O que Você Precisa Saber Sobre a Dengue

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os casos, de forma predominante, acontecem em localidades com climas tropicais e subtropicais. O surto de epidemia acontece durante o verão ou logo após os períodos chuvosos.

Existem cinco tipologias de dengue, tipo 1, 2 , 3 , 4 e a dengue hemorrágica. Os sintomas nas dengues 1, 2 , 3 e 4 são os mesmos, e uma vez infectado por uma delas, a contaminação não acontecerá uma segunda vez, isto é, uma pessoa poderá ser vítima da doença somente 4 vezes.

A dengue hemorrágica é uma tipologia mais grave da doença. Começa com os mesmos sintomas das demais, porém, a partir do quinto dia, o infectado sofre sangramento e choque. A perda de sangue pode atingir diversos órgãos e neste caso, a dengue pode levar à morte.

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Sintomas da Dengue

Uma pessoa infectada pela dengue apresenta os seguintes sintomas: dor de cabeça, febre alta, dores nas costas e atrás dos olhos. Algumas pessoas ainda apresentam manchas vermelhas no corpo.

O período de febre alta dura cerca cinco dias e progressivamente o paciente vai sentindo melhoras, normalmente, os sintomas desaparecem no décimo dia. Em alguns pacientes, casos considerados raros, os doentes sofrem pequenas hemorragias na boca, no nariz ou na urina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Senti mal estar ontem e um pouco de febre,fui no medico e fiz exame de sangue e urina pra saber se e dengue,mas a febre passou apenas com um banho e hoje ja nao tenho mais,so estou meio cansada e com um pouco de dor de cabeca… voi pegar o resultado amanha espero que de negativo pra essa doenca terrivel… Se DEUS quizer vai dar negativo…

    erika 27 de Fevereiro de 2012 18:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *