inclusive.

Fatores Que Desencadeiam O Problema

Caso uma bactéria invada a glândula ou alguma delas que são as chamadas melbomianas, as defesas tendem a liquidá-las, enviando assim células. Desta batalha sobra somente o pus, que enche todo este espaço.

Outra situação que acontece bastante comum é que o excesso de sebo poderá entupir a glândula, desta forma não existe uma infecção mas sim uma inflamação que também poderá dar origem a pequenos cistos que se denominam calázios.

Seja qual for este o tipo, em um dois, ou mesmo três dias o terçol acaba se drenando sozinho, mas uma boa dica de utilização são as compressas de água morna que poderão acelerar este processo. O calor deverá enviar mais sangue para a região esta que absorve o nódulo naturalmente.

Tipos Diferenciados de Terçol

Praticamente todas as lesões da pálpebra são chamadas de terçóis, embora existam duas patologias diferenciadas que são responsáveis pelo aparecimento, uma como infecção que é o chamado terçol e outra sem infecção que é o chamado calázio.

A distinção clínica, deste tipo de problema, vindas tanto do terçol como do herdéoleo é provocada pelas inflamações de glândulas que são chamadas de Zeis e Mol. Esta lesão costuma se instalar mais na sua borda da pálpebra vindo assim acompanhada de sinais típicos de infecção, que é provocada por bactérias, como por exemplo a dor, o rubor e o calor. De forma geral, a ferida normalmente drena e desaparece de forma espontânea, são bastante raros os casos onde é necessário se realizar uma cirurgia.

Já para o chamado calázio ou mesmo chalázeo, este é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio. Este processo inflamatório não é normalmente produzido por bactérias, mesmo depois de controlado, uma lesão poderá ainda permanecer em sua pálpebra em forma de granuloma, o que irá aumentar de tamanho quando esta secreção que é produzida por sua glândula não conseguir ser eliminada. Os aparecimentos frequentes de calázios poderá ser algum indicativo de algum defeito de refração do seu olho.

E evolução de quadro do terçol e do calázio é bastante semelhante. Entre dois ou três dias depois de instalado o quadro geral de terçol poderá regredir de forma considerável. Apesar disto quando aparecer um granuloma no local é possível acontecerem situações reincisivas.

Os tratamentos contra o terçol são realizados com a aplicação local de calor úmido. Nos casos de infecção por bactérias, o oftalmologista que lhe fizer o tratamento deverá lhe receitar colírios ou mesmo pomadas com antibióticos. Os pacientes idosos ou mesmo muito debilitados poderão ainda requerer uma cobertura sistêmica de antibióticos por via oral, pois a irrigação da pálpebra é bastante rica e a infecção poderá se disseminar. Em condições normais porém bastam apenas se utilizar de antibióticos e compressas de água quente.

Em tratamentos para calázios por exemplo, é interessante se utilizar compressas de calor úmido. Além de medicamentos com corticoides e antibióticos que em alguns casos poderão ser contra indicados. Caso este quadro comece a se repetir com uma certa frequência é necessário então que aconteça uma avaliação refracional dos olhos para se analisar mais profundamente o tipo de problema.

Recomendações Para O Problema

É interessante sempre se contar com as mãos limpas, o que é o melhor remédio para se evitar a transmissão de vírus e também bactérias, procure lavar as mãos diversas vezes ao dia evitar passar as mãos nos olhos principalmente quando se estiver com lesões oculares para não agravar o problema.

Em seguida procure aplicar as compressas com calor úmido, que ajudam a combater tanto o terçol como também os chamados calázios, que são lesões que aparecem nas pálpebras incomodando bastante.

Em seguida saiba que a avaliação refracional é um exame bastante importante para ser realizado, onde poderá se verificar a ocorrência dos problemas da visão, como o astigmatismo, a miopia e ainda para explicar as recidivas de quadros de calázio.

Procure ainda não se esquecer que os excessos de oleosidade poderão formar uma espécie de rolha, bloqueando a saída da secreção nas lesões na pálpebra. Procure ter cuidado com a higiene da pele, com xampus que contem com PH neutro e que deverão funcionar como detergente, ajudam bastante a desobstruir os canículos das glândulas e ainda de Meibônio para evitar a formação de calázios.

Procure também um oftalmologista para diagnóstico e a indicação de tratamentos adequados sempre que vierem a surgir lesões nas pálpebras ou mesmo quando as recidivas acontecerem de forma frequente.

Um Problema A Nível Mundial

Este tipo de problema acontece em níveis mundiais, e existem várias crendices inclusive em torno do terçol, que se trata de uma inflamação que poderá atingir a pálpebra ou também o folículo piloso do cílio. A doença não costuma ser contagiosa e não oferece riscos também para a visão.

De acordo com os médicos ele poderá surgir de uma inflamação das glândulas que ficam na margem das pálpebras ou mesmo no próprio folículo piloso.

É semelhante a uma espinha, sendo drenado de forma espontânea com compressas mornas. A compressa ajuda a dilatar todas as glândulas e ainda expelir o pus, recomendando também a alternância de compressas mornas e ainda geladas para diminuir o inchaço bem como vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido.

Quando ele não é drenado dentro de uma ou duas semanas, é preciso que seja realizada uma intervenção cirúrgica, e neste caso o terçol endurece se transformando no chamado calázio. Isto acontece e é preciso se fazer uma pequena cirurgia par remover todo o conteúdo.

Conforme os coordenadores de curso de especialização em oftalmologia do Instituto CEMA de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, se por acaso um terçol não é tratado de forma adequada poderá causar uma chamada celulite, que nada mais é do que uma infecção no tecido da pálpebra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *