Ossos de Aço

Tecnologia Que Pode Substituir os Ossos Comuns de Cálcio Pode Estar a Caminho

Quem já não assitiu X-Man e ficou pensando como seriam bom possuir ossos do metal adamantium, que foi implantado no organismo do personagem anti-herói Wolverine? Talvez este sonho esteja próximo da realidade! O material pode não ser o metal fictício que torna o herói mais forte nas telinhas e no gibi, mas também pode fortalecer os ossos de pessoas que precisem de um reforço. Na realidade, a nova tecnologia consiste de uma espécie de espuma metálica constituída por uma liga metálica feita de aço e alumínio. É usada uma técnica de aglomeração que utiliza pó metálico, e que pode ajudar a solucionar um dos piores problemas enfrentados após a realização de um implante ósseo: o stress shielding.

Ossos de Aço

Vantagens

A maior vantagem do osso metálico construído é que ele possui um maleabilidade e elasticidade similar à dos ossos comuns de seres humanos. Isso pode ajudar equipes médicas a realizar transplantes que possuam menor indíce de rejeição pós implante, além de poder colaborar com implantes biomédicos mais resistentes. O “osso de metal” é mais leve do que o alumínio e pode ser fabricado a partir de quantidades diferentes de aço e alumínio, de acordo com a necessidade. Pela leveza e elasticidade semelhantes ao osso natural, o osso metálico possui uma grande capacidade de absorção de impacos e choques. Como a estrutura inventada é porosa (fator que o torna bem mais leve que outras estruturas já testadas), bem semelhante a ossos naturais mesmo, é propício para implantes pois facilita o crescimento de estruturas ósseas ao redor dele, tornando a estrutura mais resistente e facilitando a recuperação do paciente.

Stress Shielding

O Stress Shielding é um problema causado por falhas na distribuição de carga entre o implante e o osso que o circunda. Este problema faz com que os implantes (geralmente mais pesados ou resistentes do que o osso natural) assuma a maior parte da carga, fazendo com que os ossos ao redor sejam inutilizados e, consequentemente, a estrutura óssea ao redor comece a morrer. Além do próprio problema da morte da estrutura óssea, ainda há o problema do afrouxamento do implante pois, como a estrutura óssea morta deixa o implante mais frouxo, a estrutura implantada pode ficar inutilizada também. A consequencia disso é que o paciente precisa fazer uma outra cirurgia para trocar o implante.

Titânio

Aço x Titânio

O material utilizado para confeccionar materiais de implante é o titânio, que possui bastante resistência à corrosão, além de possuir boa biocompatibilidade. No entanto, sua densidade é muito mais alta que a densidade óssea humana. Se o material feito de liga metálica passar nos testes de biocompatibilidade e resistência, pode substituir com êxito o titânio, pois sua densidade é muito semelhante a densidade óssea normal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *